Olá, Boa Noite a todos!
Quero pedir a voces uma ajuda com um problema que está sendo de difícil solução. A reclamação do cliente é que o carro joga água para fora pela tampa do reservatório do liquido de arrefecimento sem que a temperatura no painel chegue no vermelho no mostrador. O defeito aconteceu na oficina e o motor realmente quando começa a aquecer por volta dos 80/85 graus
o nivel da água no reservatório começa a subir e ao chegar na tampa joga água para fora e a ventoinha nessa hora permanece desligada mas basta ligar o A/C que a ventoinha ao ligar faz a água baixar imediatamente.
Veiculo: Peugeot 206 SW 1.4 8V ano 2008
Já fiz os seguites procedimentos:
1- Trocados para teste o radiador, reservatório com a tampa e o tubo que liga os dois para descartar entupimentos;
2- Colocada a valvula termostática, pois não possuia a mesma;
3- Trocado o sensor de temperatura, por motivo de teste;
4- Trocada a bomba d'água, pois a mesma já não tinha a hélice que movilmenta a água;
5- Trocados os dois relés da ventoinha do radiador, pois os mesmos estavam com sinais de zinabre e desgaste nos terminais;
6- Retirado o cabeçote e feita a plaina de sua face, para descartar passagem de compressão, a junta estava desgastada;
A titulo de informação, quando o A/C está ligado o motor não joga água e a temperatura permanece baixa.
Após todos os procementos acima o motor agora liga a ventoinha pouco acima dos 90 grause a temperatura diminui mas ainda eventualmente sai água pela tampa do reservatório, por favor alguém pode me ajudar, grande abraço a todos, Luiz.
Boa Noite pessoal!
Finalmente resolvido o problema, mesmo tendo colocado uma nova tampa e um outro sensor de temperatura os mesmos estavam fora de especificação, sendo necessária a colocação de outros e após a nova troca o sistema de arrefecimento agora está com o funcionamento normalizado, agradeço muito a todos pelas respostas e ajuda que me deram e um grande abraço a todos, Luiz.
Respostas:
nesses casos assim é praxe. espeto o multímetro em temperatura no radiador espeto o scaner e confiro as leituras. lembrando que a leitura do multímetro NUNCA devera exceder a leitura do Scaner.
Compra uma tampa do reservatorio na concessionaria que resolve o problema
mecanica sassá a tampa do reservatório é nova e original comprada na Peugeot
master não sei te responder pois tenho que falar com a retifica, só segunda
sonene vou fazer esse teste segunda-feira
rlmac sim ele liga a primeira velocidade normalmente
Obrigado pelas respotas de todos, somente vou poder fazer os testes segunda-feira, depois volto a postar
Olá Beto35, não troquei o jogo de parafusos isso seria suficiente para causar o problema que citei visto que já existia antes?
Como mais uma informação, quando a temperatura no painel sobe pouco acima de 90 graus, o nivel do liquido de arrefecimento começa a subir e quando a ventoinha arma ele desce novamente, o problema é que as vezes ele deixa sair um pouco de liquido, acontece com mais frequencia quando logo depois de andar com o veiculo por um tempo e parar e deixar em marcha lenta ele começa a vazar. Antes de trocar as peças e retirar o cabeçote era uma quantidade muito grande de agua que saia pois o motor parecia ferver, após os serviços agora o que vaza não passa de gotas,mas não deveria sair nada, por isso a dificuldade em resolver, mais uma vez obrigado a todos pelas respostas, Luiz.
Em juntas que se aplica torque angular, SEMPRE é recomendada trocar os parafusos (ex torque 6,5 kgf + 90º), pois realmente ele estica e pode causar o problema que vc citou.
Vi um caso de de um Gol que jogava agua pelo reservatório que mesmo trocada a tampa, continuou, e era defeito no reservatório (mas não sei se é o caso pois vc disse que trocou), talvez seja necessário colocar outro para tirar a prova.