Boa noite, estou com um Bora 2008 na oficina que foi desligado a bateria por algum tempo para reparo na lataria, agora quando fecho o carro no controle ele trabalha bem, fecha os vidros e trava as portas, mas parou de fazer o som da buzina quando fecha, o cliente ta me enchendo o .... por isso, sei que é um procedimento que faz isso, algo com a chave na porta, alguem sabe como é exatamente?
Respostas:
.........................Telecomandos/ acionadores de alarme......................................
A) Coloque uma chave, já habilitada na ignição de partida, vire na posição pós chave e deixe na ignição.
B)Coloque a chave a ter o ter ele comando habilitado na porta do motorista, gire-a no sentido de fechamento da porta e mantenha-a nesta posição
C) Nesta posição, aperte por varias vezes a tecla do telecomando que tem o desenho do cadeado fechado (travamento), até que ocorra o travamento e em seguida o destravamento das portas.
D) Voltar a chave na posição inicial (de repouso)
E) Testar o telecomando (verificar se aciona o sistema de alarme e som acionamento). caso haja falha, repetir
novamente o procedimento.
Caso o cliente deseje mais uma chave com telecomando, repita todo procedimento descrito num
período máximo de 2 minutos , após esse período, o módulo só permitira novas habilitações após
um período de 3 horas de descanso.
Mas pelo jeito e só fazer a configuração pelo painel.
Tente via I-system painel que você pode configurar o veículo.
Boa sorte.
Att. Diaz
Boa Tarde AMG,
A resposta do Diaz esta corretissima! Portanto realize o procedimento citado antes de tudo.
Supomos que você realizou o procedimento repassado pelo Diaz, e mesmo assim o bip ao acionar e desacionar o alarme ainda encontra-se inoperante. Dessa forma partimos para outro procedimento.
HABILITAÇÃO DO SINAL SONOROO
Com seu scanner, acesse o módulo de conforto. Eu vou me basear no VAG ou VAS 5052.
Digite 46 - Acessar Módulo de Conforto
Digite 10 - Acessar canais de Adaptação
Acesse o canal 05 e habilite o bit para valor 1;
Acesse o canal 06 e habilite o bit para valor 1;
Feche todas as portas, o capô e a tampa traseira, retire a chave da ignição e teste o alarme.
Caso o bip continue inoperante, e o retrabalho na lataria tenha sido realizado com solda, um dos módulos, que citarei abaixo, foi avariado.
TESTE DE POSSÍVEIS MÓDULOS AVARIADOS
Como você deve saber, cada porta do Bora possui um Módulo de processamento de dados, que envia informações ao Módulo Mestre abaixo da coluna de direção. Dessa forma, desconecte nas colunas A e B uma porta de cada vez, e para cada porta desconectada teste o alarme. Se uma porta estiver desconectada e o bip funcionar, o módulo daquela porta está danificado. Caso você realize este procedimento em todas as portas e o bip insiste em não funcionar, vou lhe ensinar um procedimento que talvez poucos conheçam.
Se o Rádio do Bora for original Volkswagen, retire-o e desconecte seus conectores. Vou explicar o por que:
Alguns veículos VW e AUDI, possuem um sistema de proteção contra roubos de Rádios. As travas laterais do rádio, destinadas ao seu travamento ao encaixa-lo no console, caso sejam comprimidas para dentro, a fim de retirá-lo, e com o alarme ativado, faz com que o Radio envie um sinal ao módulo de conforto relatando que o Rádio está sendo retirado indevidamente, e consequentemente o alarme é atuado. Assim sendo, quando o Rádio não encontra-se totalmente encaixado, e não apresenta suas travas laterais completamente abertas, ao acionarmos o alarme pelo controle o módulo de conforto considera que o sistema está vulnerável, e dessa forma não aciona o bip. Portanto existe a possibilidade que o sistema do Rádio tenha sido danificado e o sinal referente ao mau encaixe do Radio enviado ao módulo esteja congelado, ou seja, enviado de forma contínua.
Se nenhuma das alternativas derem certo, pode ir direto ao módulo de conforto.
Se você realizar todos procedimentos citados pelo Diaz e por mim você cercará o problema.
Apenas à titulo de comentário, um processo de soldagem de lataria é extremamente perigoso ao sistema eletrônico do veículo, se os cuidados necessários não forem tomados. Eu já retrabalhei um veículo depois de um seviço de soldagem. Neste caso tudo que possuia semicondutores foi avariado, tanto os módulos como os relés.
Fica a dica.
Abraço
Bom dia, olha muito obrigado pela atenção ai aos amigos, realizei o procedimento dado ai pelo Diaz e deu na veia, valeu mesmo e se um dia eu poder ajudar em algo pode contar comigo.
Att.
FAbio
Fábio,
Fico feliz pela resolução do seu problema. O Diaz realmente é um Reparador preciso em suas dicas, assim como outros do Fórum.
Quanto à poder ajudar-nos, é óbvio que você tem capacidade para isso. Não tenha receio de expor seus pontos de vista, a maioria dos Profissionais deste Fórum não estão aqui para julgar ninguém, muito pelo contrário, estamos aqui para ajudar e também sermos ajudados, afinal ninguém é DEUS à ponto de saber sobre tudo.
Exponha suas experiências, dúvidas e fique a vontade em ajudar-nos.
Um grande abraço
Pois é eu já parto do ponto de que o reparador que acha que sabe de tudo, e pq não sabe nada.
Colega:
Nós ficamos felizes em poder ajudar e sabemos que você poderá ajudar nós amanha , a cada dia recebemos surpresas novas nas oficinas.
Att. Diaz