Respostas:
Opa, Sou reperador em NATAL/RN "Nordeste", com relação ao sistema de IE é normal como um Gol ou Fox por exemplo, não tive dificuldades na injeção a não ser o incômodo de trabalhar "agachado" num banquinho! (se for na parte frontal), já na parte superior a abertura ajuda a manutençao mais frequente (bicos, velas, cabos, corpo de borboleta e etc.)
Já no arrefecimento, é chatinho por ter o radiador distante do motor, e os canos ajudam na criação de ferrugem, se torna mais caro a quantidade de aditivos,
Câmbio, sinto que o motor pede mais uma marcha a frente, eleva muito o giro mais reconheço que a perua não pode "correr" muito!, é feita pra rodar bem até os 100kmh.
"Incêndio", até hoje só vi uma em minha oficina, e foi devido a uma instalação mal feita de GNV. fora isso esse problema creio que foi resolvido!! "UFA" hehehe.
Espero ter colaborado, um grande abraço a todos do JOB.
kombi 1.4 flex.
essa versão tem um exelente custo beneficio
é um veiculo de facil manutenção, porem exige do reparador atenção especial,
o sistema de injeção é bem funcional(exige do reparador respeitar procedimentos principalmente em troca de AF),(tem que ter atenção na ignição,só aplicar peças originais e respeitar a kilometragem)seu sistema de arrefecimento exige do reparador alguns procedimentos para não ter dor de cabeça.
na parte de transmissão, uma regulagem de facâo no padrão evita muitos problemas de quebra de componebtes
emerson reis (centro automotivo miltão)
bom onde trabalho com reparador temos varias Kombi 1.4 flex, melhorou muito a manutençao da parte de injeçao, ficou com um aceso melhor e mais facil, mas as nossas kombis tem apresentado um defeito no sistema de igniçao, nao pode nem pensar em espirar agua nos cabos de velas, ja começa a falhar ai tem que ser feito a substituiçao dos mesmos, isso que nem se lava o motor so o fato de lavar por baixo e espirar agua no motor ja da o defeito, tb tem apresentado falhas no sistema de acelerador eletronico,é so ficar uns dias amais paradas ja aparece o defeito, o cambio melhorou muito em relaçao as mais antigas para deslanchar abre 130km/h facil, mas na subida perdeu muito, se parar num moro muito ingrime da um certo trabalho pra sair e com isso queima muita embreagem, nas nossas kombis ja quebraram os cambios ai na manutençao resolvemos colocar o diferencial da antiga o 7 melhorou muito na subida e na deslanchada perdeu uns 10km caiu pra 120km/h, outro defeito muito aparente é a quebra do cano do escape, coisa que na versao 2010 a VW pediu recall, tivemos que subistituir varios canos desses e nao sao baratos, outro ponto que acho que a VW deveria melhorar é a suspensao dianteira, é muito fragil pro tamanho do veiculo, uma suspensao mais reforçada valorizaria em muito a kombi.
meus amigos esse modelo tem uma boa relacao custo/beneficio,mas acho que deveria sofre alteracao principalmente na parte da suspensao dianteira,inserindo uma suspensao com pivo,bem mas facil e rapida a sua manutencao,sua caixa de transmissao nao oferece conforto para o motorista,sua relacao de marcha,ha falta da quinta marcha,esse modelo dar bastante defeito nos cabos de velas,mas tem seus pontos fortes como o seu motor,manutencao barata comparada aos seus concorrentes.sou daniel pereira da auto mecanica ARI da cidade de oliveira mg
Pessoal muito obrigado, muito boas as dicas
Peço que passem quem não tiver assinatura, o nome para poder citar na matéria
Abraço
Com relação ao motor a vw acertou em tudo menos na suspençao dianteira que apresenta folga com muita facilidade se o veiculo for utilizado com frequencia em estradas esburacadas.
O cambio tem uma relação de marchas muito curta o motor trabalha com uma rotação muito elevada e apresenta quebra frequente da 4 marcha .
o motor ficou muito bom na kombi assim como o sistema de injeçao,porem com dois defeitinhos a danada da suspençao que continua a mesma,pois peguei uma 2010 com 6.000 km com muita folga no embuchamento,,,,,,e o outro defeitinho e na caixa : : que nao aguenta o torque do motor e quebra a coroa e pinhao com muita facilidade : : resumindo, alguma coisa tinha que ter de bom afinal se a caixa e a suspençao nao quebrarem ,nao precisariam nos os mecanicos. : : : :
ESSA TIAZONA,HOJE JA PODE SER CHAMADA VOVOZONA!!!!!
RESISTENTE AOS ANOS A FUNCIONAL KOMBI QUE AQUI NA MINHA REGIAO E MUITO UZADA PARA O RAMO DE MINERACAO E TERRAPLENAGEM (PASSAGEIROS,CARGA)CARRO ROBUSTO QUE EM VISTA DO QUE FOI HOJE E UM ESPETACULO.
*MOTOR - BOM MOTOR BAIXA MANUTENÇAO,BASTA QUE TENHA ATENÇAO COM A CORREIA QUE POR AQUI NAO RODA 5.000,GRANDE VILA EM CRITICAS +POR FALTA DE MANUTENÇAO.
*CAMBIO - ATENDE BEM,REQUER UM POUCO DE CAUTELA DO MOTORISTA EM DETERMINADOS TIPOS DE OPERAÇAO
*REFRIGERAÇAO - FOI UM DOS FATORES QUE DETONARAM A KOMBI DIESEL, DE BOM MOTOR AINDA TEM ALGUMAS RODANDO,JA A QUE ESTA EM QUESTAO MUITO BOM BASTA TER ATENÇAO A BOMBA DAGUA E VALVULA TERMOSTATICA,E MINERIO OU TERRA SUJAM O RADIADOR COMPROMETENDO A REFRIGERAÇAO.
*INJEÇAO - MUITO SIMPLES E FUNCIONAL,DE POUCA MANUTENÇAO DE VEZ EM QUEIMA BUBINA E CABOS ,VELAS FORA ISSO NORMAL.O IMMO DA BASTANTE PROBLEMA COMO EM AREA DE MINERAÇÃO E OBRIGADO SE ANDAR COM FAROIS ASCEÇOS ACABAM POR ESQUECER, VINDO A DESCODIFICAR,OUTAS VEZES NA HORA DE LAVAR O CARRO (JA MELHOROU BEM A LOCALIZAÇAO DO RELE TENDO EM VISTA A ANTERIOR).
*CARROCERIA - MERECIA ALGUMA MELHORIA,MAIS ACREDITO QUE PERDERIA SUA ESSENCIA
*SUSPENÇAO - AINDA SEGUE SISTEMAS MUITO ARCAICOS ,SAO ROBUSTOS + ULTRAPASSADOS
*DIREÇAO - ESTE SIM TINHA QUE ENTRAR EM PAUTA EM REUNIOES DOS ENGENHEIROS FALTA UMA DIRECAO + FUNCIONAL,PORQUE NAO UMA DIREÇAO ELETRO-HIDRAULICA.
EU DARIA UMA NOTA 9 AO CARRO POR SER ROBUSTO E AGUENTAR O TRANCO E SER UMA PERUA POPULAR AO ALCANCE DE TODOS.PARABENS A VOVOZONA POR RESISTIR TANTO TEMPO!!!