Olá reparadores, estou com um astra 2011 2.0 8v flex, com o seguinte problema:
1 o veiculo chegou em minha oficina sem conseguir ligar o motor. pois o cliente disse que foi feito o cabeçote pois o mecânico anterior disse que era cabeçote.
2 comecei a fazer o meu diagnostico, fazendo leitura do sistema eletrônico e percebi que sempre acusando relação álcool/gasolina 99% e a primeira sonda lambda acusando mistura pobre porém a segunda acusava mistura rica, verifiquei o nível de combustível estava abaixo de 3 litros então coloquei 24 litros de combustível fiz o ajuste de combustível para gasolina e coloquei em funcionamento deixei ligado por mais de 20 minutos e sai com veiculo para rodar tudo normal dai a luz de injeção ascendeu fiz a leitura acusando sonda lambda deixei para terminar o teste no outro dia e o veiculo começou a apresentar de novo o problema o veiculo funcionou normalmente depois começou a engasgar e começou a morrer foi ate difícil chegar na oficina fiz a leitura e voltou tudo de onde eu comecei relação álcool/gasolina 99% acusando sonda lambda troquei a sonda lambda e o nível de combustível estava em 12 litros. A primeira sonda lambda acusando mistura pobre e e a segunda mistura rica.
Terminei os testepor hj estou achando que pode ser o nivel de combustivel.
se algum reparador já passou por este defeito como posso proceder?
Respostas:
Prezado Renato. Seguindo o que amigo postou, vale a pena para começar realizando um teste no medidor de nível do tanque.
Meu amigo,a sonda lambda antes do catalizador tem em seu sinal elétrico há variação de 100 há 900 milivolts, tem a função de analisar a concentração de oxigênio oriundo da queima da mistura ar / combustível, já a segunda sonda tem pouca variação de sinal,variando ente 400 milivolts há 600 milivolts, tendo a função de gerenciar o funcionamento do catalizador, agora confere tambem o sensor de nível de combustivel
>Meu amigo,a sonda lambda antes do catalizador tem em seu sinal elétrico há variação de 100 há 900 milivolts, tem a função de analisar a concentração de oxigênio oriundo da queima da mistura ar / combustível, já a segunda sonda tem pouca variação de sinal,variando ente 400 milivolts há 600 milivolts, tendo a função de gerenciar o funcionamento do catalizador, agora confere tambem o sensor de nível de combustivel
bem amigo a sonda antes do catalizador está tendo valores de 90 a 300 mv já a pos catalizador fica em 450 a 600 mv amanha vou colocar um pouco mais de combustível pra fazer a leitura do nível como nosso amigoTuck também recomendou.
>Olá.
Verifique o vácuo do motor se esta dentro do parâmetro, geralmente 340 mbar.
Pulverize spray descarbonizante na admissão, leves jatos, e meça se a sonda oscila até os 900 mV.
Se ela oscilar, indica que a resposta está correta, se permanecer até os 300 mV ela têm problema.
A sonda estando correta, o vácuo dentro do padrão, verifique a pressão do combustível e teste os bicos injetores.
Caso a pressão esteja correta, os bicos ok, o vácuo dentro dos parâmetros. Olhe se o sistema têm medidor de massa de ar, e meça a voltagem que ele envia para o módulo, depois você pode colocar outro para teste, ou se tiver como simular uma voltagem de retorno levemente maior, faça isso e observe a resposta da sonda.
Tenho sim como similar sinal nos sensores vou fazer as leituras e se estiver dentro dos padrões vou fazer os testes.
Olá pessoal, o defeito foi resolvido.
Quando o mecânico anterior retirou o cabeçote eu perguntei a ele se ele tinha retirado a sonda lambda ele disse que tinha retirado as duas sondas e também retirou o catalizador.
Como eu pequei já tudo montado resolvi trocar as sondas de posição a que estava antes do catalizador eu coloquei depois.
E o defeito estava ali o mecânico anterior tinha trocado a posição das sondas.