bom dia pessoal preciso da ajuda de vocês.
Estou com um astra 99 1.8 8v o carro já estava fraco e partida lenta e com muita dificuldade de pegar. Após uma troca de óleo o carro não funcionou mais. Mas esfriando o motor pega mas continua fraco. Meus primeiros testes foram teste da bomba de combustível estava ok. E no scanner não acusava falhas. No teste de compressão todos os cilindros não chegavam a 6 bar de pressão isso me obrigou a retirar o cabecote e mandar fazer inteiro com troca de todas as válvulas pra garantir um bom serviço . Não montagem tudo ok mas na hora de ligar pegou com dificuldade e funcionou bem quadrado falhando bem. Vi que o induzido do motor de arranque estava ruim troquei e melhorou a partida. Mas o motor ainda estava ruim de última hora fiz uma medição no sensor de rotação estava com resistência variando de 550 a 650 ohms sendo o correto na faixa de 1000ohms fiz a troca por um novo e por acidente quebrei o sensor map e troquei também. Nisso o carro já funcionou bem melhor mas estava fraco ainda. Entrei com o scanner novamente e não acusava erro nenhum( uso um rasther) Só percebi nas leituras um aumento na carga do motor e no sensor map acima também. No teste andando na rua o carro bem fraco andei 1 km desliguei e não pegou mais, se esfriar pega normal ( sintoma inicial) . Não tive tempo de medir a compressão novamente pois já estava a caminho da funilaria para um conserto agora só sábado ou domingo que vou mexer novamente . Alguma ideia do que pode ser?
Respostas:
Amigo, vc descarregou os tuchos antes de montar o cabeçote?
sim colega descarreguei isso é obrigatório neste tipo de motor.
Pergunto os tuchos estao batendo. Quando descarregou abriu os mesmos e fez uma limpesa. Após a montagem conferiu novamente a taxa de comprensão. O sincronismo estar correto. Este map é usado ou novo. Este veiculo ainda tem o catalizador, como estar a sonda.
Foi feita a limpeza os tuchos não bate. Como disse no começo não deu tempo de medir a compressão pois o carro está agora no funileiro. O sincronismo está correto e o map é novo. Não tem mais catalisador está um buraco somente e isso faz um ronco bem chato.
Foi testado o cabeçote quanto a trincas?
Isso está com cara de baixa compressão.
Então a retifica que sempre levo não faz teste de trincas. Mas é estranho os 4 cilindros com baixa compressao pra ser trinca em todos nunca vi. Agora pra ver isso e desmontar tudo de novo e o dono do carro já está sem grana se for pra gastar mais. Mas vou dar um jeito de testar a compressao lá na funilaria.
Bem peguei o carro hoje cedo e refiz alguns testes: bomba de combustível normal 3 bar . No teste de compressão todos os cilindros em 8 bar ( este carro estava com esta compressão nesta faixa faz tem tempo pois fiz uma revisão no começo do ano e já estava assim e o dono viajou pra minas e voltou andou aqui foi mais de 7 mil km rodando de boa). Por curiosidade testei a compressão com o carro quente e frio fica em 8 bar (na tabela que tenho o normal é 11 bar). O defeito continua o mesmo pega de primeira e só esquentar um pouco e já não pega mais. esperando esfriar alguns minutos volta a pegar normal mas sinto o carro fraco ao andar.
Agora percebi que no escapamento não sai quase nada de gases mesmo acelerando . Achei uma solda aberta no catalizador por onde escapa gases. Pensei em algum outro ponto entupido e tirei a sonda lambda para dar alívio . Mesmo assim o carro não quer pegar.
Desmontei toda a Correia dentada e soltei um pouco o parafuso da engrenagem do virabrequim ai vi uma folga impressionante. Estragou a engrenagem e a chaveta ficou quase quebrada de tanto moída que estava. Na ponta do virabrequim também estragou um pouco o rasgo pra chaveta isso me preocupa um pouco mas parece não ser grave. Cláudio Carvalho confesso que vacilei em demorar a ver isso mesmo antes de você escrever aqui. Mas valeu a dica. Já comprei uma engrenagem nova mas não achei ainda a chaveta. Espero que se resolva com isso. Também espero o conjunto ficar firme no virabrequim pois o proprietário não vai ter grana para comprar um virabrequim novo ou mesmo usado.
Realmente foi trocando a engrenagem e a chaveta ficou no ponto certinho o motor ficou redondinho pelo scanner tudo funcionando perfeitamente até a sonda meio travada ficou trabalhando normalmente. Muita das peças que troquei foi realmente necessário estavam gastas e com defeito. Só o freio que está muito duro demora na frenagem fiz troca de fluido os 4 flexíveis e pastilhas mas não está confiável este freio. Fico na dúvida servo freio ou cilindro mestre ? Faço um novo tópico ou finalizo este.