azera 2011 ventoinha liga após desligar o carro e não desliga mais, liga a chave a ventoinha desligado e funciona tudo normal já troquei o módulo da ventoinha, já desliguei a ecu, o módulo tem 2 negativo, 1 positivo direto e um sinal pwm que vem do módulo, já troquei sensor de temperatura da injeção
Respostas:
Olá meu nobre amigo o sistema de ar condicionado deste veículo está OK?? abraços e fica com Deus
Olá meu nobre amigo eu já peguei uma x um GM celta que a ventoinha ficava ligado direto ao se liga a chave e o defeito era falta de gás no sistema do ar condicionado estes sistemas de ar condicionado que são monitorado pela uce acontecem este tipo de imprevisto abraços boa sorte e fica com Deus
Começa pelo Scanner se mostra algum dtc
Veja no esquema elétrico a ligação,
Essa ventilador é pwm
Estranho ligar qdo desliga o motor pois a linha 15 do módulo é desligado.
Pode ser alguma estratégia de emergência.. ou o próprio ventilador com defeito, desliga o fio que vem o pwm pra ver se desliga, no Scanner tem os testes de atuadores que ajuda muito.
Peguei um Jetta que ligava o contato e já armava, foi 3 paralelas e mesma coisa e o defeito era a ventoinha, só a original que deu certo.
Verificar o que o colega Marcos disse e analisar a possibilidade das peças substituídas estarem com defeito.
Resolvi da seguinte forma
O cliente autorizou colocar um relé 70a com pós chave ligado no positivo que iria para o módulo da ventoinha
Pois fiz todos os testes com pwm, com caixa de fusível, ecu, se condicionado só que o cliente acha que e fácil ter um carro desse e não ter paciência para um diagnóstico mais longo
Olá meu nobre amigo infelizmente estes carros de hj em dia estão cada x mais complexos tem hora que o importante é resolver o defeito e não procura a solução do problema abraços e fica com Deus