Ai galera estou com um problema que esta me tirando o sono, o veiculo e um monza 92 gasolina carburado, basico, o sistema de arrefecimento e o mais simples so que tem apresentado um problema muito estranho. Bom o carro ao funcionar mal começa a subir a temperatura e a ventoinha arma so que apos armar nao desarma mais. bomba e nova valvula e nova, ja ate testei sem valvula, o radiador e novo, ja testei outro cebolao e o problema ocorre igualzinho, sangrei o sistema de todas as formas possiveis, testei tampa do reservatorio, e esta tudo ok. As mangueiras tambem nao ficam com pressao, tipo ja nao sei mais o q fazer, a ventoinha arma e se tirar a tampa e colocar a mao na agua do reservatorio a agua de la ainda esta fria.
Respostas:
Medi a tenção que ta chegando até a hélice, e tmb do interruptor.
já testou o rele,para ver se não esta com problema,ele cola e não solta mais ?
Verifica o coletor de admissão, e o sistema de ar quente!
amigo esperimenta conferir a mangueira de retorno do reservatorio se nao tem entupimento ela é danada para entupir e fica com ar no sistema.
SERÁ QUE NÃO FOI INVERTIDA A POLARIDADE DA VENTOINHA? DÁ UMA OLHADA!
ola amigo, vc ja conferiu a vazao e pressao dos cilindros?? pode ser junta quimada, podeser aterramento, ja verificou a equivalencia do cebolao do radiador? o retorno do reservatorio?
qualquer coisa da uma resposta
a tensao esta ok, ele nao tem ar quente, mas o coletor vou verificar, ja medi a estanqueidade com o equipamento o ponteiro do manometro nao cai, as mangueiras sao todas novas, acredito nao ser rele pq o carro arma antes do ponteiro começar a subir, a polaridade esta correta, junta queimada nao eh o motor e novo, a bomba tambem e nova eu removi pra ter certeza q ela nao esta com o rotor solto, entao, o motor foi todo feito selos todos trocados tudo e novo, ai e q ta, com tudo novo e retestado pq eu testei tudo denovo, agora a unica coisa q nao sei e a passagem do coletor, mas se o coletor estiver entupido isso nao poderia acontecer poderia???? pq sai uma mangueira para o coletor do tubo rigido e a outra vai para a carcaça da valvula, se o coletor estiver entupido o sistema ainda tem o tubo rigido q leva a agua direto a bomba, a impressao e q a agua nao circula mas a bomba e nova e ja ate testei sem valvula pra ver o funcionamento sem restriçao, a respeito dos amigos q falaram do rele eu ja acompanhei a continuidade do cebolao e ele fica mesmo fechado e ja testei outro tambem e deu a mesma coisa. vamo la galera me ajudem amanha vou verificar o coletor, obrigado ae
Para teste de estanquiedade de junta do cabeçote faça com pressão alta(compressor 100 libras)com plug proprio e no orificio da vela com pistão em pms tempo de explosão.Tire tampa do reservatorio e observe borbulhas
Se desligar o cebolao a ventuinha desarma?Se sim regiao do radiador onde fica o cebolao ta bem quente?Ta fria com o cebolao,ta quente nao circula do coletor ligada errada na carcaça da valvula?
Minha opinião é ki realmente sistema de arrefecimento é muito simples, complica sim, quandoo tem radiador entupido, tem ki tirar pra testar, ou algum tipo de restrição dentro do motor que venha a entupir, rarissimo, mas, por ser um carro antigo e velho pode realmente acontecer, a gente não sabe ki manutenção recebeu, geralmente não recebeu manutenção,
uma coisa ki voces não falaram ki é UMA PARTICULARIDADE DESTES MOTORES GM, É KI EXISTE UM SELO DÁGUA ATRÁS DA BOMBA DÁGUA, isso é informação realmente antiga de forum antigo do ob, bom, deve ter foto na net disso ae, o fato é que se esse selo se romper, pode acontecer justamente este problema relatado, ae meu caro, só conferindo mesmo, estranho ninguém ter citado esta parte,
eu não acho ter a haver com junta, pois, se fosse isso ferveria rapido e não ficaria frio no reservatório
nem seria por mim, caso de parte elétrica como ventoinha, cebolão, corrente, etc, porque
exatamente se acontecesse algum mal funcionamento do sistema deveria demorar demais pra aquecer e novamente a água não ficaria fria no reservatório, e em testes de estrada ou andando mesmo nem chegaria a ferver tão rapido assim, ainda mais os GM ki andam normalmente mais frios ki os demais veiculos
então minha sugestão fica mesmo no selo atrás da bomba, e na própria como foi citado, boa sorte, qualquer coisa nos mantenha informado
SELODAGUAMONZA2.jpg
SELODAGUAMONZABOMBA.jpg
Acredito que o cebolão vai conduzir o massa até o eletro, se ele faz isso sem esta na temperatura certa é facil o diagnostico, até porque lote de peças com defeito esta muito normal hoje em dia!
obs: muito boa as imagens postadas pelo amigo, parece que ja vi isso no omega talvez :
Se vc diz que valvula, bba. e radiador são novos, verifica se a valvula aplicada é realmente para este veiculo, ver se a mesma estar abrindo ou verifica tampa do reservatorio ou radador.
depois de tudo que vc já verificou
só resta remover cabeçóte e conferir juntae altura cabeçóte
o selo que vae atras da bomba faz ligação com canal de óleo e não é o caso
se fosse esse selo estaria misturando óleo na agua
já peguei um monza que misturava óleo na agua e era esse selo atras da bomba
JCN SERVIÇOS AUTOMOTIVOS MAUÁ SP
>depois de tudo que vc já verificou
só resta remover cabeçóte e conferir juntae altura cabeçóte
o selo que vae atras da bomba faz ligação com canal de óleo e não é o caso
se fosse esse selo estaria misturando óleo na agua
já peguei um monza que misturava óleo na agua e era esse selo atras da bomba
JCN SERVIÇOS AUTOMOTIVOS MAUÁ SP
REalmente meu caro, voce está certo, agora me lembrei, pena ki não pude ajudar o colega.
ai pessoal hoje pela agenda da oficina nao consegui trabalhar no carro, pq o mesmo esta desmontado pq retirei a bomba pra ver em minhas maos se a mesma nao esta patinando o rotor, em relaçao a parte eletrica ja verifiquei toda ela, o defeito e mecanico mesmo, em relaçao ao motor foi todo feito, o bloco recebeu banho quimico, e todos os selos foram trocados, Como todos nos estamos sujeito a erros nao dispenso nenhuma opiniao, todas sao muito validas e tudo o q foi dito ja fiz o teste, com exeçao a remoçao do cabeçote, a agua nao esta misturando ou seja nao tem junta queimada, o carro tambem nao possui sistema de ar quente, mas um pequeno detalhe dito pelo sr Miros, fui verificar o q ele disse a respeito da mangueira q sai do coletor, ela esta ligada na entrada debaixo da carcaça da valvula e a de cima isolada pq nao tem ar quente, depois de ver isso baixei o esquema de ligaçao das mangueiras de arrefecimento e a mangueira da saida do coletor deve ser ligada em cima e a debaixo no ar quente entao elas estao trocadas, bom esse e o primeiro erro q encontro ate agora, mas ainda nao disse se e o x da questao pq ainda nao remontei o veiculo. mesmo amanha sendo domingo vou ate la pra remontar e ver se esse pequeno detalhe e q me tirou algumas noite de sono, entao amanha torno a dar uma posiçao desse defeito diferente. galera obrigado pelas ajudas e vamos resolver essa pane, obrigado a todos
So mais um detalhe como o motor estar desmontado, com ar comprimido, dar uma soprada nas galerias. Não custa nada.
Eu olhei todas perguntas e respostas e não vi a principal que é
a resposta a pergunta do miro, quando desliga o cebolão o
ventilador para ? porque esse é o primeiro passo, porque
você não citou, mas se o motor tem ar condicionado o ventilador
pode estar ligando pelo pressostato do ar e não pelo cebolão,
caso você já tenha dado esta resposta me desculpe,
Eu acho que cometi um erro na resposta,monza 92 ja e injetado,teria que monitorar a temperatura pelo scaner,mas tem tanta gambiarra por ai que talvez tenha ate interruptor ai nesse.....
galera hoje tive de resolver um problema aqui em casa e ainda levar dona maria na casa da tia dela entao nao consegui ir pra oficina para remontalo. entao o carro nao tem ar condicionado, e sim, quando desligo o cebolao o eletro para, agora em relaçao ao carro ser injetado, tambem pelo q me lembro esse ano deveria sim ser mas nao eh, e carburado com um 2e, e nao tem indicios de ja ter tido injeçao. ah outra coisa quando estava desmontando removi primeiro a carcaça da valvula ai ainda tendo agua no motor eu girava com a mao a bomba e a agua subia um pouco e derramava pelo buraco onde vai a carcaça da valvula me indicando q a bomba esta sim conseguindo circular a agua.
O cabeçote foi feito reforma?
Se o cabeçote tiver com bordas da galeria dágua corroida poderá passar compressão do motor no momento de explossão ,por isso sugeri colocar pressão alta para teste de estanquiedade da junta cabeçote.
Defeito clássico do interruptor de disparo da ventuinha, ou "cebolão", intale uma peça nova e seja feliz.
galera peço desculpas por ate então não ter dado noticias e pq tive nessa semana alguns problemas pessoais e tudo em seguida então não estava tendo tempo nem cabeça para continuar o diagnostico do tal problema.
Hoje dei uma fugida no final da tarde pra começar a montar as partes q desmontei para novos teste, como tinha dito antes eu tinha desmontado partes como válvula e bomba para ter 100% de certeza pra testar na mão q ela não estava com defeito. Bem como já disse não se trata de parte elétrica pq a mesma foi toda verificada antes mesmo de eu abrir esse tópico, só abri quando já estava ficando sem alternativas. Com essa ultima postagem li e senti como um certo desprezo pelo meu conhecimento, o interruptor já foi substituído para teste e o problema ocorre da mesma forma. Então como falei na minha ultima postagem, quando eu estava desmontando para remover a bomba para teste, fui desmontando e verificando se poderia ter cometido algum erro, pois erros acontecem, e ainda com a observação do nosso amigo sobre a posição da mangueira vinda do coletor observei q havia um erro ela estava trocada com o tampão, ai procurei sobre o sistema correto q e esse ai.
diagramdoarrefecimentod1.jpg
ai vi q eu tinha ligado a mangueira q vem do coletor na primeira entrada de baixo pra cima sendo q ali deveria ser o ar quente, então vi q ali e onde deveria estar o tampão, também foi a unica coisa q vi q estava de anormal. Então corrigi isso e remontei ele, só q algo q não dava problema antes começou a dar hoje a válvula, mas notei q as mangueiras dessa vez começaram a dar pressão o q não ocorria antes. amanha vou remover a válvula e testar sem ela só pra ver o q acontece, pq antes quando o defeito ocorria eu removi a válvula só q isso foi ainda pior pq mal ligava o motor ai a ventoinha armava e não desarmava mais. Então pensando, poxa so essa pequena inversão da mangueira poderia ocasionar tudo isso? ai fui pensando, as duas entradas traseiras da carcaça da válvula tem passagens internas diferentes.
suportedavt2.jpg
o primeiro de baixo pra cima com a carcaça em sua posição de trabalho, a água passa sem ter contato com a água do cabeçote e vai direto para a válvula, a segunda se encontra com a água q sai do cabeçote e segue para a válvula. Ai me lembrei q fiz um teste sem a mangueira q vai da válvula ao radiador e o q acontecia e q ela não abria e ficava aberta de forma constante ela abria, fechava, abria, fechava, meio de forma rápida. Assim pensei o seguinte, quando a agua q sai do cabeçote e faz com q abra a valvula, quando a agua começa a sair ela leva tambem a agua fria q vem do coletor fazendo a valvula fechar novamente, entao ela fica abrindo e fechando mandando jatos no radiador como o cebolao esta logo embaixo da entrada da agua q vem da valvula esses jatos ficam sempre deixando ele com a temperatura alta nao dixando ele interromper a ligaçao, ligando a ,mangueira no segundo bico da carcaça ela se encontra coma agua quente saindo do cabeçote e chegam a valvula na mesma temperatura, fazendo ela abrir de forma constante. bem certeza disso so terei amanha mesmo e obrigado pelas ajudas, alem disso q eu disse faz sentido pq se vc pensar no ar quente a agua ja quente chegaria na valvula e encontraria a restriçao dela fechada ai entraria no outro tubo sairia la na primeira entrada la tras e iria para o aquecedor la dentro do carro ja quente e retornaria no tubo rigido. pequeno detalhe q da uma dor de cabeça. mas so terei a certeza amanha, ai informo vcs, obrigado de novo
Este tópico aqui não tem relevância, e eu explico porque.
Qualquer problema que você tem no motor co relação a
válvula termostática, cabeçote, bomba dágua, ar no sistema
ou mangueiras invertidas, a primeira coisa que acontece é
de a água no circular, e não circular no radiador, então como
neste caso o cebolão esta no radiador ele jamais vai ligar, e
nesse caso segundo consta ele não desliga, quer dizer que
está tudo ao contrário do normal de acontecer.
Agora se este motor fosse injeção, ai sim tinha relevância, porque
à água não circularia no radiador mas aqueceria no motor e o ventilador
não desligaria, é que vemos com frequência no dia à dia no sistema
injetado, mas no carburado isto é impossível, porque com o ventilador
ligado direto sem circulação de água ele gela e o cebolão não liga ou
tem que desligar.
Tem algo de errado aqui, porque esse carro não pode ser 92 e ainda carburado!
O texto abaixo encontrei no site Autoentusiastas.
Antecipando-se à entrada em vigor da segunda fase do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), a partir de janeiro de 1992, no meio de 1991 o carburador foi aposentado em todas as versões do Monza, sendo substituído por uma injeção Rochester TBI monoponto, chamada de EFI (electronic fuel injection)
nao tem relevancia????? aqui deixa eu te falar uma coisa vc acha q estou inventando ou imaginando defeitos???? pois aqui, eu estou aqui pq estou realmente precisando de uma ajuda pq nimguem ate agora por mais q tenha tido boa vontade nao me ajudou a resolver, eu estou aqui pedindo ajuda, se nao quer ajudar, obrigado assim mesmo mas caso queira realmente ajudar a descobrir o cramunhao q tem dentro daquele motor pode ate me ligar pq ja nao sei o q fazer, a unica coisa q ainda nao fiz foi remover o cabeçote, q tambem foi totalmente retificado, se quiser falar comigo pessoalmente meu tel e 031 8631-8041 meu nome e tiago, hoje removi a valvula pra ver se ela estava travando mesmo, ai o q acontece e q antes do ponteiro de temperatura chegar na parte azul q e bem no inicio, a ventoinha ja tava armando, se quiser faço video acompanhando pra ver realmente o q esta acontecendo pq ja nao sei o q mais fazer a nao ser remover o cabeçote. Em relaçao ao ano do carro, vou ter q tirar foto do cofre do motor, do numero do chassi e do dut pra vcs verem q o carro e 92, disso ai de ano eu nem questiono nao pq isso nem ajuda em nada a resolver esse problema, desculpa galera talvez esta sendo meio grosso, mas e pq realmente nao faz sentido o q esta acontecendo, mesmo sendo tudo novo, realmente a mangueira do radiador da parte de entrada de agua pro motor começa a aquecer primeiro do q a de saida do motor onde fica a valvula, pior e o seguinte a ventuinha arma antes de o ponteiro chegar na metade ai nao desliga mais, se retiro um fio do cebolao ela desliga se volto a ligar ela volta tambem ou seja o cebolao nao abre o circuito, so q ja troquei o cebolao pra testar se ele q esta avariado. eu nunca vi nada igual, se quiserem faço um video fazendo tudo passo a passo e posto no youtube pra vcs verem e talvez terem outra ideia, o pior q , bomba nova, cebolao novo, radiador novo, valvula nova, tampa nova, quase todas mangueiras novas, so sobra mesmo remover o cabeçote. Na boa nao sei mais o q faço, varios mecanicos de outras oficinas amigos meu vieram ate minha oficina e tambem nao tiveram nenhuma soluçao. se alguem quiser me ligar o tel ta la pq alem deme fazer perder o sono esta me deixando louco. obrigado
A saida da carcaça ate o coletor e pra aquecer o coletor pra aquecer-lo durante o inicio de funcionamento ,apos a valvula abrir sua segunda funçao (valvula pramotor a gasolina)e vedar a saida pro coletor pra que ele nao trabalhe muito quente pra nao influenciar a mistura de combustivel.Mas acho que nao tem nada a ver com o seu problema.Sem a valvula e tampa do reservatorio aberta tem que haver circulaçao de agua,aquecimento completo do radiador,se começar a criar pressao no sistema antes do tempo com certeza tem problema de passagem de compressao pro sistema de agua,ou por algum descuido junta de cabeçote errada.Sem valvula e tirando a mangueira superior a agua sai com um bom volume quando em funcionamento?
Calma amigo,as vezes aparece esses ossos do oficio.
Voce praticamente montou todo sistema de arrefecimento com peças novas.
Já nessa altura do campeonato,rsrs acho que teria fuga pela junta cabeçote ou alguma trinca no mesmo ou até no bloco(tudo é possivel).
Mas antes retirar cabeçote,como eu havia sugerido,injete ar comprimido com pressão de 100/120 libras pelo orificio da vela (tempo exlossão pistão em pms)para ter certeza da estanquiedade da junta/cabeçote.
Se retirar cabeçote verifique as galerias dágua se tem algo impedindo perfeita circulação bem como no bloco.
Bom serviço.
>nao tem relevancia????? aqui deixa eu te falar uma coisa vc acha q estou inventando ou imaginando defeitos???? pois aqui, eu estou aqui pq estou realmente precisando de uma ajuda pq nimguem ate agora por mais q tenha tido boa vontade nao me ajudou a resolver, eu estou aqui pedindo ajuda, se nao quer ajudar, obrigado assim mesmo mas caso queira realmente ajudar a descobrir o cramunhao q tem dentro daquele motor pode ate me ligar pq ja nao sei o q fazer, a unica coisa q ainda nao fiz foi remover o cabeçote, q tambem foi totalmente retificado, se quiser falar comigo pessoalmente meu tel e 031 8631-8041 meu nome e tiago, hoje removi a valvula pra ver se ela estava travando mesmo, ai o q acontece e q antes do ponteiro de temperatura chegar na parte azul q e bem no inicio, a ventoinha ja tava armando, se quiser faço video acompanhando pra ver realmente o q esta acontecendo pq ja nao sei o q mais fazer a nao ser remover o cabeçote. Em relaçao ao ano do carro, vou ter q tirar foto do cofre do motor, do numero do chassi e do dut pra vcs verem q o carro e 92, disso ai de ano eu nem questiono nao pq isso nem ajuda em nada a resolver esse problema, desculpa galera talvez esta sendo meio grosso, mas e pq realmente nao faz sentido o q esta acontecendo, mesmo sendo tudo novo, realmente a mangueira do radiador da parte de entrada de agua pro motor começa a aquecer primeiro do q a de saida do motor onde fica a valvula, pior e o seguinte a ventuinha arma antes de o ponteiro chegar na metade ai nao desliga mais, se retiro um fio do cebolao ela desliga se volto a ligar ela volta tambem ou seja o cebolao nao abre o circuito, so q ja troquei o cebolao pra testar se ele q esta avariado. eu nunca vi nada igual, se quiserem faço um video fazendo tudo passo a passo e posto no youtube pra vcs verem e talvez terem outra ideia, o pior q , bomba nova, cebolao novo, radiador novo, valvula nova, tampa nova, quase todas mangueiras novas, so sobra mesmo remover o cabeçote. Na boa nao sei mais o q faço, varios mecanicos de outras oficinas amigos meu vieram ate minha oficina e tambem nao tiveram nenhuma soluçao. se alguem quiser me ligar o tel ta la pq alem deme fazer perder o sono esta me deixando louco. obrigado
Aqui estou para ajudar e não para ofender, mas para ajudar a distancia é preciso
de varias informações de quem pede ajuda uma vez que não estamos presentes.
Primeira informação que precisamos é que você precisa ter é uma pistola laser para
medir a temperatura que entra no radiador, e que sai do radiador.
Com esta informação é possível saber se a água está circulando pelo radiador, e
também se está havendo troca de calor.
Mas você também pode colocar a mão na mangueira inferior e superior do radiador
e comparar as temperatura uma da outra para ver a diferença de temperatura,
outra coisa, como o ventilador liga coloque a mão atras dele e veja se o ar que
sai dele é quente frio, se for quente a água esta circulando, se for fria não está,
mas ai não teria como o cebolão ligar, porque o cebolão só pode ligar se a água
está quente ou ele está com defeito, é por isto que eu disse que não tem relevância,
não para ofender você, até porque eu não esse direito, e também eu estou aqui
para ajudar porque eu quero, porque eu gosto, e a hora que for para eu vim aqui
para ofender ou para discutir com alguém isso aqui não terá nenhum sentido
para mim, mas se você se sentiu ofendido pelo que escrevi, eu peço desculpa
porque não foi esta a intenção. Um abraço, fique com deus e feliz natal.
Uma ideia que me ocorreu,é se os cebolões trocados for de mesmo lote e com defeitos.
Como sugerido por colega,um medidor de temperatura iria te ajudar muito para monitorar temperaturas em varios pontos do sistema .
>nao tem relevancia????? aqui deixa eu te falar uma coisa vc acha q estou inventando ou imaginando defeitos???? pois aqui, eu estou aqui pq estou realmente precisando de uma ajuda pq nimguem ate agora por mais q tenha tido boa vontade nao me ajudou a resolver, eu estou aqui pedindo ajuda, se nao quer ajudar, obrigado assim mesmo mas caso queira realmente ajudar a descobrir o cramunhao q tem dentro daquele motor pode ate me ligar pq ja nao sei o q fazer, a unica coisa q ainda nao fiz foi remover o cabeçote, q tambem foi totalmente retificado, se quiser falar comigo pessoalmente meu tel e 031 8631-8041 meu nome e tiago, hoje removi a valvula pra ver se ela estava travando mesmo, ai o q acontece e q antes do ponteiro de temperatura chegar na parte azul q e bem no inicio, a ventoinha ja tava armando, se quiser faço video acompanhando pra ver realmente o q esta acontecendo pq ja nao sei o q mais fazer a nao ser remover o cabeçote. Em relaçao ao ano do carro, vou ter q tirar foto do cofre do motor, do numero do chassi e do dut pra vcs verem q o carro e 92, disso ai de ano eu nem questiono nao pq isso nem ajuda em nada a resolver esse problema, desculpa galera talvez esta sendo meio grosso, mas e pq realmente nao faz sentido o q esta acontecendo, mesmo sendo tudo novo, realmente a mangueira do radiador da parte de entrada de agua pro motor começa a aquecer primeiro do q a de saida do motor onde fica a valvula, pior e o seguinte a ventuinha arma antes de o ponteiro chegar na metade ai nao desliga mais, se retiro um fio do cebolao ela desliga se volto a ligar ela volta tambem ou seja o cebolao nao abre o circuito, so q ja troquei o cebolao pra testar se ele q esta avariado. eu nunca vi nada igual, se quiserem faço um video fazendo tudo passo a passo e posto no youtube pra vcs verem e talvez terem outra ideia, o pior q , bomba nova, cebolao novo, radiador novo, valvula nova, tampa nova, quase todas mangueiras novas, so sobra mesmo remover o cabeçote. Na boa nao sei mais o q faço, varios mecanicos de outras oficinas amigos meu vieram ate minha oficina e tambem nao tiveram nenhuma soluçao. se alguem quiser me ligar o tel ta la pq alem deme fazer perder o sono esta me deixando louco. obrigado
Aqui estou para ajudar e não para ofender, mas para ajudar a distancia é preciso
de varias informações de quem pede ajuda uma vez que não estamos presentes.
Primeira informação que precisamos é que você precisa ter é uma pistola laser para
medir a temperatura que entra no radiador, e que sai do radiador.
Com esta informação é possível saber se a água está circulando pelo radiador, e
também se está havendo troca de calor.
Mas você também pode colocar a mão na mangueira inferior e superior do radiador
e comparar as temperatura uma da outra para ver a diferença de temperatura,
outra coisa, como o ventilador liga coloque a mão atras dele e veja se o ar que
sai dele é quente frio, se for quente a água esta circulando, se for fria não está,
mas ai não teria como o cebolão ligar, porque o cebolão só pode ligar se a água
está quente ou ele está com defeito, é por isto que eu disse que não tem relevância,
não para ofender você, até porque eu não esse direito, e também eu estou aqui
para ajudar porque eu quero, porque eu gosto, e a hora que for para eu vim aqui
para ofender ou para discutir com alguém isso aqui não terá nenhum sentido
para mim, mas se você se sentiu ofendido pelo que escrevi, eu peço desculpa
porque não foi esta a intenção. Um abraço, fique com deus e feliz natal.
Companheiro "faulks", aqui são profissionais repartindo experiência... apenas faça os testes. Eu pessoalmente acredito que seu defeito seja o cebolão, ele atraca e não consegue desplugar, tipo relê com defeito.
Boa sorte.
Mais uma ideia. Meus neuronios estão muito lerdos,rsrsrrs,
Verifique se o rotor da bomba nova tem o mesmo diametro da substituida e o sentido de ação do rotor empurrar agua é o correto.E se local da bomba está muito corroido por ferrugem.
o cebolao testado e de um carro de um amigo q utiliza a mesma aplicaçao, entao no carro dele funciona ok e no carro do problema ocorre igual com o novo comprado pra ele, quanto a bomba pra ter total certeza removi a bomba e comparei com a velha, e toda igual com apenas a diferença da velha ter rotor de metal e a nova plastico. Bem o local da bomba nao esta tao corroido, medidor laser nao tenho em minha oficina, mas sim a mangueira inferior começa a aquecer primeiro q a superior. vou tentar colocar a pressao como a ultima alternativa antes de remover o cabeçote. amanha dou mais informaçao
Se não tiver plug proprio para rosca do cabeçote,faça com vela velha,quebrando porcelana e soldando tubo para acoplar mangueira de ar comprimido.Pistão pms (explossão) 5ª marcha engatada e freio de mão acionado.Tire tampa reservatorio observe borbulhas.Teste em todos cilindros.
Bom serviço.
ola amigo, tava acompanhando de fora ai seu problema e vendo os companheiros ti encherem de dicas!
mas vo ti conta o que aconteçeu comigo aqui na minha oficina a um tempo atras! peguei um corsinha wind 95 que simplesmente tinha sido trocado tudo no sistema de arrefecimento do veiculo pelo o propietario, ai caiu nas minhas mãos do mesmo jeito, ele fervia não desligava ventoinha e por ai vai!
bom para ti encurta a historia, o radiador novo não prestava. tinha um defeito as colmeias bem ao meio eram amassadas internamente, fazendo com que a agua não circulasse normalmente! vi ai que voce coloco radiador novo né? mas voce não testou outro no lugar deste ai né?
ja que fez tantos testes, faça mais este para ve!
um feliz ano novo a todos
sisteminha facil demais para tantas brigas rsrsrs
vamos la neste caso e como estar num transito com duas esquinas e nao saber pra onde ir
retire o cebolao e mergulhe em agua fervendo e note ligar da ventoinha
retire o cebolao e mergulhe no gelo e note desligar a ventoinha
pronto anotou o resultado
se ao colocar no gelo nao desligar ventoinha acuse cebolao
se ao colocar no gelo desligar ventoinha a busca e no motor
na saida do cabeçote havera temperatura acima de 98 graus correto mas sem acionamento da ventoinha ainda caindo apenas se tudo correr bem na viagem da agua pelo sistema
na saida parte inferior do radiador havera temperatura bem mais baixa que 98 com ventoinha ligada
o que indica que a agua circulou e a ventoinha cumpriu sua funçao
agora se a agua insiste em estar quente acima de 98 entao ha frente de chama um maçarico de fogo na agua dando empate tecnico no sistema ok ?
galera me desculpe a demora em responder, e pq alem de correria do fim de ano mais os tao tumultuados problemas q tenho passado ainda me queimei em um sistema de arrefecimento, e queimei feio, olha q o veiculo ja estava parado a mais de 30 minutos, estranho nao ter queimado junta....
entao, o problema ainda esta pior, de tudo o q fiz e da forma q vcs me axiliaram nao tive uma resposta de algum erro e tal. Como ja nao tinha mais opçao removi o cabeçote pq ja nao tinha mais o q fazer, e entao nada de anormal, galerias do bloco com aquela ferrugem mas nada q impeça ou faça tanto problema, olhei galeria por galeria com uma boa lanterna, nada de anormal, verifiquei as galerias do cabeçote essas sao mais dificeis de ver mas tambem nao vi nenhum problema joguei diesel em todas pra ver se sairiam na parte da carcaça da valvula e tudo ok, na junta nada de anormal, removi a bomba mais uma vez e tudo ok.... montei com outra junta do cabeçote, bem devagar atento a qualquer detalhe e o final.............. a mesma coisa, o mesmo problema, o marcinho um amigo de prova foi bater um papo comigo e ele tem um kadett e o sistema e a mesma coisa, funcionei o carro dele pra ver se tudo tava ok e ai removi o conjunto completo, completo gente, radiador, ventoinha, cebolao e tals. montei no carro, sangrei de todas as formas possiveis e o problema novamente..... depoois remontei o kadett conferi e liberei o marcinho q o prendi por quase 2 horas.....
entao o q notei foi o seguinte, a temperatura quando esta marcando 90, a valvula abre e o ponteiro quase nao cai depois começa cair aos poucos bem devagar, e verificando as mangueiras a da valvula como deve ser mesmo fica muito quente agora a de saida do radiador para o motor começa a esquentar mas nao no sentido radiador motor e sim ao contrario a caloria vinha sentido motor radiador, isso gente na mangueira de entrada do mootor... outra deixando o motor funcionando mesmo com a ventoinha direta igual ela fica com um pouco de tempo as duas mangueiras ficam super quentes enquanto o marcador fica na faixa azul la embaixo, tudo indica agua nao circulando, ou seja ta tudo quente mas o marcador nao marca pq ele esta posicionado la no fundo do cabeçote debaixo do distribuidor, e quanto ao funcionamento dele testei e esta ok pq se eu desligar o cebolao a ventuinha para ai a temperatura começa a subir e ele vai marcando certinho...
ja nao sei o q faço, estou pensando em condenar o cabeçote, e complicado mas nao e uma peça q se consegue facilmente para testar, a gente nem sei o q faço, o cliente fica de cima acompanhando nao pressiona nem nada do tipo, mas ta na cara q fica duvidando de minha credibilidadde e conhecimento. fica chato valeu ai
mediu a altura do cabeçóte?
quando e eltroventilador ligado qual sentido ele joga o ar?
JCN serviços automotivos Mauá sp
kkkkkkk qual sentido joga o ar???..... brincadeira......... e pq ja estou sem ideias, entao, o ar e jogado para atras do radiador, no bloco do motor, ela sao sopra e sim suga, correto ne??? ja nem to sabendo diferenciar esses detalhes....
entao nao medi a altura nao, tambem nao tenho o manual especifico com detalhes e valores para utilizar de referencia..
agora ate fiquei curioso, se o cabeçote estiver morto na medida de altura a retifica daria o grito nao??? outra isso afetaria o arrefecimento??? mas eu tambem teria alguns outros sintomas nao??? ta tem uma coisa, quando o motor foi pra retifica apos removido foi verificado a falta de pequenos pedaços da face do cabeçote q concerteza foi feito um enchimento para efetuar a plaina. mas visualmente e o q conferi nao detectei algum detalhe q me daria um motivo para condenalo.. ajuda ja nao sei o q faço..
Confirmar com as do motor gasolina.
Termostatica abre com 82º
Cabolão liga com 86º,desliga com76º
ta tudo certo, mesmo sem valvula o problema ocorre, e mais rapido do q com ela. a agua nao circula
Faulks,se deixar motor funcionando parado ele chega a ferver ou só o marcador temperatura indica temperatura elevada..As mangueiras superior e inferior não chegam a ficar com mesma temperatura após tempo de funcionamento do motor?
Sem tampa do reservatorio e colocar motor funcionando o nivel sobe ou se mantem,no mesmo nivel?
Para conferir com colocados no motor a gasolina.
Val.termostatica abre com 82º
Cebolão liga com 86º desliga com 76º
Para conferir com os colocados no motor, gasolina.
Valvula termostatica abre com 82º
Cebolão liga com 86º e desliga com 76º.