Caros colegas reparadores .
Chegou em minha oficina guinchado um Astra 2.0 ano 2005 flex,sistema Bosch ME 7.9.6 detectei de imediato que o mesmo não pegava pois não avia pulsos na bobina, escaniei o veiculo que não apresentou nenhuma anomalia, constatei que os bicos e a bomba de combustível funcionavam normalmente, troquei a bobina de ignição e o sensor de temperatura testei a continuidade dos fios da bobina todos normais, limpei e recoloquei todos os aterramentos. Devo informar que trabalho somente em duas áreas de reparos, injeção eletrônica e reparos em módulos de injeção eletrônica, retirei o modulo conectei o mesmo no meu equipamento de teste de unidade constatei que tudo funcionava normalmente inclusive os pulsos da bobina, abri a unidade fiz a limpeza de praxe, certifiquei-me que não avia nenhuma solda fria ou coisa assim. Fechei a mesma e conectei novamente no veiculo, qual foi minha surpresa o mesmo voltou a funcionar normalmente, circulei com o veiculo por uma hora, parei ,desliguei e liguei novamente muitas vezes e nada de anormal aconteceu.
Entreguei o veiculo ao cliente que circulou com o veiculo pelo resto do dia, parou em sua residência e depois de uma hora e meia precisou usar o carro, qual foi a surpresa o mesmo não pegou mais, problema detectado o mesmo! Meus amigos se alguém já passou por isto estou aberto a receber todas as opiniões , espero que alguém possa me ajudar.
Wilson.
www.gigantenet.com.br
Respostas:
Amigo, se o defeito é falta de pulso na bobina, não tem muito que procurar.
Você disse que os bicos estão pulsando, então o sensor de rotação está funcionando.
Testa a continuidade do chicote da ecu ate a bobina.
Testa se o pulso está saindo do modulo para a bobina.
Muito obrigado, este e uma das coisas que ainda não verifiquei, vou ver isto... obrigado
Amigo para encurtar seu caminho ai, digamos assim, comesse vendo oque falta na bubina na hr da partida,
se é pulso ou positivo, com um caneta de polaridade, assim vc ja sabe em qual fio teve dar atenção, se for o caso, coloca um fio por fora e ve se resolve por um tempo, ja que nesses casos que o defeito some e volta, nunca é de mais tentar se garantir.
Obrigado amigo sua resposta e sensata, vou seguir seu concelho, só que já conferi os três fios da bobina e os mesmo contem continuidade , X do problema e : porque hora funciona hora não funciona , se tudo foi medito e esta tudo correto.
>Obrigado amigo sua resposta e sensata, vou seguir seu concelho, só que já conferi os três fios da bobina e os mesmo contem continuidade , X do problema e : porque hora funciona hora não funciona , se tudo foi medito e esta tudo correto.
creia q meus colegas já falarão nuito bem o caminho más só para frisar aulgumas vezes a alimentação e os ateramentos posuem nós de distribuição não raro pego problemas q mesmo fasendo continuidade e aparentando estar ok, cuando subimetido a carga acabão isolando.ocore muito nos carros mais nóvos com conector da bomba istalação de alermes ou corta corente mal feitos, tambem dentro do chicote em especial procimo as baterias.
Obrigado amigo resolvi sim, ninguém acredita mas era o sensor de borboleta que não era o indicado para aquele corpo de borboleta, coloquei o correto problema resolvido.