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Oi amigo, acho que não é o softer, ja peguei defeitos assim na linha Gm e só resolveu trocando o Tbi, boa sorte!
Hot Rod, pelo que sei neste sistema toda vez que você abastece o carro a UCE recebe o sinal do sensor de nível para fazer o ajuste do A/F, mas o ajuste é baseado na leitura da mistura feita através da sonda, quando a mistura está rica a UCE muda o a/f para gasolina, quando esta pobre para álcool ou até que a mistura esteja estequiométrica, se estiver com combustível misturado. Acho que no teu caso a sonda esta lendo uma mistura pobre se o veiculo esta a gasolina e o a/f muda para álcool. Já peguei veículos com pressão de bomba baixa, válvulas injetoras obstruídas, problemas na leitura da sonda lambda, que causavam este mesmo defeito. Outro fator que já peguei mas não nessa UCE é que o veiculo ficava sem funcionar por muito tempo e acabava ficando sem bateria e a UCE perdia os parâmetros.
Boa sorte.
Amigo confira a voltagem da bateria e reforce aterramentos, pois ja peguei varios com estes problemas.
Abraços
Boa Tarde hotrod como o amigo MK1 disse tem tudo a ver sim com pressao de bomba e bicos injetores eu daria uma atençao especial a vazao dos bicos injetores que as vezes mesmo limpos podem estar com a vazao mais baixa do que o devido boa sorte
Amigo o mais sensato e você procurar ir a uma concessionaria Conversar com um mecânico, pois eles conhecem mais os macetes que envolvem a atualização do sistema!!!!!! Garanto que você não vai perder a viagem
Primeiramente temos que saber o que significa A/F( Air/Fuel ), ou se ja relação Ar/Combustível, o que vem ocorrendo com muita frequência em veículos Flex é a perda do A/F(na maioria dos casos esta relação debanda para etanol quando o sistema se perde, vamos dizer assim), os motivos para isso são varios, as vezes até a forma de dirigir ja altera o A/F. A relação para Etanol(Alcool) é de 9.0, e para Gasolina com a porcentagem de etanol ja incerida(aqui no Brasil) implica em um A/F de 13.2, então sabendo disso podemos via scanner( em leituras) saber o que a ECU está interpretando, baseado nisso poderemos corrigir certos inconvenientes, quando a ECU perde a referencia correta do A/F existente no veículo. Na maioria dos casos o próprio scanner ja tem a possibilidade de corrigir o A/F, mas em alguns casos ainda tem que ser feito o ajuste de forma fisica(procedimento manual mesmo pois o scanner não proporciona esta possibilidade), como ja falei os motivos para a perda do A/F são variados, cito alguns: Sonda Lambda, pressão de combustível, qualidade de combustível, bóia de tanque, injetores com problemas, parte mecanica do motor ruim, sensores distorcendo valores, termostato, aplicações de peças erradas,etc, enfim são muitos os motivos, resalto aqui que para corrigir o A/F primeiramente temos que procurar a causa deste inconveniente, pois se corrigirmos o A/F sem corrigir a causa o problema volta a reaparecer, saliento também que em alguns sistemas os valores do A/F podem aparecer de forma diferente(no scanner), como em porcentagem de Etanol(Alcool), ou ainda de outras formas, ai vai do reparador se fazer informar para entender estes valores. Fica aqui a minha dica, se quiserem explorar mais o assunto ele é bem vasto, como; formas de corrigir este problema, casos que ja foram pegos e suas soluções, etc.
quando for fazer o ajuste do af e o sistema pedir o desligue da chave, desligue e espere no minimo 3 minutos para a
desernizacao do modulo caso contrario a configuracao anterior nao sera resetada
pra confirmar a autenticidade do ajuste funcione o motor acelere atè a crucial rotacao de 2500 giros se a crianca dormir
sem oscilacoes ja era, se nao ajuste nao aceito.
( acelere gradativamente estando ok, ele dorme).
Estou com esse mesmo problema, o Astra rodou muito tempo no etanol agora com gasolina o a/f fica em etanol 99%.Resetei o fator lambda ela vai apenas a 65% e não a 25 como deveria ir.
Oque você fez pra sanar esse problema?