Boa tarde Amigos reparadores.
Estou com um C3 picasso 1.6 16v modelo 2013, sistema flex start, com central Bosch ME7.4.9R em mãos, este chegou na oficina com motor falhando e acusando na central falha do segundo cilindro, após medir compressão de cilindro, foi constatado que o 2º cilindro tinha metade da compressão dos demais.
Ao desmontar o cabeçote, não foi encontrado nada de errado, ao retirar os pistões, ficou constatado que o problema estava nos pistões do 2º e 3º cilindro quebrados.
Trocados os pistões, motor montado carro voltou a funcionar normalmente, até semana passada quando voltou a acender a luz da injeção acusando "Sensor de posição do comando - Ajuste lento", em seguida, acusou Corpo de Borboleta motorizado, que foi substituído por outro, ao testar o veículo, apresentou a falha P0012 - Temporização do Comando de válvula.
Alguém já pegou algum carro com problema parecido!
Cabe ressaltar que quando a luz da injeção do carro acende, em nada muda o seu funcionamento.
Respostas:
>Boa tarde , peguei um aqui este comando já e variável e acende a luz por falta de pressão de óleo, verifique a pressão e a válvula de acionamento.
Bom dia Silvio,
Obrigado pela atenção.
Verifiquei a pressão de óleo e a válvula de acionamento como você mencionou, mas está tudo OK, abri a correia dentada também e conferi o ponto, considerando que a polia do comando de admissão é facil deixar fora em virtude do furo muito pequeno que a mesma tem para o sincronismo, mas o sincronismo do carro também está correto.
Bom dia!
Caro colega Ismael!
O problema foi resolvido? Estamos aguardando a solução, pois será um ótimo aprendizado.
Compartilhe conosco.
Abraço.
Administradores do FÓRUM OB.
>Bom dia!
Caro colega Ismael!
O problema foi resolvido? Estamos aguardando a solução, pois será um ótimo aprendizado.
Compartilhe conosco.
Abraço.
Administradores do FÓRUM OB.
Infelizmente ainda não consegui resolver o problema deste carro.
Amanhã irei pegar outro comando para poder comparar os dois, pois em conversa com mecânico da autorizada citroen, ja tiveram casos que veículos em que o guia do comando correu de posição, assim como o guia da polia do comando do motor Zetec rocan.
Alguém tem esquema da posição do comando do C3 picasso, que mostre a posição do comando em relação ao sensor de fase.
>Na montagem deste cabeçote eu acho que tem que ser posicionado pelo comando de válvulas, a alguns meses montei um porem não tenho certeza! mas lembro de algum carro que se virar apenas peça polia não dá certo pois a polia é variável!
Realmente, este carro tem a polia do comando de admissão variável, entretanto a ferramenta para travar o comando fica exatamente na polia.
Pelo que entendi do seu caso, pode ser que essa polia vvt esteja com defeito. Já que a ferramenta de fasagem encaixa nela e nao no comando, pode ser que ela ná esteja voltando totalmente à posição de "descanso" fazendo com que o sincronismo fique levemente fora.
>Pelo que entendi do seu caso, pode ser que essa polia vvt esteja com defeito. Já que a ferramenta de fasagem encaixa nela e nao no comando, pode ser que ela ná esteja voltando totalmente à posição de "descanso" fazendo com que o sincronismo fique levemente fora.
Obrigado pela atenção Diney, conferi a posição do comando com outro veículo, e ambos os comandos estavam na mesma posição, mas realmente, o problema estava na polia...
Bom dia Amigos do fórum,
Conforme havia comentado anteriormente, realizei a troca da polia do comando de admissão, que aparentemente estava trancada, não permitindo deste modo a central do carro adiantar ou atrasar o comando.
Cliente na semana passada rodou 100km com o carro e nenhum sinal da lampada de injeção acender, aguardei até hoje para postar um veredito, e como cliente até o momento não se queixou do carro, acredito que este seja o final desta novela.
Em Resumo.
Defeito: Luz injeção acendendo, sem alterar funcionamento do carro e acusando temporizador do comando de admissão, Falha P0012
Solução: Troca da polia variável do comando de Admissão.
PS. Agradeço a atenção e ajuda de todos que postaram neste tópico.