Amigos, trabalhando com gente que eu conheço em minha garagem (lugar que cabe dois carros) em minha casa em dois meses levei R$1.000,00 de calote em mão de obra, fora as peças, me ferrei to quase sem dinheiro para me manter, ainda mais que por aqui deu uma parada geral para todo o comercio, graças a deus não devo em auto peças, alguem pode me dizer como evitar isso? isso que não pego cheques de estranhos, duro que promissória tem que protestar, muitas vezes para se protestar fica mais caro que o valor da promissória, tem cara que não paga um jogo de vela, OS SENHORES PODEM TROCAR EXPERIENCIAS PARA EVITAR ESTE TIPO DE SITUAÇÃO PARA AQUELES PEQUENOS QUE PARTICIPAM DO FORUM COMO EU???
Respostas:
Li uma frase em um estabelecimento que dizia causa do insucesso na vida é querer agradar a todos.
As vezes fico ponderando sobre essa frase.
Procure trabalhar com o dinheiro do fregues,pelo menos as peças,mande ele comprar ou deixar o dinheiro das mesmas em suas mãos.Calote, ainda não nasceu alguem que não tenha ganho um,rsrsrsrs.
No passado ja perdi um pouco de dinheiro, recetemente tambem alguma coisa. mais resolvi agora so trabalhar com cartao e dinheiro. serviço so a vista, o movimento por aqui tambem nao estar dos melhores. Mais ta dando para ir. É melhor ficar sem executar do que exuctar e nao receber. Anote ai, promissoria, duplicata, boleto, na minha oficina so amanha. É melhor vc passar por ruim do que ser bom e nao receber. Mais torço muito por vc amigo. tenha fe e vou orar por vc.
Infelizmente este sua indignação não pertence somente ao nosso setor, e muitas vezes levamos calotes de pessoas conhecidas e de confiança.
Fico as vezes aqui pensando se posso ir ao um super mercado ou qualquer outro comercio e pagar no próximo dia. Então porque nossos cliente possuem esta mania?
O certo é na hora da primeira abordagem no cliente, informar a forma de pagamento, ou seja, somente em dinheiro ou cartão.
Tudo isso é uma grande escola !!!!!
Voce vai aprender da mesma forma como todos nós aprendemos !!!
E o melhor é quando se consegue ultrapassar todas essas dificuldades . Mas nunca desista .
Abraço
Pois é Rgalvão, quem não passou por isso, infelizmente eu tb ja perdi muito dinheiro pois liberei o veículo confiando, e o que eu acho mais ruim é a traição q o cliente faz, o negócio é ser durão, é melhor ter menos serviço do que tomar prejuízo. E eu sempre digo, se o cliente não tem grana pra bancar o concerto que ande de chinélo, só que tem os espertinhos por ai, e digo também que oficina não é loja de eletro-eletrônicos que vc compra um artigo qualquer de 100 pila por exemplo e paga em 10 vezes.
Costumo aos sábados fazer pequenos reparos nos carros de amigos e ajo da seguinte forma! Analizo o que precisa ser feito, as peças que irão precisar e explico logo: "O valor do serviço é adiantado e as peças no caso de não terem dinheiro na hora, vou com eles até as autopeças e eles compram no cartão,cheque,boleto (em nome deles,claro) etc...!" Também já levei muitos calotes nessa de "semana que vem", quando dizem que não tem dinheiro agora, digo então que deixemos o serviço pra depois. Dói em alguns pois questionam sobre a amizade, mas digo: "Amizade, amizade, negócios à parte"!Tenho certeza que se o serviço der algum problema, com certeza eles esquecerão da amizade.É como diz o amigo Jfleck: "Tudo isso é uma grande escola". Vivendo e aprendendo. :)
AMIGO SE VC TEM ALGUM INIMIGO PODE TER CERTEZA QUE ELE NAO VAI FREQUENTAR SEU COMERCIO QUEM VAI ATE LA SAO SEUS AMIGOS E PESSOAS INDICADAS POR ELES,ENTAO SE FOR INFLEXIVEL COM TODOS,O PROPRIO CLIENTE JA VAI SABER QUE VC NAO QUEBRA GALHO E QUE E SERIO COM SEU COMERCIO POR MENOR QUE FOR,NAO SEJA CARRASCO + TAMBEM NAO SEJA MUITO BONZINHO...ABÇS
Pois já no "meu ponto de vista" é a "mão de obra" que garante nosso sustento! Você recebe o valor da peça á vista, paga seu fornecedor, seu "lucro" é minoria! Já na mão de obra é "100%" sua e é ela que pagamos água,luz,telefone, alimentação etc...! Como eu disse, no caso de peças vou com meu amigo (cliente) até a autopeças e ele compra no seu cartão,crédito,cheque etc.....!! Nesse caso digo no de ser autônomo