Boa noite, mais uma vez venho pedir a ajuda de voçês!
Estou com um celta que apresenta baixo desempenho, o carro está fraco para andar, não passa de 100km\h, como se estivesse fora de sincronismo, mas já verifiquei o enquadramento do motor, a vazão e estanqueidade dos bicos, pressão da bomba,vela novas inclusive troquei ela pois não estava segurando pressão como carro desligado,vela novas, filtro de combustível, li todos os parametros do sistema de injeção, tudo legal sem código de defeito. O mais interessante e que a gente vai andando com ele, ele começa a ficar fraco, ai vc deixa ele em neutro e acelera com o pedal até no maximo, ele so vai a 3500rpm, isso com a borboleta abrindo proximo de 100%, e se ele ficar acelerado nessa condição por muito tempo o motor super aquece, inclusive quase acontece um acidente feio aqui na oficina, pois enquanto lia os parametros do escanner com o carro acelerado na condição da falha em que nao sai dos 3500rpm, ele superaqueceu de forma tão rápida e tão súbita que estourou o reservatório de agua que fica aclopado no radiador, quase nos queimando, chegou até a quebrar a lampada da oficina, isso com o eletroventilador do radiador ligado. O vacuo do motor ta legal, em torno dos 400mmhg,a sonda trabalha bem, as velas estão branquinhas, pode ser que mistura pobre fez esse carro esquentar desse jeito.
Respostas:
Antonio74:
Já peguei um UNO que fazia isso , e era o escapamento entupido , tire a valvula e faça um teste e , e examine o catalizador .
Esses testes de sondas , muitas vezes não são muito precisos
meu irmao da uma olhadinha nesse catalizador...99.9 qe é ele...
ja peguei uma saveiro assim...
abraço e boa sorte!
caro colega Gustavo, estes veiculos : celta e tbm.. corsa são danados para travar a valvula termostática, já peguei varios com este problema. Vc reparou se as duas mangueiras do radiador, a superior ea inferior aquecem? Pois se as duas mangueiras aquecerem não acredito que seja a valvula. Neste caso como os outros colegas disseram, verifique o catalisor. E tbm... fique atento quanto a compressão na agua, tipo junta de cabeçote queimada, e não esqueça de conferir a distançia do sensor de rotação com a roda fonica. Pois este caso tbm.. faz com que o motor opere com o ponto de ignção atrasado, perdendo rendimento e trabalhe com superaquecimento ok? espero ter ajudado
Hoje conferi todo o sistema de arrefecimento, o veiculo estava sem valvula termostatica, a bomba d'agua esta em perfeitas condições inclusive a mesma foi trocada recentemente. A distancia do sensor a roda fonica esta em 1mm, que e um valor alto, efetuei teste de compessão de cilindros e teste do sistema de arrefecimento, tudo ok, veículo não sofreu danos no motor nem na junta.
GUSTAVO VC JA VERIFICOU SE A ENGRENAGEM NÃO QUEBROU DENTRO (A CHAVETA INTERNA) A PARTE QUE SEGURA NO VIRA -BREQUIM JA PEGUEI 1 DEFEITO ASSIM E O CARRO ESQUENTAVA MESMO E NÃO ANDAVA E O ESCAPE FICAVA VERMELHO!!
ESPERO TER AJUDADO!! BOA SORTE!!
amigo se a engrenagem do virabrequim estiver ok, retire a engrenagem do comando e verifique tambem, pode ser que o pino tenha quebrado. verifique.
A engrenagem do virabrequim e a polia do comando de valvulas estão ok, desmontei o conjunto pessoalmente para conferencia. O celta agora esta dando mais uma dor de cabeça e com o problema de arrefecimento, ele fica borbulhando e agua subindo no reservatorio do radiador, como se tivesse bolhas de ar, mas ja efetuei sangria, conferi com equipamento ele não está jogando compressão do motor no sistema, apresenta estanqueidade, tudo ok. Já troquei radiador, pois ele estourou o mesmo, bomba d"agua, valvula termostatica, e ele aciona a ventoinha com 100c, mas a temperatura continua subindo com ela ligada, e ele apresentando ruidos nas mangueira de agua.
Olá gustavo" De uma conferida quanto ao sentido de rotação da ventoinha, pois já peguei alguns casos em que o elétricista despercebido ligou o motor ao contrário. Verifique tbm... quanto a fixação da élice da ventoinha no eixo do motor, pois pode estar girando em falso. Agora se tudo estiver ok, e depois de tudo que vc relatou que já fez neste carro... Então no seu lugar eu retirava este cabeçote! Pois vc disse que não tem compressão na água, mas os furos de passagem da água na junta pode estar obstruidos e impedindo a livre circulação da água. Principalmente se for um caso de clientes que não utilizão o aditivo na água ok? Boa sorte
Obrigado pessoal pela força que voçês me deram, o problema do veículo foi realmente o que voçês me falaram do catralizador, o mesmo derreteu parte das coméias, ficando os buraquinhos entupidos, obstruindo o fluxo de gases na exaustão. Realmente o teste com vacuometro para catalizador nãp fornece um parâmetro muito exato e confiável, e o mais interessante e que o veículo speraquecia muito devido isso, agora com catalizador zero, sistema de arrfecimento devidamente funcionando, é só alegria.
Fico grato a todos voçês que contribuiram comigo, e fico a disposição de voçês a caso de mim precisarem!