Carregando os tópicos... por favor aguarde
Boa tarde Amigos reparadores.
Estou com um C3 picasso 1.6 16v modelo 2013, sistema flex start, com central Bosch ME7.4.9R em mãos, este chegou na oficina com motor falhando e acusando na central falha do segundo cilindro, após medir compressão de cilindro, foi constatado que o 2º cilindro tinha metade da compressão dos demais.
Ao desmontar o cabeçote, não foi encontrado nada de errado, ao retirar os pistões, ficou constatado que o problema estava nos pistões do 2º e 3º cilindro quebrados.
Trocados os pistões, motor montado carro voltou a funcionar normalmente, até semana passada quando voltou a acender a luz da injeção acusando "Sensor de posição do comando - Ajuste lento", em seguida, acusou Corpo de Borboleta motorizado, que foi substituído por outro, ao testar o veículo, apresentou a falha P0012 - Temporização do Comando de válvula.
Alguém já pegou algum carro com problema parecido!
Cabe ressaltar que quando a luz da injeção do carro acende, em nada muda o seu funcionamento.
Respostas:
>Boa tarde , peguei um aqui este comando já e variável e acende a luz por falta de pressão de óleo, verifique a pressão e a válvula de acionamento.
Bom dia Silvio,
Obrigado pela atenção.
Verifiquei a pressão de óleo e a válvula de acionamento como você mencionou, mas está tudo OK, abri a correia dentada também e conferi o ponto, considerando que a polia do comando de admissão é facil deixar fora em virtude do furo muito pequeno que a mesma tem para o sincronismo, mas o sincronismo do carro também está correto.
Bom dia!
Caro colega Ismael!
O problema foi resolvido? Estamos aguardando a solução, pois será um ótimo aprendizado.
Compartilhe conosco.
Abraço.
Administradores do FÓRUM OB.
>Bom dia!
Caro colega Ismael!
O problema foi resolvido? Estamos aguardando a solução, pois será um ótimo aprendizado.
Compartilhe conosco.
Abraço.
Administradores do FÓRUM OB.
Infelizmente ainda não consegui resolver o problema deste carro.
Amanhã irei pegar outro comando para poder comparar os dois, pois em conversa com mecânico da autorizada citroen, ja tiveram casos que veículos em que o guia do comando correu de posição, assim como o guia da polia do comando do motor Zetec rocan.
Alguém tem esquema da posição do comando do C3 picasso, que mostre a posição do comando em relação ao sensor de fase.
>Na montagem deste cabeçote eu acho que tem que ser posicionado pelo comando de válvulas, a alguns meses montei um porem não tenho certeza! mas lembro de algum carro que se virar apenas peça polia não dá certo pois a polia é variável!
Realmente, este carro tem a polia do comando de admissão variável, entretanto a ferramenta para travar o comando fica exatamente na polia.
Pelo que entendi do seu caso, pode ser que essa polia vvt esteja com defeito. Já que a ferramenta de fasagem encaixa nela e nao no comando, pode ser que ela ná esteja voltando totalmente à posição de "descanso" fazendo com que o sincronismo fique levemente fora.
>Pelo que entendi do seu caso, pode ser que essa polia vvt esteja com defeito. Já que a ferramenta de fasagem encaixa nela e nao no comando, pode ser que ela ná esteja voltando totalmente à posição de "descanso" fazendo com que o sincronismo fique levemente fora.
Obrigado pela atenção Diney, conferi a posição do comando com outro veículo, e ambos os comandos estavam na mesma posição, mas realmente, o problema estava na polia...
Bom dia Amigos do fórum,
Conforme havia comentado anteriormente, realizei a troca da polia do comando de admissão, que aparentemente estava trancada, não permitindo deste modo a central do carro adiantar ou atrasar o comando.
Cliente na semana passada rodou 100km com o carro e nenhum sinal da lampada de injeção acender, aguardei até hoje para postar um veredito, e como cliente até o momento não se queixou do carro, acredito que este seja o final desta novela.
Em Resumo.
Defeito: Luz injeção acendendo, sem alterar funcionamento do carro e acusando temporizador do comando de admissão, Falha P0012
Solução: Troca da polia variável do comando de Admissão.
PS. Agradeço a atenção e ajuda de todos que postaram neste tópico.