BOA TARDE AMIGOS. AUDI A3 1.8 T 2001 AUTOMATICO AQUECENDO OLEO DE CAMBIO. TROCADOR DE CALOR E SENSOR DE TEMPERATURA DO CAMBIO JA TROCADOS ASSIM COMO OS 07 SOLENOIDES DO CORPO DE VALVULAS . NAO MOSTRA DTC ALGUM . O PROBLEMA SO ACONTECE EM SUBIDAS. SE ALGUEM PUDER AJUDAR, AGRADEÇO MUITO. WOLNEY
Respostas:
Prezado,
O questionamento do lemar tem todo sentido. Veículos da AUDI utilizam óleos especiais, portanto assim como o amigo lemar eu recomendo que verifique.
Como sugestão de óleos encontrados no Brasil e com boa adequação ao Audi A3 automático, posso citar o Mobil ATF LT 71141, que é o antigo ESSO LT 71141. Agora se o amigo pretende manter as características de Fábrica pode utilizar o Pentosin ATF1.
Abraço.
Amigo,
Agora quanto ao problema apresentado, independente do tipo de óleo.
Se o seu Audi foi fabricado entre 1998 e 2006, as notícias não são boas. Vou explicar:
O seu Audi possuí uma Transmissão 01M de quatro velocidades e com um radiador embutido no próprio câmbio. Normalmente, a maioria dos diferenciais ficam mergulhados no próprio fluído. O que não ocorre no cambio deste AUDI A3. Este modelo de caixa automática possuí uma câmara individual para o diferencial, inclusive com um fluído diferenciado, que em alta temperatura originam problemas à longo prazo.
A temperatura pode chegar à 140°C, o suficiente para danificar a especificações físicas de suas peças internas, entre elas as constituídas de borracha e também uma espécie de cinta flexível. Se não bastasse tais problemas, ainda temos mais um agravante neste sistema: o entupimento constante do trocador de calor. Nesse caso, a primeira dica é substitui-lo e verificar a condição do óleo no diferencial, porém já disse e volto à dizer, o diferencial utiliza um fluído exclusivo para ele e isso é muito importante.
Outro ponto negativo do sistema 01M refere-se à fita condutora dos sensores internos, que são semelhantes às fitas utilizadas em placas de computadores e com diversas trilhas, feitas de um material polimérico e bem flexível. Geralmente elas permanecem mergulhadas no óleo da caixa, que em altas temperaturas tendem à perder suas propriedades condutivas e isso influencia diretamente no desempenho do conjunto como um todo.
Portanto fica a dica!
Abraço.