Bom dia, Boa tarde, Boa noite amigo reparador, antes de qualquer levantamento do tópico quero desejar a todos um feliz natal e um próspero ano novo.
Vamos ao que interessa, estou com um Azera 3.0 v6 2014 com os códigos de falha :
P0300 - Falha de ignição detectada em vários cilindros/ cilindros aleatórios
P0301 - Falha de ignição do cilindro 1 detectada - Código pendente
P0303 - Falha de ignição do cilindro 3 detectada - Código pendente
P0305 - Falha de ignição do cilindro 5 detectada - Código pendente
Veiculo andando em condições normais em uma subida ele começa a 'estourar' no coletor de admissão, nesse momento a luz já acende, se acionar completamente o pedal do acelerador para de estourar e o carro responde como se não tivesse falha de ignição.
Agora começa a pior parte, cliente já tinha levado em outra oficina que trocaram os 6 bicos novos e o jogo de velas, mesmo sabendo dessa informação eu resolvi testar novamente afinal só nos reparadores sabemos que muitas peças estão dando defeito mesmo novas.
Fiz os testes nos bicos inverti de ordem de tudo (bico, vela e bobina) para ver se o código iria acompanhar e nada, manteve-se nos mesmo cilindros; verifiquei a vazão e compressão e ambos estão nos limites aceitáveis. Com isso comecei a verificar o esquema elétrico e medir continuidade e descobri que um fio do cilindro 5 que estava esmagado (quase rompido), solicitei ao dono do veículo esse chicote já que ele é um chicote menor que alimenta os bicos e bobinas dos cilindros impares (1, 3 e 5) exatamente os que estão acusando na falha destacada pelo scanner.
Chegou esse chicote semana passada fiz a troca mas quando sai testar o veículo mesma coisa o defeito continua e deu para perceber que é mais com o veículo quente que ele da o defeito.
Gostaria de saber se alguém já pegou algo parecido com esses motores da Hyundai (se não me engano Vera cruz é o mesmo motor ou bem parecido).
Desde já agradeço.
Respostas:
oi amigo vc pode estar com três bombinas defeituosa mas Pouco possível como vc afirmou já trocou de posição e também pode está com problema de driver na central bom vc mandar verificar se tem problema nela
Olá,
Os bicos substituídos são genuínos? Você testou um à um?
Você testou as bobinas?
Com certeza estão ruins...
Bom dia, amigo peguei uma com os mesmos problemas que o amigo relatou, depois de realizar testes nos bicos, bobinas, velas, teste de compressão dos cilindros, teste de bomba, pressão de combustível, etc.
Depois de quase uma semana de muito trabalho, chegamos a desmanchar o chicote e verificar fio por fio, "no meu caso o problema era na central, estava com problema nos drives das bobinas". Após reparo os defeitos desapareceram. Boa sorte amigo, fique com Deus.
Sim são genuínos e testei um a um.
Como eu informei acima eu fiz os testes das bobinas e inclusive inverti o kit se fossem defeito neles defeito iria acompanhar de cilindro.
Boa tarde, espero que você consiga resolver o problema, viu torcer por isso, abraço, fique com Deus.
Códigos da família 0300 e falha de combustão, verifica na máquina de bico como tá o leque, a vazão, equalização, veja a pressão da bomba, mas sai na rua com o manômetro, emendas de segredos e alarmes , sondas , faça is resets de parâmetros.
Sim.
Eu entendi.
Mas esse teste não é conclusivo. O ideal seria analisar com osciloscópio...
Os reparadores que não usarem osciloscópio estão perdidos - tanto osciloscópio ai barato.
boa noite amigo eu peguei um azera que estava dando falha de ignição mais o defeito estava no catalizador esperimenta da uma analisada
boa tarde amigos reparadores, estão todos bem? espero que sim.
Peço desculpa a demora de um atualização do caso, estava com uns problemas pessoais que não vem ao caso kkkkk
essa Azera infelizmente ficou um diagnóstico muito impreciso (SIM EU USEI O OSCILOSCÓPIO), falo impreciso pelo fato de mesmo testando vazão e compressão e estarem perfeitos, com o transdutor de vácuo existia uma anomalia no fechamento das válvulas mas nos cilindros pares e não nos impares (que é o que da a falha de ignição).
Com essa informação para tirar da cisma usei o endoscópio e foi a onde tirar uma conclusão valida, como mostrava no osciloscópio as válvulas de admissão dos cilindros pares estão todas sem exceção com carbonização, e os pistões limpos muitos limpos. Já os cilindros impares quase não tinha carbonização nas válvulas mas em compensação os pistões não tinha nem mais o formato da cabeça estava todo reto (ignorando o desenho de tanto carvão), podendo estar tendo uma pré-ignição.
Agora vem a questão mais preocupante, convidei o proprietário do veiculo para mostrar como estava a situação do carro dele e ele concordou de fazer o cabeçote, após a remoção do cabeçote me deparo com uma situação tanto que delicada, riscos nos cilindros 3, 5 e 6. Obvio que o cliente fico em prantos, então como uma solução "barata" sugeri a troca de anéis e brunimento dos cilindros.
Então por hora estou com os cabeçotes na retifica e estou em busca das peças, assim que o carro estiver finalizado entre em contato com os senhores e atualizo as informações
TAMOS JUNTOS MEU IRMÃO VALEU PELO RETORNO ABRAÇOS BOA SORTE E FICA COM DEUS