há aproximadamente 9meses atrás o veículo chegou na oficina pela primeira vez com vazamento de água e oleo, fizemos uma revisão bem grande, trocamos desde conjunto valvula termostatica, junta cárter, caixa de direção, alguns itens suspensão...
seis meses depois o veículo voltou com o vazamento de água... refiz os testes de pressão de de compressão... não consegui identificar nenhuma anomalia mas... removi o cabecote mesmo assim cabecote estava todo corroído e junta queimada! enviei o cabecote pra retifica que fez os testes necessários, preenchemos a base do cabecote, substituímos todo o conjunto de agua( cavalete, valvula, cano), também removi bomba agua( montei de novo), removi radiador e mandei pro especialista... parafusos novos e... 45 dias depois o gol volta.. expulsou uma abracadeira de água do radiador... queimou junta de novo!!
removi... chamei a retifica que ao ver um empenamento de 3 centésimos no bloco... me assegurou que precisa plainar o bloco...
proprietário do veículo discor e pediu uma segunda opiniao... outra retifica da cidade veio... viu o mesmo empenamento na face do bloco e assegurou que não há necessidade!
confesso que nunca vi bloco de mktor ea 111 empenado! alguém tem alguma luz?
Respostas:
BOA NOITE A TODOS
Ferreira, si empenou no broco o certo é plainar, porque a junta de chapa não acenta, agora si empeno for pouco a junta de fibra pode acentar melhor
sabe uma ferramenta que eu não tenho, são estas que vc pinta o bloco e passa a plaina pra ver a planicidade. Vc disse q deu defeito por abraçadeira. Aí não entendi ...
Exatamente Marcel,
Essas medições nós mesmos devemos fazer. Mas no caso se for realmente 3 centesimos 0,03 , estaria dentro da tolerância. Meça o cabeçote e peça pra realizarem teste de trincas com uso de gesso. Quem é das antigas sabe que esse teste é infalível.
Bom trabalho.
Olá meu nobre amigo quando vc trabalha com a junta de cabeçote de lata qualquer empenamento por mínimo que seja da interferência no sistema,agora a junta de papel e mais tolerável aos empenamento de bloco e cabeçote!!!o ideal é montar a junta de lata,mas a junta de papel roda bem também.. abraços boa sorte e fica com Deus
estou montando novamente, sem interferir no blovo (mesmo contra a indicação da retifica que me atende), vou colocar junta de amianto vou trocar de marca... usei sabÓ e agora vou aplicar spall, parafusos também... eram taranto agora tô colocando spall, conjunto de água também... eram AJE... é agora estou colocando Iguaçu, depois do feriado eu conto como ficou!
Usa junta de fibra, chapa só qdo tá tudo zerado
Fibra funciona muito bem , veja os diesel são fibra e tem o dobro de compressão.
Verificaa altura dos guias da junta,
Eu tenho minhas dúvidas dessa régua com a tinta azul de Prússia funciona, pois tinha que pegar a face toda, não tem como medir um empeno , só retifica pra saber ou uma boa régua e a lâmina por baixo. Outra coisa qdo vem mto corroído eu já condeno pois vai saber as paredes internas fica alguma fisura e começa passa água, não nesse motor já peguei caso que tinha uma trinca minúscula na parede da válvula de scp, o carro não aquecia mais sumia água,
Observa qual cc que tá entrando água e veja se tem sinal que pele junta, olha bem o anel da junta se tem sinal de passagem.
Hj em dia penso duas vzs pra ficar remendando peças, dps a bronca vem pra cima de nós.
Bloco de ferro fundido empena sim!!! É raro, mas acontece, tenho a ferramenta para aferir planicidade e sempre faço aferições já peguei vários, inclusive na minha oficina o mecânico por preguiça não fez o teste em um Fox, bem já sabem né, tipo qdo a mãe fala e o filho teima o pior acontece.
O bloco estava empenado, tiramos o cabeçote e plainamos no lugar msm.
Quanto a junta, se for carro turbinado ou se for retífica completa do motor uso chapa, senão só de fibra mesmo.
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Neste caso aí, Journey V6, teve a junta trocada e plainaram o cabecote em Cotia/SP, chegou em BH fervendo, aferimos cabeçote e bloco.
Já tivemos caso de aferir e estar tudo 100%, carro com baixo km e trocarmos somente a junta. ![img=
Desempeno feito na retífica mas sem desmontar . ![img=
obrigado a todos pelas dicas... entreguei o gol hoje... funcionando perfeitamente!
também estou me mechendo pra adquirir a régua e a pasta para aferição de empeno! confesso que só encontrei no ML por +_ 1300 reais... mas já entendi que se EU tivesse visto qualquer empeno desde o começo e mostrado pro cliene desde o começo eu teria evitado e retrabalho...
Que bom que vc resolveu seu b.o valeu por compartilhar a solução com a gente abraços e fica com Deus