Olá amigos reparadores. Gostaria de compartilhar um problema que estamos enfrentando na oficina, para que alguém possa nos indicar um melhor caminho de diagnóstico. Essa Amarok o cliente vinha reclamando que sempre ao desligar, ela fazia um barulho estranho e as vezes tinha perda de potência acima de 130 km/h, a luz da molinha ficava piscando no painel, quando desligava o motor e ligava novamente, o problema se resolvia. Aqui na oficina constatamos que o barulho ao desligar vinha da válvula moduladora da turbina de alta, ela vibrava, fazendo barulho, por uns 2 segundos após desligar. Na rodovia, ela apresentava 2 códigos: P0234 e o P0299 (isso no meu scanner Foxwell, no scanner Rasther de um colega o código era o P0234 "sistema turbo pressão alta" e o P22D3 "válvula de entrada do turbo - travado fechado"). Na oficina desse colega fizemos uma adaptação no turbo onde até o momento o P0234 não apareceu mais, mas o outro código permanece. Ao acelerar o veículo, acelerador totalmente pressionado, ela arranca normalmente, mas após atingir uns 90 ~ 100 km/h, rotação entre 2 e 3 mil rpm ela da uma "engasgada" muito leve e se continuar acelerando, a molinha começa a piscar e ela perde a potencia. Sem desligar o motor ou apagar o código de falha (no meu scanner o P0299, no Rasther o P22D3), o mesmo barulho na moduladora da turbina de alta ao desligar, fica fazendo direto e a haste da geometria da turbina de alta fica toda para baixo, sem acionamento. Trocamos todas as moduladoras das turbinas e o problema persiste. Não é sempre que da a perda de potência, algumas vezes ela se comporta normalmente, acelerando com força até a velocidade máxima, sem nenhum código de falha aparecendo. Alguém já pegou um caso assim ou tem alguma ideia do que pode ser?
Respostas:
Fala amigo, bom dia. Obstrução no escapamento levando a esse sintoma? Válvula moduladora vibrando, sem chegar vácuo na turbina de alta? E ela quando não da o problema funciona normalmente.
Boa tarde!
Obstrução no escape não acredito, pois além de não ter nenhum sintoma disso (lembrando que não é raro ela se comportar de maneira normal, com potência), a pressão no DPF, por exemplo, fica em 5 mbar na lenta e atinge um máximo de 110 mbar em plena carga, o que para mim é normal. Fuligem em 2,62g, e já havia feito regeneração anteriormente. Volume de escape oscilando entre 90 e 100 m3/h na marcha lenta e 800 e 900 m3/h em plena carga. MAF na lenta em torno de 48 kg/h e 450 e 500 kg/h em plena carga. A única coisa que se nota é que quando está para acender a luz, há uma diferença grande entre o valor teórico e o valor real de pressão do turbo, hoje em algumas puxadas o valor teórico era de 2600 mbar e o valor real era de 1200, esse num exemplo, pois esse valor oscila bastante.
Não apresenta folga nos eixos das turbinas, não tem óleo nas mangueiras do intercooler. Filtro de ar novo e tudo certo com as mangueiras de vácuo.
Pra mim, é algum defeito no gerenciamento das válvulas moduladoras, pois a primeira queixa do cliente é que sempre ao desligar, essas válvulas fazem barulho de vibração, que dura um ou dois segundos após desligar o motor. E sempre quando a caminhonete apresenta perda de potência, com a luz da molinha piscando, essas válvulas ficam fazendo esse mesmo barulho de vibração constantemente, só para se apagar os códigos de falha, ou desligar o motor, ligando ele em seguida.
Enfim, ainda não cheguei na solução do problema, quem puder acrescentar alguma coisa eu agradeço.
Esqueci de mencionar, que com o Rasther, são dois códigos que se revesam quando da a perda de potência, o P02CB "Sistema turbo pressão baixa" e o P0299 "Compressor do turbo pressão baixa".
Esse teste para ver se os rotores giram livres eu já havia feito quando fui verificar se haviam folgas nos eixos das turbinas, e elas estão girando absolutamente livres. As wastegates quando faço vácuo nelas, acionam livremente, sem emperro, e não perdem vácuo.
Para mim, não é defeito nas turbinas, e o que mais me intriga é o barulho que faz nas moduladoras ao desligar, toda vez que desliga, faz esse barulho, e pra mim é esse o problema, pois quando ela da a perda de potência as válvulas ficam fazendo esse barulho direto, só para quando apaga o código ou desliga o motor e liga novamente.
Descobri um problema de vedação naquela peça de plástico que é parafusada na turbina inferior, onde vai a mangueira do intercooler, e até o momento não tive mais o problema de perda de potência. Mas infelizmente o barulho irritante que as válvulas moduladoras fazem ao desligar o motor continua, e eu não faço ideia do que está causando esse barulho.
Boa noite, só para dar um último relato, já que hoje a Amarok foi embora, o problema da perda de potência era má vedação na peça plastica que liga a mangueira do intercooler na turbina. O barulho que as válvulas moduladoras fazem ao desligar o veículo, contudo, ainda continua, embora vem diminuindo a frequência, antes fazia toda vez, agora faz de vez em quando.
Fórum o Coveiro:
Mais um caso desenterrado, data da abertura 27 de Agosto 2018.
E hoje reaberta a cova, retornou entre os mortos.
O que esta acontecendo???
Att, Diaz
"MEUS PARABENS PELA SOLUÇÃO DO PROBLEMA ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS!!!
Este post do forum foi enviado por email pra varias pessoas, por isso esse "desenterro"