Caros colegas, estou iniciando na manutenção de ar condicionado, por isso, desculpem se postar alguma bobagem e me corrijam se necessário.
Fiz um curso de ar condicionado a algum tempo atrás, mas só agora a empresa (frotista) comprou um manifold, portanto, esqueci muita coisa do curso...
De qualquer forma, a dúvida é o seguinte:
A zafira estava completamente sem gás, efetuei o vácuo, deixei por cerca de duas horas em retenção, o vácuo permaneceu inalterado.
Portanto, fiz a recarga utilizando o conjunto manifold com uma carga de 700 gramas (não tenho recicladora) pelo circuito de alta com a garrafa de cabeça para baixo como manda o procedimento, o gás estabilizou a uma pressão de 120psi.
Liguei o carro e o ar, ai que está a principal dúvida, em trabalho, a pressão de alta fica variando entre 160psi e chega próxima de 400 quando a ventoinha liga e a pressão abaixa novamente para 160 e o ciclo se repete, pergunta: Não deveria estar estável na faixa de 250 psi? esse comportamento é normal para este veículo?
Outra questão, descobri, que o fluido refrigerante vazou pela válvula de serviço de alta, já que ao retirar o manifold, não para de vazar, alguma dica de como trocar esta válvula? aparentemente ela não é rosqueada, mas acredito que seja, mas estou preocupado em danificar a condensadora.
Agradeço desde já a atenção dos colegas.
Respostas:
Boa tarde,em relaçao a preçao alta verificar talvez muito gas,tambem pode ser valvula de expançao ou nao esta ligando a ventuinha com o sensor de preçaor do ar e sim com a temperatura do motor,repito nao esta ligando pela preçao de alta ,em relaçao a valvula tem que tirar o gas fazer a manutençao re aplicar o gas.
Obrigado amigo toniautocheckup
Como eu poderia testar o pressostato?
Já que meu scanner não faz o teste (new kaptor) este sistema responde direto ao módulo de injeção?
Att
Carlos
desligue o sensor do A/C e ligue o motor e o A/C e verifique a preçao de alta se ficar dentro do padrao pode ser o sensor o sensor tem que ser de 3 vias.
Quando eu desligo o sensor, a pressão de baixa começa a subir até que o motor morre,
Conforme sua dica anterior, observei que a ventoinha frontal não liga, somente liga a ventoinha do radiador, com a temperatura do motor.
Ocorre que neste carro, ainda não consegui localizar os relés das ventoinhas, pois o esquema de fusíveis e relês não batem com o esquema que o simplo fornece, procurando pelos relês, achei mais um conjunto deles no compartimento do motor, logo acima do cilindro mestre, você sabe dizer qual deles são das ventoinhas e seus fusiveis?
Testei a ventoinha frontal e ela liga quando energizada diretamente, e neste caso o carro gela e a pressão abaixa.
Desta forma, preciso apenas testar o relê e o fusível e caso estiverem ok, é certo que o problema será o pressostato, estou correito?
Obrigado por sua atenção!
ola beleza como vc sabe que vc colocou 700 gramas...acredito que vc colocou muito gas as pressa trabalha em torno de 150..160.. 40..50.. com a ventuinha ligada... so pode ir a 250..ate a ventuinha ligar depois tem que baixar para 150..
Desculpe a demora, é que empresa pública tudo é mais demorado, só hoje pude terminar esse carro, pois ontem chegaram as peças, Esse carro tinha três problemas:
01 pressostato
02 relê ventoinha queimado
03 vazamento na válvula de serviço de alta
E pra complicar, o esquema que tenho da simplo para esse carro (aliás, suspeito que alguém algum dia alterou o posicionamento dos relês, já que comparando com outra zafira idêntica, mesmo ano e modelo), não batia, tive que seguir o chicote até encontrar o relê e fusível.
700 gramas é o que indica o manual da simplo, depois de tudo trocado, voltei a por essa carga e as pressões agora estão de acordo com sua dica.
Obrigado aos colegas que me ajudaram, esse carro já foi um grande aprendizado, o que não seria possível sem ajuda dos amigos!
Att
Carlos