Srs. recebi um veiculo deste hoje na oficina, ventuinha do radiador nao aciona. Algum dos Srs. pode dar alguma dica.
``Quero agradecer a todos que se dispuzeram a ajudar. A ajuda da cx de controle em baixo do paralama ld esq. dnt. foi de fundamental importancia. A mesma estava com os terminais bastantes oxidados.Como tambemos pinos da tomada que encaixa na mesma. Obrigado mais uma vez reparadores.Foi so fazer uma limpesa com limpa contato e a memsa voltou a funcionar.
Aqui tem um equipe que nao pode deixar de existir nunca.Abraços a todos.``
Respostas:
esse sistema possui 2 reles dos eletroventiladores,que estão localizados defronte o radiador,dentro de uma caixa plastica......existe um outro sistema nesses carros,mas verifique a dica.
jeronimo veja se tem fuzivel queimado na caixa do vao do motor.
a ventoinha está boa?
tenta entrar com o scaner p fazer o teste dos componetes,e tenta testar a ventoinha.
;)
Fui informado agora a noite que nestes reles que vc estar falando nao estar cehgando terra. amanha verei e lhe darei um retorno. Desde ja agradeço
No rasther o mesmo so oferece a opçao de inj. e airb bag. nao diz muita coisa, todos os parametros estao normal, com exceçao da temp da agua que chega 98 quando o normal no maximo e 97. E a lampada de stop. fica piscando direto. e a unica anomalia que aparece no painel.
o amigo,o aterrameto vem da central de inj,p isso nao tem - direto nos reles,
ele tem um positivo direto via fuzivel max e um pos-chave linha 15 na bpbina do rele.
a central que envia este sinal - para acionar o rele.faça uma direta entre os pinos 30 e 87 do rele.o aterramento esta ok?
e o resistor? :
blz,te envio meu email.
se precisar envie direto pelo email.
abraço e boa sorte :)
Obrigado. vou adicionar seu e-mail. O meu sao estes dois abaixo.
Existe tres reles na frente, o ultimo de baixo é que aciona a ventuinha a msma estar normal. como faço e se alguem tiver o esquema eletrico deste veiculo agradeço.
Eu tenho do sistema Magnetti-Mareli IAW1 AP,55vias,mas o controle dos eletro nao passa pelo modulo nao,se for esse o sistems ai provavelmente tem um modulo separado igual nos 306...Se tiver 3 sensores de temperatura,entao tem um outro controlador da ventuinha..
Nao sao tres sensores, sao tres reles na frente do radiador. O sistema se nao me falha a memoria e esse 1ap.
Bom dia !
Eu nao me recordo do sistema deste veiculo mas se eu estiver falando bobagem ignore minha dica .
Este carro nao tem uma resistencia ( ou 2 ) na carcaça das ventoinhas ?
Se ela(s) estiver interrompida a ventoinha nao funciona .
Voce tem como testar as ventoinha pelo raster atraves da funçao atuadores .
Abraço
Desculpe por dizer que este veiculo nao tem tres sensores, sim tem, as referencias que encontrei pela iguacu sao 824 e 2037, um e de temperatura de painel, outro da injeçao e o terceiro que nao estou conseguindo localizar. A unidade é IAE 1AP.20, esta ECU, fica dentro de uma cx plastica e nao tem aterramento, o aterramenoto é feito pelo chicote. E existe tres reles dosi dn0102 e um dn0115. qual a função de cada. Se puderem me info0rmar desde ja agradeço, ventuinha normal, mais nao dispara.
Um sensor e do painel,outro injeçao e o terceiro aciona ventiladores,se desliga-lo tem que acionar ventuinhas,procure por um modulo de arrefecimento,nesse modelo nao sei onde fica :
Vou testar para ver qual a ventuinha funciona. Pergunto o problema pode estar e um dos reles, sao dois de 04 pinos e um de cinco. Ou pode estar no sensor. Agora a corrente nao estar chegando no rele par arma-lo. tem corrente no fio mais nao arma o rele.
O que pude observar agora a tarde, é que na frente da ventuinha tem tres reles. Os dois que fica praticamente em pararelo. Quando vc aciona um fechando o contato o outro fecha. Ja o que fica no meio abiaxo dos dois. qaundo vc aciona o contato do mesmo uma das ventuinhas funciona. Existe tres sensores, um deve ser da injeção, outro do painel e um terceiro provalmente e o da ventuinha. Dois deles localizei pela iguaçu, que e o da injeção e do painel. 824(Temp. do liq. arrefe. para inj. eletronica) e 2037 (Sens. temp. para marcador de temp do painel.)O terceiro sensor nao sei para que serve. Ja o rele do centro como estava falando anteriormente, o mesmo tem corrente na fiação, mais nao aciona. so aciona quendo e fechado o platinado. Com isso a ventuinha passa a funcionar.
Sao 2 ventuinhas no modelo,correto?Um rele quando acionado as duas ventuinhas entram em serie(rotaçao baixa)os outros sao responsaveis pela rotaçao alta(um rele pra cada motor)Tem que ter positivo no 30 e 85.No compartimento do motor nao achou a central de controle?
dai colega alguma novidade?
ainda nao encontrei material sobre o sistema de arrefecimento deste carro p lhe passar.
mas veja se tem alguma central em baixo do paralama lado esquerdo igual aos 307 antigos,
nao sei se vc já pegou algum assim?
berlingo eu nao ainda nao tive a ´´privilegio``de fazer a manutençao,mas o 307 c motor 1.8 16v tem um sistema semelhante a esse que vc informou,e sem que tem uma celtral preta embaixo do paralamas LE.esta central recebe sinal de temperatura deste terceiro sensor,e tbm do pressostato do A/C p ligar os eletroventiladores.
se vc encontrala(caso exista no berlingo) conseguira testar os fios mesmo sem esquema eletrico pq vc vera as corres dos fios da bobina do rele com as mesmas cores dos enctrados na central.
abraço boa sorte
Srs. desculpe, pois estou ate agora como presente, mais desde do ultimo poste que coloquei estou ausente, Obrigado pela dica, so que como falei o rele de baixo acionado, aciona so uma ventuinha, debaixo da direçao na caixa de fusivel que existe existe uma cx pequena. mais amanha vou da uma olhada debaixo do paralama. Darei retorno desde ja obrigado e uma boa noite a todos.
Quero agradecer a todos que se dispuzeram a ajudar. A ajuda da cx de controle em baixo do paralama ld esq. dnt. foi de fundamental importancia. A mesma estava com os terminais bastantes oxidados.Como tambemos pinos da tomada que encaixa na mesma. Obrigado mais uma vez reparadores.Foi so fazer uma limpesa com limpa contato e a memsa voltou a funcionar.
Aqui tem um equipe que nao pode deixar de existir nunca.Abraços a todos.
dai je50.que bom que deu certo entao.
era mesmo em baixo do paralama LE?
vou postar 2 perguntas,uma sobre um peugoet 307 e outra sobre uma cherokee 4.0.
se vc tiver algo p me passar agradeço.
abraçao :