Caros colegas reparadores, estou com este veiculo em minha oficina já a dois dias. O cliente chegou reclamando de auto consumo, perda de pôtencia e odor forte no escape. Passei o scaner, no código de falhas informa que a uma falha na somda e falha no circuito primario do rele de pôtencia.Todas as leituras estão ok, exceto a marcha lenta que fica oscilando em 720 rpm a 760 rpm. O ti tbm.. esta fora fica oscilando em 2.1 a 3.7. Sonda oscila em 360 a 780mv, mas depois de o veiculo ficar funcionando por uns dois minutos a sonda trava entre 360 a 370 mv. Desligando o veiculo e voltando ligar o mtor a somda oscila entre 360 a 780 mv mas derrepente trava novamente só que desta vez em 510 a 520mv. Se eu acero o motor ela destrava e volta a oscilar entre 360 a 780 mas logo trava novamente em mistura pobre ou as vezes em mistura rica. Com um simulador de sonda simulo uma mistura rica de 900mv ea central responde no scaner com esta leitura, se simulo uma mistura pobre de 100mv a central tbm.. responde com esta leitura no scaner. Já verifiquei o catalizador, pressão e vazão da bomba, primario do rele de potencia, aterramentos, continuidade do fio da sonda até a central, substitui a somda pra teste, testei vazão dos cilindros, válvula do canister e td esta ok.(OBS) Quando a sonda esta oscilando ou travada em mistura pobre ou rica o TI não muda, fica sempre oscilando em 2.1 a 3.7. Se alguém puder me dar uma luz .. desde já agradeço, pois já não seiu mais onde mexer neste carro. Abçs.. e obrigado.
Respostas:
acredito que tenha um ar falso ai, ja isolou o hidrovacuo pra teste.
Não isolei não, mas vou fazer isto agora e depois posto o resultado. obrigado pela dica!
Amigo verifica o MAP desse carro. Já peguei uma montana 1.8 com defeito parecido e era ele. Espero ter ajudado.
Caro colega Herbert, mas a leitura do map esta ok!! O da montana tbm.. estava ok?
Não, ele tava acima do normal. Voce já verificou a bobina desse carro? ela pode ta gerando estatica no sistema.
Caros colegas, agradeço muito pelas dicas postadas até aqui. Verifiquei todas as possiveis entradas falsas de ar,e as isolei, mas sem resultado,iclusive reapertei o coletor de admissão. Troquei o sensor map para teste o qual tenho em estoque e tbm a bobina, Mas tbm.. sem exito pois o problema permaneceu do mesmo jeito. O rele de potencia tbm.. foi substituido pra teste e nada! Agora a tarde troquei novamente a sonda por uma bosch, pois eu havia colocado uma da MTO, mas tbm.. sem resultado pois o problema continua do mesmo jeito. Oque notei,é que depois de mais ou menos uns 3 minutos com o motor funcionando em marcha lenta, a central desconsidera a leitura da resistencia da sonda e passa a adotar um parametro de leitura. Ex: se a central deixa de fazer a leitura da sonda em 500 a 530mv, então ela adota esta leitura e continua com ela. Se a central deixa de fazer a leitura da sonda , por ex: em 300 a 330mv então ela continua fazendo esta leitura, claro que é uma leitura auto adaptativa que a central faz pois ela deixa de reconhecer a leitura de resistencia da sonda como se a sonda estivesse queimada ou desligada. Pois quando a sonda trava, vc pode desligar a sonda que esta leitura travada permanece por ex: oscilando em 300mv a 330mv ou 500mv a 530mv. Oque eu gostaria de saber é pq.. a central esta ignorando a leitura da sonda após uns 3 minutos com o motor em marcha lenta? E pq.. quando vc acela o motor a central volta a fazer a leitura da sonda corretamenta e depois volta a travar novamente? Eis a questão...
cristal, pelo visto tu ja fez de tudo neste carro,mas vo ti faze uma pergunta tu ja testou os bicos, tipo entanqueidade! ou tenta coloca outros pra teste?
pod te um bico com defeito!
ja me aconteçeu isto!
abração
boa tarde,se possivel me passa mais dados sobre o carro ,como sonda de um fio ou quatro fio,combustivel etc.
Amigo, vi que vc já conferiu o aterramento do motor, mas nesse carro o aterramento merece uma atenção especial na minha opinião, aqui sempre que troco um sonda faço uma espécie de Y com um cabo de 10mm que interliga a lata (aterrado debaixo do suporte da bateria)o motor ( sempre aterro no parafuso da Bubina, e no pólo negativo da Bubina, sempre me da ótima leitura depois que faço isso, pra mim seu problema ai ta por ai, e vou mais longe se sou vc pego uma chapinha de 1mm soldo um cabo terra nela, faço um furo do tamanho da rosca da sonda e coloco ela entre a sonda e o coletor que pode estar isolado por conta do tempo e calor que recebe, sei que não é tão técnica a sugestão mas já me deu ótimos resultados.
Espero telo ajudado
Olá caro colega Rodrigo, já realizeia a limpeza e teste dos bicos injetores sim. Mas a vazão, estanqueidade e resistência esta tudo ok. Mais vlw pela dica. Obrigado abçs...
Caro colega Carlos, desculpe-me por esquecer de postar estas informações. Então lá vai: Veículo astra sedan, ano de fabricação 2001, combustivel gasolina, sonda de um fio. Inclusive o cliente só usa gasolina aditivada, e no inicio ele chegou a pensar que o defeito fosse combustivel adulterado, mas absteceu em varios postos diferente eo defeito continuou ok? abçs..
Caro colega AMG, Entendi bem oque vc relatou, pois realmente estes veiculos com sonda de um fio realmente são danados para dar falta de aterramento na sonda. pois já peguei aqui varios veiculos da GM com sonda de um fio, os quais estavam com a sonda travada. E geralmente nestes casos a primeira cois que faço é pegar um cabo com duas garras (estes de fazer chupeta em bateria) e uma uma garra prendo na carcaça da sonda ea outra garra prendo direto no negativo da bateria ou na carroceria, após feito isto a sonda volta a oscilar normalmente, ai é so conferir e refazer o aterranto do escape ao motor, do motor a carroceria e da carroceria a bateria e correr pro abraço. rsrs... Pois na maioria dos csos este procedimento é tiro e queda. Mas neste carro infelizmente este procedimento não funcionou. Mas vlw pela dica, obrigado abçs...
É amigo este carro é danado mesmo quando o assunto é sonda, não querendo ser incistente mas tente alem do cabo da sonda na bateria mais um interligando td a lata do carro, ja tive caso que só resolveu assim.
voce conferiu o sinal da sonda com o multimetro la na sonda mesmo? Verificou o aterramento e alimentação da central de injeção? Eu no seu lugar colocaria uma sonda Delphi que acabava com o defeito. Semana passada peguei um gol 16v power que funcionou uma meia hora com uma sonda zera, depois desliguei o carro e funcionei novamente e a terrivel nao funcionou mais, tive que colocar outra NTK ai ficou show de bola.
confere pressão de bomba, verifique valvula egr se tiver.
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=2442
insista na dica q o colega amg deu,reforce mais o aterramento pegue direto da bateria para o bloco
Caros colegas, muito obrigado pelas dicas e pela força. Depois de todos os testes e uma grande dor de cabeça, cheguei a conclusão que realmente o defeito estava na sonda, então resolvi colocar uma outra sonda desta vez delphi. Mas infelizmente o problema continuou do mesmo jeito. Então sendo assim.. coloquei a primeira sonda que já estava no veiculo, e resolvi fazer um jumper, jumpiando os terminais da sonda com o da central, eo defeito desapareceu. A sonda voltou a oscilar normalmente entre 160mv a 880mv, o TI tbm.. normalizou ficou em 2.5, o rpm tbm.. fkou ok em 800 rpm, o odor do escape sumiu, o motor voltou a ter o rendimento normal e o consumo exagerado tbm.. desapareceu. Então cortei o fio do conector que vem da central e conecta na sonda, quebrei sia capa preta, eo material deste conector estava azulado e avermelhado, com sintoma de auto aquecimento e resistencia. Não sei o pq.. disso já que este trabalha com uma voltagem bem pequena, cheguei a pensar que a sonda antiga estivesse com uma resistência muito baixa, mas a mesma esta trabalhando normal depois que eu liguei os dois conetores direto, ou seja anulei os conectores e liguei o fio da sonda com o fio que vem da central direto, Pois não encontrei este conector pra comprar. Mas o importante é que o carro blz... Mais uma vez meu muito obrigado a todos os colegas que me ajudaram, e perderam um pouco do seu precioso tempo postando uma dica aqui no intuito de me ajudar, muito obrigado! e um forte abraço a todos vcs...
>Caros colegas, muito obrigado pelas dicas e pela força. Depois de todos os testes e uma grande dor de cabeça, cheguei a conclusão que realmente o defeito estava na sonda, então resolvi colocar uma outra sonda desta vez delphi. Mas infelizmente o problema continuou do mesmo jeito. Então sendo assim.. coloquei a primeira sonda que já estava no veiculo, e resolvi fazer um jumper, jumpiando os terminais da sonda com o da central, eo defeito desapareceu. A sonda voltou a oscilar normalmente entre 160mv a 880mv, o TI tbm.. normalizou ficou em 2.5, o rpm tbm.. fkou ok em 800 rpm, o odor do escape sumiu, o motor voltou a ter o rendimento normal e o consumo exagerado tbm.. desapareceu. Então cortei o fio do conector que vem da central e conecta na sonda, quebrei sia capa preta, eo material deste conector estava azulado e avermelhado, com sintoma de auto aquecimento e resistencia. Não sei o pq.. disso já que este trabalha com uma voltagem bem pequena, cheguei a pensar que a sonda antiga estivesse com uma resistência muito baixa, mas a mesma esta trabalhando normal depois que eu liguei os dois conetores direto, ou seja anulei os conectores e liguei o fio da sonda com o fio que vem da central direto, Pois não encontrei este conector pra comprar. Mas o importante é que o carro blz... Mais uma vez meu muito obrigado a todos os colegas que me ajudaram, e perderam um pouco do seu precioso tempo postando uma dica aqui no intuito de me ajudar, muito obrigado! e um forte abraço a todos vcs...
É AMIGO EU JA SOFRI COM ALGO PARECIDO EM UMA MONTANA, VALEU PELO RETORNO ,AS VEZES FIAÇAO OU CONECTORES NOS DEIXAM LOUCOS ...