Amigos, estou com um problema numa Amarok 2013 que também está esquentando. Inicialmente o problema era a perda de fluido pelo trocador de calor da EGR e o aquecimento foi tanto que o cabeçote original teve que ser substituído. O radiador foi conferido, feito varetamento e estava ok. Bomba d'água ok, não havendo nenhuma avaria na mesma. Válvula termostática foi trocada por uma nova da marca Valclei. Cabeçote novo foi feito todos os testes e foi aprovado pela retífica. Trocador de calor da EGR foi isolado. Hoje a caminhonete apresenta aquecimento súbito se for exigido muito do motor, demorando muito pra perder a temperatura. Nesse momento verifico que a tubulação que vem da parte de trás do cabeçote, onde vai o sensor de temperatura, está muito mais quente que as mangueiras do radiador e que a mangueira de retorno que vem do cabeçote, me levando a crer que a parte traseira do cabeçote está esquentando mais. O sintoma me leva a crer ser a válvula termostática, mas como disse, a mesma é nova.
No primeiro teste em rodovia, mesmo atingindo 160 km/h o veículo não esquentou, mantendo na faixa dos 95 graus. Mas no momento em que pisamos fundo no acelerador em uma retomada de 80 km/h pra 120 km/h, ela foi a 115 graus e não baixava a temperatura, e as mangueiras estavam como disse, na parte de trás do cabeçote mais quente que as mangueiras do radiador. Até então, rodando na cidade, em rodovia, por vários km, não teve aquecimento, apenas quando pisamos fundo que ela aqueceu.
O funcionamento do motor é perfeito, pega de primeira em qualquer situação, não falha, não faz barulhos estranhos, não apresenta códigos de falha.
Não há vazamento de fluido de arrefecimento e no teste de pressão, não se perde a pressão mesmo após 2 horas de teste.
Alguém poderia me indicar uma possível causa?
Boa noite,estou com uma aqui com motor zero e aquecendo,removi cabeçote e pasmem,junta nova com defeito,Ja em seu caso migao,ha circulaçao de retorno esta ok?,esta tendo retorno normalmente para o reservatorio?naquela mangueira de retorno do cabeçote que sai detras da bomba de alta pressao tem um redutor dentro dela,na regiao do Y logo acima do radiador,verifique se nao esta entupido.
Mesmo redutor tem dentro da mangueira de retorno que fica na regiao proximo ao filtro de ar do motor,acima do farol dianteiro lado direito,tambem pode estar obstruido,se estiver tudo ok na circulaçao,pode remover cabeçote que a junta deve ter algo de anormal.
Esses redutores vc percebe que logo apos as abraçadeiras a regiao fica inchada,nao sei porque colocam esses redutores,deve ser para dar problemas mesmo.
Amigo, o retorno do cabeçote está livre, circulando água. Já verifiquei esses dois redutores e estão livres também, não tem nenhuma mangueira entupida. A junta do cabeçote eu tenho certeza absoluta que não tem defeito, também não tem trincas no cabeçote, já fiz diversos testes de pressão nela, tanto de pressão no sistema de arrefecimento, com as velas aquecedoras retiradas e depois de horas no teste giro o motor e não sai nada de água por lá então sei não tá tendo passagem de água nos cilindros. Ela não baixa água e nem perde pressão no sistema durante os testes.
No último teste que fiz, ela estava mais anormal ainda. Antes não aquecia na cidade, mas agora estava aquecendo, chegava a 108 graus, ai de repente a temperatura despencava para menos de 80 graus, pouco depois elevava de novo e caia de novo. Quando ela estava quente, as mangueias do radiador estavam mais frias que as mangueiras da parte de trás do cabeçote. Quando ela estava baixando a temperatura, as mangueiras ficavam quente, tudo me indicando que hora a água circulava, hora não.
Hoje eu peguei a válvula velha, tirei a termostática e montei só a carcaça sem a termostática no lugar para fazer mais testes. Vamos ver como vai se comportar. Caso aqueça novamente vou retirar mais uma vez (terceira vez!) a bomba d'água mecânica.
E a bomba adicional eletrica esta funcionando,vc relatou que isolou o radiador de gazes,mas a bomba eletrica tambem ?ja peguei um caso uma vez que a bom,ba eletrica foi montada invertida na posiçao de fluxo do liquido.
Outro item a ser verificado e o eletroventilador,se esta tendo rotaçoes livres,com equipamento de diagnostico,tente aciona-lo em diagnostico de atuadores e ela tem de acionar em baixa rotaçao ate a alta rotaçao do eletroventilador.
Não mexi na posição das bomba elétricas. Estão na posição original.
Radiador já foi verificado antes mesmo de montarmos o cabeçote, foi aberto e varetado, não há galerias entupidas.
Minha suspeita é que a bomba mecânica esta de alguma forma deixando de funcionar com o motor aquecido, mesmo não havendo nenhuma marca sequer na bomba indicando isso. Com a bomba desmontada, segurando no rotor e na engrenagem, o rotor não gira solto sob o eixo, então realmente está muito complicado.
O rotor da bomba as vezes se vc puxar ele o mesmo se solta do eixo,as vezes somente girando nao se tem a soltura do rotor.
Sobre as duas bombas d'água elétricas, elas poderiam causar aquecimento dessa forma?
Desmontei a bomba próxima da bateria, a mangueira dela vai na tubulação que sai da parte de trás do cabeçote, aonde fica o sensor de temperatura, e vai na mangueira superior do radiador. Essa bomba elétrica está visualmente perfeita no rotor, não tem nenhum sinal de desgaste e o rotor não gira em falso. Apenas achei que no carro ela "ronca" em funcionamento, mas fora tem muita força e nenhum defeito visível.
O que mais me impressiona nesse caso é que, como eu disse antes, nessa tubulação que sai de trás do cabeçote, onde fica o sensor de temperatura, e vai ate a mangueira superior do radiador, só tem uma derivação que é a que vai pra essa bomba d'água elétrica perto da bateria. Quando o motor está com problema de aquecimento, a parte dessa tubulação mais próxima a parte de trás do cabeçote, antes da derivação da bomba elétrica, está bem mais quente que a parte mais próxima da mangueira superior do radiador, que é depois da derivação. Até agora não entendi como isso é possível, se a tubulação é livre, só tem essa derivação da bomba elétrica. É isso que me fala que tem um problema de circulação, mas não consigo entender aonde é o problema.
A bomba mecânica foi tirada pela terceira vez e está absolutamente perfeita.
E lembrando, o radiador foi varetado, não tinha galeria obstruída e o cabeçote já foi feito todos os testes possíveis e não tem defeito
A junta do cabeçote foi usada a de "amianto" de 3 pic
Não baixa água em funcionamento, não borbulha nada no reservatório.
EGR foi isolada.
Boa tarde.
Esse motor foi mexido algo na parte debaixo?
O fato da bomba proximo a bateria estar roncando e consequencia do aquecimento do motor.
O radiador foi varetado internamente,correto, mas as colmeias externas nao estao amassadas obstruindo a passagem de ventilaçao? para a refrigeraçao?nao foque somente na parte interna do radiador e sim na externa tambem.
Sobre o funcionamento desta bomba d´agua proximo a bateria, ela serve somente para o Ar quente no habitaculo do veiculo,e sua funçao e manter a circulaçao de liquido de arrefecimento para o radiador de ar quente.
Ela somente funciona se o cliente acionar o botao REST no painel de comando do AC.
Utilizaçao somente na Argentina,da seguinte forma.
Como o clima la e ameno,eles projetaram essa funçao no AC,que na realidade consiste em manter aquecido o interior da cabine da Amarok,onde por exemplo o cliente estaciona num mercado,banco etc, e com o acionamento deste botao REST no painel e Unidade de comando que e o proprio comando do AC no painel,libera alimentaçao para esta Bomba d`agua e para o eletroventilador do AC,e dai em diante manten-se o aquecimento interno do habitaculo,com o veiculo parado e sem a necessidade de estar a chave na igniçao,esta funçao e mantido por no maximo 45 Minutos e automaticamente e desligado esses dois componentes pela BCM,afim de manter a integridade da bateria.Sendo de tal forma sua duvida quanto a uma das tubulaçoes nao manteren-se aquecidas se da devido a esta funçao desta Bomba d´agua,ela fica inerte pelo funcionamento do motor e nao interfere em aquecimento do motor.
Outro fato que as vezes alguns nao saibam e que no comando do AC da Amarok que possua essa funçao REST,e que se ao acionar esse botao,como a estrategia e para aquecimento do habitaculo,obviamente que nao havera o funcionamento do AC,na refrigeraçao fria,pois o proprio comando do AC que e uma unidade ao alimentar essa bomba d`agua,obviamente ela corta alimentaçao para valvula do compressor e sendo assim nao havera funcionamento do compressor e o cliente reclamara de que nao esta funcionando o AC.
O periodo de desativaçao de alimentaoa para o compressor varia em torno de 45 minutos a 60 minutos,apos esse periodo o sistema e restabelecido.
Resumindo,acredito que ninguem use esse funçao REST por aqui.
Mas ja vi gente louca atraz de defeito no AC e ser somente esta funçao acionada e o corte de funcionamento do compressor.
Bem lembrado,quanto a junta de Amianto,alias nesse caso desse veiculo em especifico foi relatado que foi utilizado uma junta de 03 piks,qual foi o parametro para a utilizaçao deste junta de 03 Piks?rebaixamento do cabeçote????????
Foi uma decisão em conjunto com a retífica usar a junta de amianto. Hoje o cabeçote adquirido para substituir o original teve que ser retificado pois no último teste feito, ele sofreu empeno. Devido a esses ciclos de aquecimento julgamos a escolha da junta de amianto mais adequada para melhor vedação.
Seria mais adequado então usar a junta de metal?
Na realidade a base para determinar qual medida de junta a ser utilizada, e a medida da altura dos pistoes(sobre saidas dos pistoes)acima da face do bloco,
0,91mm ate 1.01mm Utiliza-se 01 furo,nunca vi.
1,01mm ate 1,11mm Utiliza-se 02 furos, essa normalmente todas apresentam esses valores.
1,11mm ate 1,21mm Utiliza-se 03 furos,obviamente mais espessa.
No caso de plaina da cabeçote,ai sim vc esta diminuindo o valor volumetrico da camara de combustao e consequentemente aumentando a compressao,tem de ser compensado essa diferença pela altura da junta.
Ja montei varias de 03 furos,apos a plaina e nunca tive problemas.
Bom amigos, vim aqui relatar que deu tudo certo com essa Amarok, a simples utilização da junta de metal resolveu o problema (usei uma Elring de 3 pics), que simplesmente deu um nó na cabeça de todos nós aqui. Agradeço a ajuda de todos!
KKKK,Blz,mas o porque do No na cabeça?
O simples fato da junta incorreta pode sim gerar o problema,ja quanto a qunatidades de Piques da junta e questao de logica,menor espaço na camara de combustao,gera maior compressao e consequentemente maior explosao.
Bom, nó na cabeça pois foi a primeira vez que a simples escolha de uma junta ocasionou esse problema, lembrando que o aquecimento se dava APENAS quando se dava 100% de pedal e o sintoma era CLARO de falta de circulação do fluido de arrefecimento, pois as mangueiras do radiador estavam bem mais frias que a temperatura indicada no sensor. Ela não falhava, pegava sempre de primeira e tinha potência normal e não baixava fluido de arrefecimento. Pelo o que eu aprendi nesse caso, e sou grato pela ajuda dos colegas, é que de alguma forma a junta soft cedia, deixando passar pressão do cilindro para as galerias do sistema de arrefecimento quando o motor era exigido a 100% e isso criava um bolsão de ar nas galerias impedindo a livre circulação do fluido para o radiador.
Sobre a altura da junta soft, ela é de 1,6mm sem aperto, cedendo até 2 décimos quando o cabeçote está torqueado, de acordo com o que vi com o fabricante. Sendo assim ela não é de menor espessura comparada com a junta de aço.
E por fim, no caso de cabeçote de motores diesel com o da Amarok, onde a câmara de combustão fica no pistão e o cabeçote é plano, retificar o cabeçote não altera a taxa de compressão, faz sim aproximar as válvulas do pistão e os bicos também, sendo que no caso dos bicos é algo importante a ser levado em consideração no cálculo da altura da junta e também na arruela dos bicos, pois quanto mais se tira do cabeçote, mais se aproxima o bico do pistão e menor o espaço para o diesel se dispersar no interior do cilindro, mas tirar a altura do cabeçote, nesses caso, não altera a taxa de compressão.