boa noite
colegas estou com problema em um C3 1.6 16v 2008 acendeu a luz do air bag e a do banco do caroneiro, ate ai ok entrei com o Rasther e apaguei dai voltou a acender, mas o problema é que o codigo de falha apresentado é o P074 e não encontro nada de informação o que isso significa. Alguem sabe esse codigo indica o que ? ja fiz medições na bolsa do motorista, bolsa caroneiro, e nos dois cintos e até ai tudo ok.
obrigao
Respostas:
Bom Dia amigo!!!!
Cara muito cuidado com medições de multimetro em AIRBAG!!!!!! Ja vi casos e tbm descritos em ordens de serviço e cursos pra não utilizar o multimetro nessas bolsas, o fato do multimetro ter a sua propria energia PODE fazer elas dispararem a carga explosiva e como consequencia, vc pode machucar-se violentamente!!!!
Use somente o seu rasther para esse teste, conecte a bolsa e desconecte pra ver o q ele diz ok? Não quero te assustar, somente q vc se proteja!!!!
Quanto ao codigo de falhas não sei se esta correto pois tirei da internet ok? Diz assim:
P0074 Problema intermitente – circ. Sensor temp. ambiente
é amigo, berguinha realmente é bem complicado mesmo! é um setor que requer muito cuidado, eu mesmo não mecho muito por ainda se na minha região muito raro defeito em airbag!
Bem lembrado Berguinha, não devemos fazer essas medições por causa da energia "liberada" pelo multímetro, com conhecimento até pode colocar resistência no conector desconectado, no sentido da central, para simular....Vale para air bag e pré tensionador.
>Boa noite faz isso que o amigo sugeriu , pega uma deca com 3 resistencia ohmica e simule o componente sentido central.
Lembrando que sempre que mexer c/ air bag desligar a bateria p/ mexer no chicote e depois liga-la para testar.
Boa dica, e ate no pluge lado da bolsa do air bag já tem um dispositivo anti disparo(dois ferrinhos)
que servem para que nem pela energia estática a bolsa seja disparada.
Esse ferrinho curto-circuita os terminais da bolsa assim que se desliga o pluge.