Estou com uma C4 Picasso 2009 aqui na oficina.Preciso trocar as pastilhas dianteira e traseira.A dianteira tudo Ok,porém a traseira o freio de estacionamento não é de mão,é de "dedo"(elétrico) e todas as vezes que o carro é desligado,O sistema aciona sozinho,impossibilitando esse pobre mecânico aqui de trocar essas benditas pastilhas.Alguém poderia me ajudar,informando como faço para desabilitar esse sistema automático?Desde já agradeço.
Respostas:
somente via scanner você consegue execultar este serviço,
Electronic parking brake
por enquanto só o lexia tem essa função(ou revenda autorizada)
nos passat b6 estão cobrando 150 mão obra para troca das pastilhas traseiras
Eu estudaria o caso, como é a alimentação? e o sistema?, talvez desligando o sistema das rodas de pra fazer uma alimentação externa e recuar os êmbolos e após retornalos, mas tem que ser criterioso, como falei estuda o sistema antes.
Não precisa entrar com escaner, basta calçar o veículo e deixar a ignição ligada, depois que fizer a substituição basta bombar o freio com o motor ligado que o sistema se auto-ajusta.
Não precisa entrar com escaner, basta calçar o veículo e deixar a ignição ligada, depois que fizer a substituição basta bombar o freio com o motor ligado que o sistema se auto-ajusta. So tome cuidado nesta dica, e que depois de um certo tempo com a chave ligada e veiculo parado o sistema pode acionar novamente. e se tiver desmontado cuidado.
Não tive a oportunidade de fazer este serviço, mas acredito que seja similar ao do passat e linha bmw, somente com scanner, recua os êmbolos, troca as patilhas e avança os êmbolos de novo.
Postei aqui a alguns dias atrás,como se troca as pastilhas traseiras da C4 Picasso com freio de estacionamento automático e elétrico.O sistema possui a seguinte particularidade que vc não acione a tecla de freio de estacionamento,ao deligar a chave o sistema aciona sozinho,pois o mesmo entende que o motorista vai descer do carro e portanto precisa do freio de estacionamento (ou de mão como a maioria conhece)acionado.Como consequencia as pastilhas traseiras e os discos de freio ficam presos,impossibilitando a troca dos mesmos.E no manual da Citroen,dizem que há jeito de desabilitar o sistema pelo computador de bordo,porém neste carro que eu fiz a manutenção ele não dispunha desse recurso.Aí entra o investimento que vamos ter que repassar para os clientes reparo realmente só se faz via scanner,com o programa Lexis que a Citroen usa,desabilitando o sistema automático e deixando-o manual.Como tive que esperar as pastilhas virem de fora,deliguei a bateria para que o sistema não acionasse sozinho.Concluído o trampo,liguei a bateria de novo,liguei a chave ,esperei 1 min,desliguei novamente e o sistema voltou ao normal.Novidade pra mim ainda e creio que também seja para muitos mecânicos que ainda não viram esse sistema e desconhecem esse funcionamento,por isso achei importante repassar essa informação,pois quem ainda não pegou,um dia vai pegar.Um abraço a todos e boa semana!
Junior Revisauto escreveu:
Postei aqui a alguns dias atrás,como se troca as pastilhas traseiras da C4 Picasso com freio de estacionamento automático e elétrico.O sistema possui a seguinte particularidade que vc não acione a tecla de freio de estacionamento,ao deligar a chave o sistema aciona sozinho,pois o mesmo entende que o motorista vai descer do carro e portanto precisa do freio de estacionamento (ou de mão como a maioria conhece)acionado.Como consequencia as pastilhas traseiras e os discos de freio ficam presos,impossibilitando a troca dos mesmos.E no manual da Citroen,dizem que há jeito de desabilitar o sistema pelo computador de bordo,porém neste carro que eu fiz a manutenção ele não dispunha desse recurso.Aí entra o investimento que vamos ter que repassar para os clientes reparo realmente só se faz via scanner,com o programa Lexis que a Citroen usa,desabilitando o sistema automático e deixando-o manual.Como tive que esperar as pastilhas virem de fora,deliguei a bateria para que o sistema não acionasse sozinho.Concluído o trampo,liguei a bateria de novo,liguei a chave ,esperei 1 min,desliguei novamente e o sistema voltou ao normal.Novidade pra mim ainda e creio que também seja para muitos mecânicos que ainda não viram esse sistema e desconhecem esse funcionamento,por isso achei importante repassar essa informação,pois quem ainda não pegou,um dia vai pegar.Um abraço a todos e boa semana :) ;)
Nunca mexi nesse sistema,mas desligar a bateria nao seria arriscado?O sistema stop nao teria um fuzivel de proteçao?
Tem uma procedimento que podemos seguir: com o carro parado no local de fazermos o reparo, ligar a chave, pisar no freio, apertar o botão de estacionamento (P), escutar o barulho de desativação e ver no painel que esta desativado, pronto, agora é só voltar um pouco a chave, porem cuidado para não trancar o carro.