Boa moite colegas hoje vou contar a história do Jose Carlos um simpático cliente que nasceu nesta cidade e mora a mais de 15 anos na Baia, José veio visitar seu pai e teve a infelicidade de abastecer combustível ruim em um auto center daqui que só trabalha com foi indicado a procurar nossa oficina, durante o reparo no sistema de injeção José comentou sobre um defeito no cambio dualogiqui de sua estrada 1.8 etorq 2013, o famoso tranco na arrancada e troca de marcha, mesmo não sendo o foco da manutenção e Eu nunca ter presenciado pessoalmente este defeito fiquei curioso para investigar ainda mais com o cliente tendo passado em 9 oficinas com o defeito e na ultima lhe passarão um orçamento de 5000 para troca do sistema por completo, e o robô já havia sido desmontado e a embreagem feita assim como os devidos ajustes.
Com o escâner ligado finalizando o reparo da injeção aproveitei para analisar o sistema do cambio, havia uma falha de comunicação (como não sei o que fiz com as anotações vou relatar o lembrado) algo com transmissão do torque incorreto, apaguei mandei comando para fazer ajuste da embreagem e nada mudou, como meu material é pessoal e fica em casa quase desisti , mas como a falha estava relacionado a comunicação decidi escanear a rede cam, e a mesma apresentou falha apenas no bc, escaneei o bc e duas falhas reservadas, como estranhei o fato de ao largar o freio em um tereno ingrime o carro recuar suspeitei do sensor de freio, pelo sistema de injeção o mesmo mudava de estado com o pedal já em repouso e com uma certa demora retirei o mesmo e regulei, a falha do bc parou de aparecer, refiz o ajuste da embreagem e para minha felicidade e do cliente o defeito foi sanado.
como para cada defeito novo crio uma metodologia de teste para este cambio ficou +ou- assim
1. pré analise do sistema e da falha, incluindo questionamento ao cliente.
2. avaliação das condição de embreagem, e sistemas eletrônicos quanto a presença de falhas (todos)
3. analise de sensores e periféricos : interruptor de porta, de freio, e demais.
4. com todos os itens acima em ordem efetuar ajuste via escâner
5. com o sistema eletrônico em ordem e devidamente calibrado não resolva : avaliar parte mecânica
esta metodologia ainda esta no inicio e na medida em que os defeitos surgem me dou o direito de fazer algumas alterações .
apenas acho que esta metodologia serve de base para quem ainda esta perdido com o sistema e por este fato de grande importância ser compartilhada.
até mais amigos e forte abraço.
Respostas:
eu ja peguei assim uma gram siena e era a caixa satelite dentro da caixa solução foi abrir a caixa e efetuar os devidos reparos