Bom dia pessoal.
Estou com um C4 Lounge 2.0 2014 manual na oficina, veículo deu entrada com luz de ABS acesa.
Problema do carro é o seguinte: De início, toda vez que passava scanner em todos os módulos do veículo, sempre aparecia falha de comunicação com o ABS e falta de informação do sensor de velocidade, isso aparecia no módulo do motor, da direção e no módulo do painel. No ABS tínhamos os seguintes códigos de falha: U1003 - Falha geral da CAN; U1318 - Ausência de comunicação com interface de sistemas integrados; U1000 - Falha rede CAN; U1308 - Falha de comunicação com o módulo do motor; U2000 - Anomalia de recepção de status de funcionamento; U1108 - Falha de comunicação com o módulo do motor..
Carro chegou na oficina, eu verifiquei todos os aterramentos que vão do lado do câmbio, embaixo do suporte de bateria e embaixo do farol dianteiro esquerdo. São 5 aterramentos ali, todos eu lixei, limpei as roscas e parafusos. Retirei o conector do módulo do ABS pra ver se tinha alguma coisa errada, mas o conector está perfeito, sem oxidação, terminais justos, tudo certo. Verifiquei os fusíveis do veículo, todos ok, e eu tenho continuidade nos fios da rede can do conector do módulo do ABS até o conector OBD2.
Por último agora eu não estou nem conseguindo mais conectar no módulo do ABS com nenhum scanner.
O carro quando veio para mim em alguns momentos deixava de marcar velocidade no painel e também sumia informação de hodômetro. Quando isso acontecia, acendia a luz do ABS no painel e aparecia mensagem de defeito no sistema de freio.
Agora está direto com isso, não aparece informação de velocidade e hodômetro, luz de ABS acesa direto e a mensagem de erro no sistema de freio direto também.
Estou chegando a conclusão que é defeito no próprio módulo do ABS, mas não vi nada de errado externamente na peça.
Gostaria de ter acesso ao esquema elétrico do ABS desse veículo, se possível, para conferir parte de chicote antes de acusar o módulo, já que infelizmente não vai ser possível colocar outro módulo no lugar para fazer um teste.
Att.
Enrico.
Respostas:
Continuidade nos terminais da rede can entre o conector OBD2 e o conector do ABS existe.
Tente apagar a memoria de todos módulos. Veja quais irão ficar. Passe scanner em todos módulo !
Eu creio que vai ter q medir a rede entre motor e abs e ver como está ..
Conseguiu um esquema elétrico pra esse veículo, testei tudo que era importante com relação a alimentação, aterramento, comunicação rede can com ECM, BSI e conector OBD2, parte de chicote está ok, seguindo o esquema elétrico não encontrei falta de continuidade entre terminais, tem alimentação positiva, 12V entre positivo e aterramento e ele continua da mesma forma.
Estou providenciando um outro módulo pra fazer a substituição.
Pessoal, estou tendo dificuldade em encontrar o módulo do ABS com a mesma numeração. Me disseram que tem que ser a mesma numeração, senão não funciona. Procede essa informação? Existe algum procedimento específico para substituição do ABS desse veículo?
Acabei encontrando um módulo de mesma numeração, mas continua a dúvida se tem que fazer algum tipo de procedimento pra troca do módulo do ABS ou é só trocar um pelo outro.
Ok, assim que eu tiver feito a substituição do ABS volto aqui para relatar.
Passando para contar o desfecho desse C4 Lounge.
Módulo do ABS trocado e problema resolvido. Peguei um de mesma numeração e foi plug and play, não precisou de nenhuma configuração adicional.
Obrigado a todos!
Que bom que vc resolveu seu B.O valeu por compartilhar a solução com a gente abraços e fica com Deus
Perfeito.
Muito bom o seu diagnóstico.
Munido de um bom diagrama elétrico, fez os testes adequados chegando a conclusão que o defeito era mesmo a unidade de ABS.
Com essa lógica de diagnóstico, se resolve qualquer problema.