Bom dia colegas, ainda na minha árdua luta com o aprendizado da manutenção de ar condicionado, tenho agora um novo problema:
Aqui na empresa o uno da descrição acima nunca teve uma manutenção no ar condicionado, mas o ar não refrigera apropriadamente, então, resolvi checar a pressão do sistema e me surpreendi com o resultado.
Na primeira medida, a pressão com o veículo desligado, a pressão de alta e de baixa estava em torno de 150 psi, ao ligar o veículo, a pressão de baixa atingia 60psi e de alta pouco mudava, imaginei que estava com excesso de gás (mas o veículo era original), portanto, retirei um pouco de gás, e esperei a pressão estabilizr próxima dos 90 bar.
Liguei o veículo e a pressão de baixa foi novamente para os 60 bar e a pressão de alta caiu para cerca de 50 e assim continua.
Desliguei o veículo e aguardei um tempo, agora o manômetro aponta 150 psi na linha de baixa e os mesmos 50 na linha de alta.
Alguma idéia do problema? penso que seja a válvula de controle do compressor, mas existe outra possibilidade?
Agradeço mais uma vez a contribuição dos colegas!
Att
Carlos
Respostas:
amigo, pelo que voce falou o sistema trabalhou com muita carga e sobrecarregou alguma coisa, seja a valvula ou o compressor, eu faria vacuo no sistema e colocaria uma nova carga de gas e verificaria quanto a vazamentos, nesse caso provalvelmente seja o compressor.
BOM DIA AMIGO
TIVE VARIOS PROBLEMAS COMO ESSE PRINCIPALMENTE NOS COMPRESSORES V5 DA GM, ENTAO PRA NAO PASSAR MAIS TRABALHO JA QUE ESTAVA SEM GAS NO SISTEMA TROQUEI A VALVULA DE CONTROLE E TODOS QUE APRESENTAVAM ESSE PROBLEMA FOI SANADO COM A TROCA DA VALVULA, OUTRA COISA QUE PODE SER É SISTEMA SUJO MAS ACHO POUCO PROVAVEL PORQUE DARIA ALTA PRESSAO NA LINHA DE ALTA E BAIXA NA LINHA DE BAIXA ENTAO SE FOSSE NO MEU CASO TROCARIA A VALVULA E COLOCARIA A CARGA CERTA DE GAS E BOTARIA A FUNCIONAR O SISTEMA.
ACREDITO QUE FUNCIONE
ABRAÇO
Amigos, desculpem a demora em responder este tópico, trabalho em uma empresa pública e fim de ano sou afastado das minhas atribuições normais para participar de comissões (inventário de bens).
Portanto, ainda não pude checar o uno, o ar dele está desligado e só voltarei a tratar desse assunto no ano que vem, já que janeiro estarei de férias.
Assim que voltar ao desempenho das minhas funções postarei aqui o resultado dos testes e a solução conforme as postagens dos colegas.
Por enquanto agradeço a todos pelas sugestões e o tempo dedicado a este problema.
Abraços a todos!