Bom dia pessoal
Sou propitario de um Logus com motor AP 1.8 Monoponto; mesmo motor do GOL
Estou com problemas no arrefecimento do meu carro mas antes preciso contar um historinha pra vocês.
Notei que apesar da boa vontade de muitos, poucos tem a informação correta de como funciona o sistema de arrefecimento dos carros, principalmnte a álcool, oque me levou a uma árdua tarefa de pesquisa que gostaria de dividir com todos.
Bomba dagua:
Possui 1 saida de água que entra no bloco do motor e 3 conexoes de mangueira por onde coleta água conforme descrito abaixo:
1 – Conexao de baixo: coleta água que vem do radiador.
2 – Conexao do meio: coleta a água que vem dos acessorios(ar quente, aquecimento coletor, TBI, panelinha do coletor)
3 – Conexao de cima: coleta água que vem diretamente do cabeçote.
Valvula termostatica:
Funciona como uma válvula seletora de fluxo de água.
Carro frio:
-fecha a conexão 1(de baixo) para não puxar água fria do radiador, buscando aquecer o motor o mais rápido possível.
-abre a conexão 3 (de cima) para coletar água quente que sai do cabeçote.
Carro quente:
-abre a conexão 1(de baixo) para chupar água fria do radiador
-fecha a conexao 3(de cima) para não coletar agua quente que sai do cabeçote e força a agua a passar pelo radiador.
Problema 01: Carro fervia e não ligava ventuinha
Motivo: defeito na sede da válvula termostatica na carcaça da bomba, não vedava a conexao 3 (de cima) quando o motor ja estava quente e superaquecia pois coletava água quente do cabeçote e não circulava água pelo radiador.
Trocada a carcaça da bomba por uma original onde a sede que veda a conexão 3 (de cima) estava perfeita.
Problema resolvido! Carro aquece super rápido e mantem a temperatura controlada, como deve ser!!!!
Obs: O lote de carcaças de bomba (paralela) da autopeças estava inteiro condenado...
Problema: Carro morre e afoga nas retomadas de aceleração
Motivo: Coletor de Admissao congelando.
Já desmontei o coletor e as galerias estão perfeitas, a circulação de água esta normal, mesmo assim parece que a água quente não da conta de aquecer o coletor. Ela sai quente do cabeçote e entra no coletor, sai morna e entra na panelinha embaixo do coletor, daí já sai congelada e entra na TBI...
Como faço para manter esse coletor aquecido???
Respostas:
Prezado Claudiogo. Interessante e esquisito esse defeito. O meu AP sempre funcionou bem e o coletor ficava pelando...não dava nem para colocar a mão. Penso que deve haver alguma mangueira ou orificio obstruídos e a água quente não está indo para o coletor. Esse carro sempre foi seu ou você comprou ele e constatou que ele está com essa doideira? Abraço e boa sorte.
Boa noite pessoal, o carro começou a dar problema depois que o motor foi retificado, o mecânico especializado "da area" me chamou e disse: desisto! Tive que pesquisar tudo sozinho depois de passar por 3 oficinas conceituadas da minha cidade.
Quando tirei o coletor para inspecionalo conferi o furo do cabeçote, Garanto que esta la! A panelinha a qual me referi e o tubo homogenizador.
Já injetei água e o fluxo existe, mas não e o suficiente para aquecer o coletor.
Prezado Claudiogo. Você mesmo está respondendo onde está o defeito. Vai ter que desmontar e ver o que o mecânico especializado da área fez e mudou o projeto original da VW. Algum furo ou passagem está obstruído, ou então foi colocada alguma junta sem o furo no lugar certo e a água não vai para onde deveria ir. É a primeira vez que eu vejo uma maluquice dessas. Abraço e boa sorte.
Veja como funciona um velho santana 86 a A álcool e copie. e quanto ao aquecimento do Tbi, esqueça. o que tem que ser aquecido é o Coletor e não o Álcool.
E caso lhe Falte Gaz ( glp), Vai ter um bom local p/ fritar Ovo.
Novos dados para analise, mas creio que esta resolvido.
No Logus em questão o fluxo da água segue a seguinte sequencia:
Cabeçote - coletor admissão - homogenizador - TBI - bomba.
No santana segue a seguinte sequencia:
Cabeçote - coletor admissão - bomba, o homogenizador é aquecido por resistência elétrica.
Liguei as mangueiras conforme o Santana e o coletor aqueceu! (da pra fritar o ovo que o amigo acima citou) as falhas por excesso desaparecerem.
Conferi se o homogenizador e a TBI estavam entupido e não estavam! Mas quando volto o homogenizador e a TBI no circuito, não aquece! o fluxo de agua quente cai tanto que não da conta de aquecer nada (coletor, homogenizador e TBI)
Estou usando o carro sem aquecer o homogenizador até pensar em uma solução, mas o carro esta funcionando muito bem ate o momento.