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Boa noite, realizamos a troca de disco e pastilha de um HB20 equipado com motor TGdi, e por coincidência, após isso ao realizar o teste de rodagem notamos o pedal de freio duro ,e não aliviava quando pisavamos até o fim de curso . Começamos uma varredura em todo o sistema de freio, e ao analizar o bomba de vácuo , abrimos a mesma, notamos que ela estava entupida e com limalhas devido falta de lubrificação , realizamos a abertura por que se falta lubrificação na mesma , vai prejudicar o vácuo para o servo freio e consequentemente duro o pedal de freio fica duro,
A dúvida é , a peça afetada, é somente a bomba ou mais algum componentes? Pergunto ,pois fiz a limpeza da mesma coloquei no veículo fiz o testes e não apresentou mais falhas, vou possar o orçamento da bomba , pois teve um desgaste devido a falta de lubrificação

Respostas:
Se fez a limpeza correta tá tudo ok, resta saber de onde é esta limalha que tinha aí e se era dela mesmo. Caso seja dela, verifique o grau de desgaste. Se não for, teria que saber o que está gerando toda essa sujeira.
Vou verificar isso, obrigado pela atenção !!!
Prezado reparador, nos veículos Fiat que trabalham com bomba de vácuo acontece o mesmo inconveniente e substituímos somente a bomba de vácuo.
Hyundai HB20S 1.6 TGDI – Pedal de freio duro / bomba de vácuo Atenção para os sintomas - Pedal de freio duro, não aliviando no curso total após troca de disco e pastilha - Teste de rodagem indicou falta de vácuo 🔧 Diagnóstico técnico: - Bomba de vácuo entupida com limalhas → falta de lubrificação interna - Consequência: vácuo insuficiente para o servo-freio → pedal duro - Após limpeza e lubrificação da bomba → teste funcional sem falhas 🔍 Avaliação de componentes afetados: - Principalmente bomba de vácuo Checar também: - Mangueiras de vácuo → podem acumular resíduos ou estar com colapsos - Servo-freio → se receber vácuo insuficiente por muito tempo, pode ter anéis ou diafragma danificados - Conexões e válvula de retenção → garantir que o fluxo de vácuo está correto 💡 Dica prática: Se a bomba limpa e lubrificada voltou a funcionar corretamente, normalmente apenas a bomba sofreu desgaste, mas vale inspecionar mangueiras e válvula de retenção antes de fechar orçamento. Considerar substituição preventiva da bomba caso já apresente desgaste significativo para evitar retorno do problema.
deve ser da própria bomba as limalhas