Boa tarde meus amigos,
Hoje, um pouco antes do almoço, recebi em minha oficina uma BMW 535i 1992, motor E34, sistema bosch Motronic M3.1. O carro chegou no guincho (mau sinal), com a luz do check engine acesa e motor só funciona se mantiver o acelerador acionado. Em marcha lenta, se soltar o acelerador o motor apaga.
Meu Rasther II não lê, o KTS 200 está no reparo. Tenho um esquema elétrico da Alfatest, parece que não há ligação entre a ECU e o sensor MAF, com o multímetro aparece ressitência infinita (O.L).
Segundo o dono do carro, fazia cerca de 15 dias que o carro estava parado na garagem, mas estava ligado no carregador de bateria.
Será que vou precisar realmente mexer neste chicote?
Obrigado e um ótimo feriado a todos.
Respostas:
Sonene, obrigado pelo link, irá me ajudar bastante, mas já estou com algumas dúvidas.
O sensor MAF que tenho em mãos tem 6 pinos, mas só 5 fios estão conectados. O pino 1, que segundo o esquema da alfatest, deveria ir para o módulo, não está ligado a nada.
Acho que não terá outro jeito, terei de aguardar até quinta feira pelo meu KTS para fazer a leitura do sistema.
Assim que tiver novidades aviso vocês. Mas claro, se alguém tiver alguma dica, pode me passar que ficarei grato.
Um abraço.
Colega Andrade...só a título de curiosidade :
O seu KTS 200 deu problema no cartão ????
Por 2 vzs o meu ficou travado com um ícone de exclamação na tela ...
Sonene, o link funcionou sim.
Herman, o meu KTS 570 por algum motivo travou no menu inicial e não resetava, aí tive que enviar para a assistência.
Depois de suar a camisa ontem, consegui tirar mais informações do carro. Analisando o chicote elétrico, notei que havia um fio "solto" ligado somente ao módulo. Substitui esse fio, e como não consegui acessar o módulo com o KTS, então pedi a um colega que trouxesse o Lauch X431.
Agora na parte da manhã, acessamos o módulo, tem 5 falhas passadas e mais duas presentes, uma delas é do sensor MAF. Ligando este fio, o carro liga, fica estável alguns segundos e apaga de novo, mesmo apagando o código de falha. Alguns pinos da UCE estão sem alimentação, então agora vou ter que caçar desde a caixa de fusíveis onde tem fio cortado.
O dono deste carro disse que depois que tentou ligar o carro, chamou um auto socorro. Tentaram fazer funcionar, mas não conseguiram.
Qualquer novidade passo para vocês.
Um abraço.
AGORA VOEI, ESSE LINK TENHO UM CD NO MEU PC COM ESTES DADOS, MAIS ELES ESTÃO DISPONIVEIS NA NET?
NÃO ENTENDI SONENE?
COMO É ISSO?
HEHEHE
HIGOR ESSE CD EU TENHO TAMBEM, MAS ESSE MAÇETE EU APRENDI COM O HERMAN NUM TÒPICO PASSADO
VALEU SR HERMAN
Amigos, finalmente consegui resolver o problema nesta BMW.
Parece que já haviam mexido no chicote elétrico, pois alguns fios estavam passando próximo do condensador do ar-condicionado. No tempo que o carro ficou parado, a água escorreu e corroeu alguns fios, entre eles o do MAF.
Tive de reparar ao chicote do módulo, levei 3 dias para fazer o serviço.
Obrigado ao sonene, que me enviou um link com testes, e ao Herman, que relatou sobre o problema de travamento do KTS.
Um abraço a todos e bom final de semana.