Olá colegas reparadores!
Estou enfrentando um problema com um Suzuki Jimny HR 1.3 16V 2010. O veículo chegou na oficina com o seguinte problema, em arrancadas mais vigorosas em primeira marcha, ou, dependendo da situação, em uma retomada mais vigorosa em segunda marcha, a transmissão do carro faz um barulho muito alto, como se estivesse pulando as fresas de algum eixo, ou alguma engrenagem do câmbio, tração ou diferencial estivesse com algum dente quebrado e a transmissão estivesse pulando dentes. O barulho é bem alto, acompanhado de pequenos solavancos. O barulho ocorre tanto em 4x2 como em 4x4, sendo assim, descartei a hipótese de dilatação na corrente da tração, já que quando o carro está em 4x2, no caso do Jimny, o eixo cardã que vai para o eixo dianteiro não gira. Parti para a análise dos componentes, fresas dos eixos e luvas dos cardãs, abri o câmbio, a tração e o diferencial traseiro e não vi absolutamente nada de anormal, que indicasse um desgaste, como alguma fresa que estivesse roçada, algum dente quebrado, limalhas de metal, absolutamente nada. Conversando com o cliente, esse Jimny era de uma usina cana-de-açúcar, o carro havia quebrado o câmbio e fundido o motor, eles deixaram o mesmo parado muito tempo, sendo usado para retirada de peças, mas que depois eles "resolveram" o que havia quebrado no câmbio e então ele foi vendido para o atual proprietário, que trocou o motor e está fazendo tudo para que o carro tenha condições de uso. Ou seja, esse câmbio já foi aberto em algum momento e o veículo praticamente não rodou desde que o novo dono o comprou. Sendo assim, gostaria de uma ajuda dos colegas. O que poderia estar ocorrendo? Seria possível haver uma folga entre o eixo primário e secundário do câmbio, que faria os dois deslizarem um pelo outro, criando o barulho? Existe uma arruela de encosto para o eixo secundário, mas eu não sei se havia só ela, se perderam isso quando abriram o câmbio pela primeira vez.
Qualquer contribuição será muito bem vinda!
Desde já agradeço a todos!