amarok com difuldade de pegar somente na primeira partida a frio e na hora que pega solta fumaça ardida aos olhos e depois para , velas aquecedora estão ok, pressão combustível ok, compressão ok, e não gera avaria na injeção.
Respostas:
Primeira coisa é dar uma estudada neste sistema.
Veja com buretas o retorno e vazao dos injetores.
Veja bomba de alta q é comum soltar pedaços de metal e estragar os injetores. Muito cuidado, se der bobeira este carro te da um preju forte. Limpe tanque e todo lugar onde passar diesel caso precise trocar injetore/bombas
Boa noite.
Troque injetores e seja feliz
Nao tem como pegar desvio de injetores na partida.
Aqui e mato esse defeito.
Outro fato que lhe da o indicio e a fumaça ardida. Excesso diesel, provavelmente injetores com falta de estanquiedade.
E ja lhe adianto,,perda de tempo procurando outro componente com defeito.
Boa sorte
Esse motor conta com sistema DPF? Você verificou o estado do filtro e válvula EGR?
É um fator no diagnóstico. Não é nada conclusivo mas dependendo dos valores de "correção do débito" já dá pra ter uma boa noção do estado de cada um. Principalmente nos sistemas Denso.
Boa tarde a todos
compressão do motor 20bar, radiador egr novo, válvula egr e corpo borboletas limpo, como já sitado 4 bicos novos, sincronismo Mecânico dos comando, correia ok, inclusive o sincronismo pelo osciloscopio, filtro de partículas limpo descarbonizado, oleo motor correto, teste de cilindro com manômetro também ok, guia de válvulas e vedações novos, realizado duas vezes teste de trinca cabeçote, não abaixa o nível de água.
outro detalhe que após alguns minutos funcionando a fumaça para de sair, motor quente não sai fumaça, não perde potência, não acende nenhuma luz e não gera nenhuma avaria.
Boa noite, entao.
Pelos seus relatos, a respeito da compressao, digamos que esta quase pela minima q e 19 bares.
Nao pode haver diferenças entre cilindros, no maximo 03 bares entre eles.
Pela fumaça branca, ou Diesel ou Oleo, entao amigo, remova o cabeçote e examine valvulas e possivel trinca no cabeçote.
Tive um caso semelhante que ficamos 30 dias em diagnostico.
Sistema de alimentaçao substituido completamente.
Rail
Injetores
Bomba alta.
Bomba baixa.
Filtros
sem exito.
Dai desconfiei de que mesmo a compressao estando dentro dos limites, havia diferenças entre eles.
E outro fato a se levar em consideraçao e a quantidade de voltas que o motor gira para atingir essa compressao, no maximo 04 ou 05 voltas,as vezes a compressao chega aos 19 bares, porem tem de dar umas 10 voltas no motor.
Detalhe.Carregador de bateria deve estar em auxiliar de partida no momento de medir a compressao e o pedal do acelerador acionado..
Volatndo ao nosso caso.
Para nossa surpresa ao remover o cabeçote, havia indicios de queima na junta por superaquecimento e trincas no cabeçote.
No final da historia como substituimos todo o sistema de alimentaçao e sem exito, obviamente que nao ficariamos no empurrometro, trocando peças sem deficiencia.
Substituimos cabeçote e demais peças em consequencia e devio ao tempo dos injetores parados, gerou-se deficiencia de retorno em 01 dos injetores e o cliente optou em trocar os 04.
Em outros casos com menosr complexibilidade a causa eram os injetores e nesse caso ja foram varias.
Como seu relato ja foi efetuado so testes nos injetores, eu recomendaria a remoçao desse cabeçote para analise.
Boa sorte.
As demais peças consequentes que relatei anteriormente, trata-se de juntas e parafusos referentes a substituiçao do cabeçote.
Do sistema de alimentaçao somente os 04 injetores e filtro de combustivel.
So para ficar mais claro.
Tem outro Topico aberto sobre (sincronismo Amarok)
Q ocorreto posicionamento de sincronizaçao do ponto da bomba de alta, tambem altera o 01º funcionamento do motor.
Atente-se a esse fato.
Outra coisa.
Vc mesmo esta fazendo esse diagnostico ou outra pessoa da sua oficina?
Ja viu como esta o sinal deste sensor de rpm via osciloscopio ?
Bateria
Queda de tensao dos cabos de baterias ?
Voltagem da partida ?
Fumaça ardida é sinal de queima irregular!
Vou te passar um teste rápido e rústico!
Retira os bicos do cabeçote, liga eles nos canos, liga o plug, bate chave e verifica o spray enquanto o motor gira!
desculpa aos bombista que também sou, nas esse teste verifica o jato, o mecânico que também sou economiza R$ 400,00 em teste de bicos!
Pois e Claudemir, mas diz q os injetores sao novos.
Porem Nenen novo nasce morto.
Codigos IMMAS sera se foram apresentados para unidade?
boa noite pessoal
obrigado pelas dicas, fiz os testes recomendados mas sem êxito. Abrimos o motor e constatamos o anel raspador de óleo quebrado, e o pistao do 3 cilindro 1mm mais baixo. vamos retificar o motor pois já se encontra com medidas muito baixa e retorno com o resultado.
QUE BOM QUE VC CHEGOU A UM DIAGNÓSTICO BOA SORTE AÍ NO SEU TRABALHO ABRAÇOS E FICA COM DEUS
Boa noite, se esta com 01mm mais baixo houve empenamento de biels, posi essa diferença baeando-se com a altura dos demais e fora de padrao.Fica veiaco.
De 0,91mm ate 1,00mm de sobre saida do pistao baseando-se na face do bloco,,utiliza-se junta de cabeçote de 01 pick.
De 1,01mm ate 1,10mm de sobre saida do pistao utiliza-se junta de 02 picks.
De 1,11mm ate 1,20mm de sobre saida dos pistoes utiliza-se junta de 03 picks.
Obs, manten-se sempre o padrao o valor maior encontrado.
Raramente se encontra diferenças maiores de 0,10mm se apresenta medida maior pode indicar empenamento de biela.
Posiçao no momento da mediçao sempre em linha com o pino de pistao, pois nas laterais ha movimentaçao do pistao e consequentemente levando ao erro.