Fala, galera. Boa noite. Sou novo no fórum. É um prazer me comunicar com vocês.
Estou com um problema na oficina onde eu trabalho. Está bastante difícil entender a situação. Se alguém puder ajudar, serei muito grato.
O veículo é um C4 Lounge THP Flex, como descrito no título.
Queixa do proprietário: carro fraco.
O único scanner que se comunica na parte de injeção é o original (Lexia). Usamos ele e obtivemos o seguinte código: P107A - Pedido de sobrealimentação. É o sensor de pressão e temperatura do turbo.
Testes que já foram executados:
Acionamento da westagte.
Acionamento da válvula de alívio do turbo.
Mangueiras de vácuos.
Reservatório de vácuo.
O turbo foi levado para uma análise em uma empresa especializada e não encontraram nada de irregular. E, de fato, não a folga na westgate e no eixo da turbina.
Membrana da tampa de válvulas.
Pressão hidráulica do sistema de alimentação - baixa e alta pressão.
Alimentação e resposta do sensor de pressão e temperatura do turbo.
Deixei esse teste por último pois é o mais intrigante. Fizemos a medição da bomba de vácuo com o FSA 500. Retiramos a mangueira que sai da bomba de vácuo para o servofreio e medimos o vácuo. Veio a surpresa - 120 mbar. É pouco. Concluímos, a princípio, que o problema estava no componente. Detalhe, o carro não está com o freio duro, pois vácuo tem. Fizemos a compra em uma empresa especializada em peças Peugeot-Citroen. É nova. Original. Instalamos. Antes de dar a partida, colocamos novamente a mangueira de vácuo para fazer o teste e veio a outra surpresa - 420 mbar em marcha lenta. O que ainda é pouco. Pois o correto é 800 mbar. Saímos para andar com o carro e ele apresentou o mesmo problema. Em baixa rotação, algo em torno de 60 a 80 km ele desenvolve bem. Basta elevar o giro que o problema aparece. Ele entra em estratégia e limita a rotação. Essa é a queixa do cliente, e comprovamos que é verdade.
Voltamos para a oficina e fizemos novamente o teste de vácuo na bomba de vácuo nova. Outra surpresa, 120 mbar em marcha lentra. Não altera. O valor é fixo. Para tirar a dúvida, fizemos a medição do vácuo do motor em outro carro para conferir se a ferramenta não está com problema. Tudo certo.
Está difícil de acreditar que a bomba de vácuo nova esteja com problema... mas não estou vendo outra possibilidade. A única coisa que não foi conferida é o comando de escapamento - que aciona a bomba de vácuo. Acredito que seja muito improvavél que haja um desgate nele. O carro está com quase 50.000 quilomêtros rodados. Não a borra no motor. É um carro bem cuidado.
Peço desculpa pelo texto longo, mas quis explicar todos os detalhes.
Respostas:
boa noi, tive um problema semelhante e era o diafragma da tampa de valvulas perfurado! vc já conferiu este item ?