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Respostas:
<t><p>Eita problemão em... Colega </p> <p>tenh certeza que tá ok com o radiado?</p></t>
<t><p>Sim. O radiador foi trocado por um novo.</p></t>
<t><p>Já chegou ligar.. O eletroventilador algunha vez?</p></t>
<t><p>Sim. </p> <p>Ligamos o motor, ele vai aquecendo normal e logo que passa dos 90º ferve e </p> <p>sai a água pelo reservatório. </p> <p>Também fizemos os testes de pressão do sistema e está OK. </p> <p>É impressionante, não sabemos mais o que fazer e nem o que dizer ao </p> <p>cliente.</p></t>
<t><p>É muito estranho mesmo.. Parece com sintoma de junta queimada.. Mais foi trocada né. </p> <p>Já fez o teste sem a válvula?</p></t>
<t><p>Não sei dizer exatamente se foi feito o teste sem a válvula, pois sou auxiliar na Oficina Mecânica. Não tenho essa informação agora. </p> <p>Posso dizer com certeza que a Válvula foi trocada por uma nova.</p></t>
<t><p>É bom fazermos um teste sem a vávula... E observar o que vai acontecer... A i sim vou te dar uma dica legal</p></t>
<t><p>Já passei muito por isso</p></t>
<t><p>Ricardo, você ao que parece não se identificou, nome de oficina, nº de tel, localização, etc. Isto facilita. </p> <p> Primeiro, acho que esta havendo erro quanto ao diagnóstico. Ao você dizer que fez o teste de pressão e esta OK, ai já tem algo errado ou mal explicado. Pois existem dois teste de pressão, aquele que se aplica pressão no sistema de arrefecimento e o que deixa a ferramenta instalada no reservatório de expansão para aferir a pressão do sistema. </p> <p> Tenta fazer desta forma. </p> <p>1- Coloque a ferramenta no reservatório de expansão, ligue o motor e deixe aquecer e vá monitorando a pressão, esta deve ficar em torno de 1 bar; a tampa você testou com a ferramenta? </p> <p>2- Com a ferramenta de teste ainda instalada no reservatório aplicando uma pré-pressão de 0,5 bar , aplique ar comprimido em cada um dos cilindros. Claro que estes devem estar em PMS no tempo de explosão. Vá olhando o manômetro e veja se a pressão irá aumentar, se isto ocorrer é porque há problema de junta, bloco rachado, ou mesmo cabeçote. Mas com certeza o problema é má vedação. </p> <p>3- Como você deixou de falar se o circuito de acionamento da ventuinha esta funcionando, não vou sequer falar sobre isso, mas você deve verificar. E nos conte se o carro ferve parado ou andando, pois se for andando a ventuinha pode estar com giro invertido. </p> <p>4- Por fim, não há maiores problema para resolver isso, o sistema é relativamente fácil de mexer. </p> <p>Ps. No mais você tem a responsabilidade e o compromisso de se identificar, bem como trazer ´para nós todas as informações sobre o fechamento desse serviço. Pois do contrário estará prejudicando outros usuários que não vão contar tão cedo com minha prestatividade. </p> <p> Caso queira uma ajuda melhor use o MSN [email protected] pois com o recurso on line fica muito mais fácil, ainda mais se tiver uma web can.</p></t>
<t><p>Meu nome é Ricardo Baumart </p> <p>Tenho 28 anos </p> <p>Moro em Cachoeirinha/RS </p> <p>Estudo Mecânica no SENAI/RS </p> <p>Estou fazendo estágio na Mecânica Dela Valle / Cachoeirinha RS </p> <p>Proprietário João Batista Dela Valle no ramo há 25 anos. </p> <p>Sobre o sistema da ventuinha está funcionando normalmente. </p> <p>O carro aquece parado, em poucos minutos. </p> <p>Eu acredito que o João tenha feitos os dois testes citados de pressão, </p> <p>mas mesmo assim vou imprimir estas respostas e levá-las até ele </p> <p>hoje mesmo. </p> <p>Assim que descobrir-mos o motivo (se é que descobriremos) eu colocarei aqui </p> <p>com certeza, para futuramente ajudar os demais amigos. </p> <p>Por enquanto, muito obrigado.</p></t>
<t><p>Seja muito bem vindo ao espaço.</p></t>
<t><p>meu amigo ja testou o sensor temperatura?</p></t>
<t><p>amigo ja verificou se os ventiladores estao rodando para o lado correto ou se foram trocados por ventiladores menores.me responda (moraes2008)</p></t>
<t><p>O Sensor está OK. </p> <p>Os ventiladores são originais e estão no sentido correto. </p> <p>Hoje vamos fazer o teste onde a ferramenta fica instalada no reservatório </p> <p>da água, conforme nosso amigo Candango especificou anteriormente. Teste de pressão! </p> <p>Quem sabe isso resolve... </p> <p>Abraço!</p></t>
<t><p>Boa sorte colega.</p></t>
<t><p>Amigo vc ja verificou se a parte eletrica esta tudo ok, quanto ao cebolao,ventoinha, etc? </p> <p>Verifique conectore e fios qto a oxidaçao e veja a tampa de expansao. </p> <p>boa sorte</p></t>
<t><p>E AI COLEGA JÁ RESOLVEU O PROBLEMA..</p></t>
<t><p>Amigos, </p> <p>problema resolvido. </p> <p>Agora na parte da tarde estarei colocando aqui todo o processo feito </p> <p>para que todos possam entender o que aconteceu. </p> <p>Muito obrigado mais uma vez.</p></t>
<t><p><b>CORDOBA 1.8 COM AR E DIREÇÃO HIDRÁULICA - GNV - 1998</b> </p> <p>Há 3 meses atrás o carro veio a oficina para examinar um aquecimento, elevava a temperatura a 130ºC e a ventoinha não acionava. </p> <p>Deixei o carro esfriar, repus a água e deixei ele aquecer em marcha lenta e constatei que só aquecia a mangueira de </p> <p>cima e a de baixo não. Removi a válvula termostática e testei ela fora e ela não abria. Coloquei uma nova </p> <p>e o carro ficou bom, mas o sistema de arrefecimento estava completamente sujo (muito) e aconselhei o cliente a </p> <p>fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento. O proprietario é vendedor de peças elétricas automotivas e disse que ele mesmo ia fazer a limpeza </p> <p>com querosene, entreguei o carro para ele. </p> <p>No começo do mês ele me ligou pra pegar o carro que estava aquecendo e colocando a água para fora. Comecei a trabalhar no carro e observei que </p> <p>a junta do cabeçote tinha queimado pois colocava a água toda pra fora, mesmo frio (só no ligar). </p> <p>Removí o cabeçote e mandei plainar (quis já fazer assentamento de sede e válvulas, raio x e banho térmico e troca dos retentores dos guias). </p> <p>Mas o cliente quis só fazer o aplainamento. Assim o fiz. </p> <p>Coloquei o cabeçote com a junta Taranto (não de ferro orgânico) e começou a novela, quando chegou a 90ºC, o motor aqueceu, a mangueira de cima </p> <p>a de baixo e o radiador ficavam frios e a tampa do reservatório colocava a água pra fora, testei a tampa e estava ruim, troquei e continuou, </p> <p>testei a válvula termostática nova e estava boa, levei o radiador para teste numa casa especializada em radiadores e estava desmanchada </p> <p>as partes de vedação do radiador devido ao querosene colocado pelo proprietário. Removi a bomba d'água e estava Ok, testei as mangupeiras e </p> <p>as conexões e estava tudo Ok. </p> <p>Por fim, removí o cabeçote e fiz o teste de raio x e já fiz a geral colocando a junta de ferro (orgânica) e os parafusos novos, ficou a mesma coisa, </p> <p>colocava a ferramenta de pressão no sistema e tudo Ok, fiz as sangrias pelo ar quente, pelo interruptor do eletro ventilador e pelo retorno, o problema persistiu. </p> <p>Fiz a sangria com a máquina de limpeza do arrefecimento (wurth) e fiz sem o reservatório de expansão, pelo retorno e pela entrada da mangueira </p> <p>do reservatório e consegui sangrar (tirar o ar), e começou a água a circular no sistema e ligava o eletro ventilador aos 110ºC, mas </p> <p>observei que a água estava circulando. Tirei a máquina e liguei no reservatório e liguei o carro, quando chegou nos 90ºC fez o mesmo problema </p> <p>daí fiz o teste com o manômetro no reservatório conforme o Candango aqui do fórum falou, e o motor chegou a 1 BAR de pressão e a </p> <p>ventoinha ligou e o motor ficou nos 90ºC. Então fiquei encasquetado nisso, testei o reservatório fora do carro, </p> <p>fechei a saída, coloquei a tampa e coloquei o manômetro no retorno e constatei que não </p> <p>dava pressão pois saia pelo ladrão sem abrir a válvula da tampa e testei outro reservatório, criou pressão , coloquei o novo reservatório no carro e ficou bom. </p> <p>Por fim tinha uma rachadura interna no reservatório e quando aquecia a água, a rachadura abria e colocava para fora e não aparecia </p> <p>com a máquina de testes de pressão por que tapava a rachadura pelo lado de dentro. </p> <p>Foi isso. </p> <p>Agradeço a todos pela ajuda e graças ao teste que o Candango falou resolví o problema.</p></t>
<t><p>Que bom que resolveu o problema..</p></t>