Boa noite amigos, estou com um problema muito complicado de se resolver, segundo alguns mecânicos que tentaram solucionar o mesmo, o meu carro sempre ficou com o ponteiro da temperatura um pouco acima do meio, e recentemente o carro começou a aquecer, foi constatado um problema na válvula termostática, então troquei a válvula, carcaça da válvula, sensor de temperatura, reservatório / tampa e o carro depois de uma semana começou a esquentar novamente, então o mecânico me falou que poderia ser a bomba d'água que não estava com o rolamento bom e apresentava uma folga na polia, ok! Troquei a bomba, as abraçadeiras das mangueiras, sendo que o carro um dia após sair da oficina continua aquecendo, não sei mais o que fazer, pois não tem vazamentos que pudessem causar entrada de ar no sistema, mas o ponteiro da temperatura continua subindo gradativamente e as vezes ele volta ao normal, com uma variação na temperatura, e outra coisa que está ocorrendo é que a ventuínha demora a armar e já arma na alta quando já está quase fervendo, em algumas vezes observei que a válvula termostática está demorando a abrir e quando abre já está quase fervendo e é nessa que a ventuínha arma na alta, mas não sei mais o que fazer pois já gastei um dinheirão com peça e mão de obra e ninguém consegue resolver o meu problema, será que algum amigo saberia me orientar a respeito ou já passou por alguma situação parecida que pudesse me dar uma luz, desde já eu agradeço pela ajuda a todos do fárum, e fiquem com Deus.
Respostas:
Esse é fácil de resolver, confira a resistência do eletroventilador, se estiver alterada deve troca-la, se ela estiver alterada ou com gambiarra o primeiro estagio não arma e so arma o segundo estágio, se não me engano é a ventoinha vermelha.
tem que ver se nao tem ar no sistema tb.
Bom dia amigo, verifiquei a resistência do eletro-ventilador e a mesma está boa, sendo que observei que a mangueira inferior do radiador quando o carro está aquecendo a mesma fica fria, segundo o mecânico que verificou pela última vez, disse que era por um mal funcionamento da válvula termostática, sendo que a válvula agora é nova e continua com o mesmo defeito, tenho dúvidas sobre a válvula de ar quente que segundo alguns colegas de outros fóruns, costuma entupir e obstruir a passagem de água que deveria retornar para o radiador, logo não sei pois sou técnico em informática , eletrônico,eletricista e não mecânico, por isso estou perdido dependendo da ajuda de amigos pois não sei mais o que fazer.
Muito obrigado amigo pela sua ajuda, vou verificar essa válvula de ar quente pois foi a única coisa que ainda não foi verificada, e quanto ao radiador levei o veículo em uma oficina especializada em radiadores e me disseram que esse radiador não entope com facilidade e que o meu está ótimo sem oxidações e sugeiras, sendo que a válvula de ar quente eu não retirei para verificar e a junta de cabeçote também está boa segundo o mecânico, então foi seguir a sua orientação e do amigo anterior, que também foi sobre o ar quente de um ecosport, desde já fico muito grato pela ajuda e Deus abençoe à vocês.
amigo verifica tudo o que os colegas comentaram e se não isolar o ar quente na hora de sangrar o sistema coloca o botão no painel na posição de ar quente e ai vce sangra o sistema provável que seja ar falso.boa sorte!
Ok! Amigo eu já havia feito a sangria do sistema, o que ocorre é que esse aquecimento é involuntário, as vezes aquece e as vezes não o que deixa muitos mecânicos sem saber o que é pois o scaner não acusa nada de errado com a temperatura e os sensores, o que é pior é que só apresenta o defeito as vezes quando estou rodando com o carro e não na hora que estamos esperando para poder solucionar o mesmo, agora estou quase certo de que o problema possa ser na válvula de ar quente sim, tentei tirar a mangueira hoje e não consigo pois está muito emperrada, acho que é sujeira que armazenou na mangueira de entrada da válvula, vou tentar novamente e se não conseguir, vou cortar um pedaço e dobrá-la e conectar na outra saída, já que tenho o silicone de alta temperatura o 999, não custa nada tentar já que estou sem alternativa rsrsrs.
Fico muito feliz em saber que ainda tem pessoas boas que utilizam a nossa tecnologia de internet para ajudas os colegas, espero poder contribuir também futuramente com os colegas que estão me ajudando agora e os demais do fórum, obrigado pela sua ajuda amigo.
Ola este motor é um dos que da muita dor de cabeça em relação a problemas de temperatura. Um dos problemas é ar no sistema, outro é a mang de retorno com furo calibrado entupida, mau funcionamento sensor temperatura causando o acionamento prematuro do ventilador em velocidade alta ainda com a mang dagua fria ,muito cuidado com este semsor e com o conector também pode estar com mau contato mesmo colando sensor novo, examine bem o chicote, ai o acionamento do eletroventilador fica todo descontrolado, tampa do reservatorio expançao testar estanqueidade,
Se não for junta o teu defeito é por ai, este carro é bem chatinho em relação a temperatura,da muito problema também no chicote do mudulo, mau contato, pois é ele quem chaveiia o negativo da bobina do relé do eletroventilador.
Ok! vou verificar os possíveis problemas que vc acabou de relatar, e postarei o resultado amanhã mesmo, pois estou tentando de diversas formas resolver esse problema, sendo que parece que vc está super certo quando falou que é um dos que da muita dor de cabeça, pois já estou até pensando em vender o carro devido ao problema, pois não estou conseguindo resolver e não acho na minha cidade uma oficina que me dê uma esperança de solução, é muito complicado ficar com um problema assim sem solução, mas desde já sou grato à todos vcs que estão me passando algumas dicas, e tenho a certeza que em breve vou resolver, pois esse foi o único fórum que consegui algumas dicas, já tentei em cinco e sem êxito, um abraço a todos.
Outra coisa que gostaria de saber se é normal, é quanto ao ponteiro da temperatura que nunca fica no meio e sim um pouco à frente do meio, isso é ou não normal desse modelo Rocam 1.6 8V 2008, fico no aguardo da resposta dos amigos, um abraço.
Boa Noite!
Verifica a mangueira fina que é ligada em cima do reservatorio, nesta mangueira existe um redutor dentro da mesma, que pode estar entupido, com relação a desligar as mangueiras de ar quente, pense um pouco antes, vc desligando estas mangueiras vc vai alterar a abertura da valvula termostica. Este veiculo ja é com a valvula eletronica, se for vc trocou completa ou não. Apos estes testes, tira as velas e sola o veiculo pra ver se não sai agua, a junta pode estar queimando ou queimada sem apresentar falhamento. Resitencia esta ok, bba agua trocada, valvula trocada. Veja isto e nos de um retorno. Existem casos que devido ao esquente, os pistoes deformam um pouco e acontece isto, ou seja os mesmos quando veiculo quente ficam avermelhados.
Valeu Beto35, estas imagens estao otimas, para o mesmo verificar. Apneas equeci de mandar ver este T.
Obrigado jeronimo, vou verificar e te dou o retorno, um abraço.
Obrigado Beto, estou tentando de todas as formas e agradeço a vocês.
Caro usuário,
O fórum do Jornal Oficina Brasil é uma ferramenta de uso exclusivo de reparador para reparador, onde aqui buscam, encontram e trocam informações sobre a manutenção de veículos em nosso país.
No seu caso, como é proprietário do veículo, indicamos acessar www.guiadeoficinasbrasil.com.br e lá localize uma oficina mais próxima de sua localidade.
Desta forma, terá todo o suporte para a solução da falha que necessita.
Atenciosamente,
AdministradorOB
Caro usuário,
O fórum do Jornal Oficina Brasil é uma ferramenta de uso exclusivo de reparador para reparador, onde aqui buscam, encontram e trocam informações sobre a manutenção de veículos em nosso país.
No seu caso, como é proprietário do veículo, indicamos acessar www.guiadeoficinasbrasil.com.br e lá localize uma oficina mais próxima de sua localidade.
Desta forma, terá todo o suporte para a solução da falha que necessita.
Atenciosamente,
AdministradorOB
Peço desculpas aos colegas que se sentiram ofendidos com a minha pergunta, pois como já havia dito antes, não sou mecânico e sim eletricista de auto e predial de alta tensão, Téc em Eletrônica e informática, logo estou fazendo um curso no Senai de Niterói justamente pelo fato de ter confiado em alguns colegas "mechanicos" que me fizeram gastar uma fortuna com algumas peças que por sua ver estavam boas, então optei por tentar fazer eu mesmo o serviço mediante o fato de estar prestes a concluir o curso, logo optei por fazer o serviço com a orientação de alguns colegas da profissão por terem mais experiências do que eu na mecânica, pois o que importa hoje é trocarmos experiências uns com os outros, mais o administrador do fórum, não me permitiu continuar, mais tenho a certeza que Deus está no controle e espero poder contar com a ajuda dos amigos do fórum pode ser por e-mail ou Whatsap, caso queiram ajudar, eu ficarei muito grato, muito obrigado e que o Senhor Jesus abençoe à todos.
OBS: Meu e-mail [email protected]
Boa noite meu caro Beto, só para vc saber não sou calça branca, e outra coisa meu camarada eu eletricista de Plataforma e estou no penúltimo período de Análises de Sistemas, ou seja entendo muito bem de internet e informática em geral, os vídeos que vc postou até o meu filho de apenas 11 anos consegue achar na net, então vou dizer uma coisa, tenho vários dvds do Doutor Carro e videos do Doutor Macete, então entenda que em momento algum eu me desfiz dos seus vídeos mesmo sendo inúteis para mim, aprenda a ser humilde e vc vai chegar onde muitos já estão, no topo da sua profissão, fica na paz e reflita a questão, sem mais.:
>Boa noite meu caro Beto, só para vc saber não sou calça branca, e outra coisa meu camarada eu eletricista de Plataforma e estou no penúltimo período de Análises de Sistemas, ou seja entendo muito bem de internet e informática em geral, os vídeos que vc postou até o meu filho de apenas 11 anos consegue achar na net, então vou dizer uma coisa, tenho vários dvds do Doutor Carro e videos do Doutor Macete, então entenda que em momento algum eu me desfiz dos seus vídeos mesmo sendo inúteis para mim, aprenda a ser humilde e vc vai chegar onde muitos já estão, no topo da sua profissão, fica na paz e reflita a questão, sem mais.:
Oh cara ,nós ajudamos e você é assim,vejo que o beto35 foi te defender e responde desse jeito.REFLITA E LEIA POST DELE que foi depois do seu meu camaradinha.Isso me deixa indignado.
Ok! Beto me perdoe se eu entendi errado, pois achei que essa parte da mensagem fosse para mim ( pois qualquer calça branca está acessando .Muitas vezes respondo para os proprietários com matérias facilmente encontradas na internet que é de domínio publico,se ele vai acabar com o carro é problema dele. ) mais uma vez peço desculpas, pois acredito que houve um erro de expressão, logo que fique claro que no que depender de mim pode me perguntar que estarei a disposição para responder, tenho uma oficina de reparo em Niterói, trabalho com: DVD, Home Theaters, Microondas, TVs, Monitores de Pc, Montagem e manutenção de Micros, manutençao e desbloqueio de Vídeo games PS3 e Xbox 360, qualquer dúvida é só me contatar por e-mail, que responderei na hora, espero que nunca aconteça com vcs na eletrônica o que aconteceu comigo na mecânica rsrsrsr, brincadeira!!! Quando precisar é só perguntar, um abraço.
>Peço desculpas aos colegas que se sentiram ofendidos com a minha pergunta, pois como já havia dito antes, não sou mecânico e sim eletricista de auto e predial de alta tensão, Téc em Eletrônica e informática, logo estou fazendo um curso no Senai de Niterói justamente pelo fato de ter confiado em alguns colegas "mechanicos" que me fizeram gastar uma fortuna com algumas peças que por sua ver estavam boas, então optei por tentar fazer eu mesmo o serviço mediante o fato de estar prestes a concluir o curso, logo optei por fazer o serviço com a orientação de alguns colegas da profissão por terem mais experiências do que eu na mecânica, pois o que importa hoje é trocarmos experiências uns com os outros, mais o administrador do fórum, não me permitiu continuar, mais tenho a certeza que Deus está no controle e espero poder contar com a ajuda dos amigos do fórum pode ser por e-mail ou Whatsap, caso queiram ajudar, eu ficarei muito grato, muito obrigado e que o Senhor Jesus abençoe à todos.
OBS: Meu e-mail [email protected]
coléga tudo nesta vida depende do empenho em q colocamos sobre o q fasemos eu desde criança fui facinado por eletronica não tinha planos em ser mecanico a'te q o acaso fes eu levar o meu caro na oficina em q trabalho hoje e algo muito raro aconteceu me foi oferecido a oortunidade de entrar neste mundo.
como vc já conhecia eletrica informatica, e aqui adaptei o meu conhecimento desde então senpre tive bom relacionamento com colégas hoje muitos ex professores me procuram para pedir axilio.
porisso sempre gosto de ajudar a quem tem interece e c dedica espero t ver aqui em breve dando seu auxilio e c é de seu enterese q seje bem vindo a profição mas de a seus clientes o respeito q vc não encontrou nos seus mechanicos.
Ok! Amigo fico muito feliz em saber que ainda tem pessoas boas para se contar na hora do aperto, espero poder retribuir com algo no futuro, caso queiram tirar dúvidas na minha área é só me contatar que responderei na hora, se quiser falar comigo, me mande um e-mail e eu enviarei o meu número do celular para contato via Whatsap Ok! Um abraço.
Boa noite meu camarada!! É verdade uma discórdia desnecessária, mais já está tudo certo e ficaremos amigos rsrsrs, e quanto o problema eu não consegui retirar as mangueiras de ar quente da válvula, pois está muito emperrada e fiquei com receio de quebrar na junção da válvula, então levei em uma oficina mecânica que me indicaram aqui no fórum, através de um link que o admin postou para eu procurar, e os mecânicos da mesma me disseram que não fazem esse tipo de serviço, pois seria com um especialista em ar condicionado, segundo eles atrás da válvula tem um mini-radiador que poderá está entupido ou com borra de sujeira e essa borra pode está atrapalhando o fluxo de água retornar para abrir a válvula termostática, então optei por cortar as mangueiras eu mesmo e fazer uma ligação direta entre a saídas de ar quente, e verificar se a mesma vai resolver o problema, ah!!! Antes que eu me esqueça, achei hoje um vazamento na carcaça da válvula termostática e vou trocá-la amanhã, pois estou sem o silicone de alta para colocar, e assim que o fizer postarei o resultado aos colegas do fórum, tenham uma boa noite.
:)
Essa valvula e o modelo eletrico correto?Eu colocaria original ou waller,outras marcas das que coloquei ou nao funcionou,ou durou muito pouco..
este carro realmente tem ki ter muita atenção, ás vezes se coloca água e voce acha que está cheio o sistema, só ki não,
agora, não pode ter vazamento no sistema, e pelo jeito tinha, assim não tem temperatura ki fique no parametro ideal, mas,
o tópico foi muito bom, gostei das opiniões dos colegas, um grande aprendizado
Boa noite meu camarada!! Como vc disse o tópico realmente foi excelente, esse é o espirito da coisa, um ajudando o outro e o principal de tudo é estar sempre aprendendo com a troca de informações, logo assim que eu colocar o liquido de arrefecimento no meu carro, vou verificar como está e postarei aqui a resolução do problema, que foi com a ajuda dos amigos do fórum, peguei um pouquinho de cada dica e apliquei na pratica, e acho que vamos conseguir resolver, fico muito grato aos amigos do fórum que estão a disposição para me ajudar, amanhã postarei o resultado, um abraço à todos e fiquem com Deus.
ola amigo tenho um fiesta e em 2 minutos ele sobe o ponteiro ao meio, mais as mangueiras ficao frias, tem alguma susgestao?