Boa Noite!
Gostaria de pedir opniões a voçês meus colegas de profissão a respeito dos equipamentos de alinhamento e balanceamento. Se é interessante o alinhamento a laser, ou se o computadorizado tem um diferencial que vale mais a pena, e sobre quais marcas oferecem um equipamento moderno e com baixo custo operacional e um bom suporte tecnico. O voçê me falam a respeito do equipamento digital chamado de geo laser, que fornece as leitura na cabeça de alinhamento e utiliza um raio laser e uma escala na medida de conveergencia.
Respostas:
O ALINHAMENTO COMPUTARORIZADO MAIS NOVO DA SUN EM 3D SEGUNDO A ASISTENCIA TECNICA É MANUTENÇAO MUITO BAIXA. EU AINDA NAO CONHEÇO MAS BREVE ELES VAO INSTALAR UM EM UMA CONCESSIONARIA E ME CONVIDOU PRA CONHECER.ESTOU NO AGAURDO. JA O BALANCEADOR NAO EXISTE MUITA DIFERENÇA ENTRE ELES TRABALHEI COM ALFATEST MUITO BOM, HOJE TRABALHO COM SUN MUITO BOM TAMBEM. AQUI EM SALVADOR EU ACHO A ASISTENCIA DA SUN MELHOR QUE ALFA. SOBRE OS LASER JA FOI O TEMPO.
Se você trabalha só com linha nacional (Corsa, Fiesta, Palio, Gol, Kadett, etc) o alinhador a laser é suficiente.
Aqui na oficina eu tenho um a laser e um computadorizado sem fio, ambos são bons, mas como trabalho com linha importada também, tive que adquirir este 3D. É muito mais preciso, porém exige mais cuidado para mexer, pois é bem mais sensível.
Quanto a balanceadores, realmente não tem muita diferença, uso um Alfatest a mais de 5 anos sem problema, fácil de usar e manutenção simples.
AS melhores marcas são: Sun, Bosch, JM, Engecass e Alfatest.
Alguém tem algo a dizer sobre os equipamentos da marca MAC (http://www.macmaquinasrp.com.br) para um iniciante no ramo.
É uma boa opção para quem quer investir pouco no incio para sentir o mercado e depois conforme for melhorar os equipamentos.
Minha cidade tem 200 mil habitantes e aproximadamente 10 auto center que fazem alinhamento e balanceamento. Acham que ainda tem mercado?
Quais outros serviços podem ser agregados em um auto center como esses, para aumentar o faturamento?
Conto com o apoio de vocês e fico no aguardo.
>bom na mimnha opinião alinhamento e balanceamento só tem mercado se a cidade não tiver uma oficina que faça , mas onde já tem acredito que não compensa pois o serviço de alinhamento é tão barato que acho que não vale a pena o investimento e o tempo gasto pra alinhar um carro por 40 ou 50 reais
Então vamos raciocinar juntos, vc pega um carro pra fazer um serviço de injeção, gasta algumas horas ou talvez alguns dias pra resolver os problemas e só pode cobrar algumas miseras horas de serviço, ai vc pega um veiculo pra alinhar e balancear e em menos de uma hora cobra R$50,00 agora veja, quantas horas por dia vc pode trabalhar fazendo esse serviço? E quantas oficinas que trabalham com mecanica ou injeção podem montar um alinhamento? E quantos alinhamentos estão trabalhando com mecanica geral e injeção? qual será que faturam mais?:
o sun 3 d e o truckcenter 3 d sao muito bons,mas caros faixa 50.000
Trabalho há 16 anos com alinhamento,hoje tenho 27 anos de idade.Trabalhei com todas as maquinas de alinhamentos imagináveis.Das Marvics de foco(aquela que tem uma lampada de farol de fusca dentro) até as mais modernas (3D da Launch,Sun,Truckcenter).Eu tenho na minha oficina uma SUN infravermelho MAC4100,e MARVIC LASER LINER. Entre as duas eu fico com a Marvic.Nela o cliente não fica em cima,deixa você trabalhar sossegado,por que ele não entende o que você está fazendo.Quando eu trabalho com a computadorizado,é 5 minutos para alinhar,e 1 hora de palestra sobre os principios da geometria de direção automotiva.Fique com o feijão com o arroz,que é mais vantajoso,compre uma MARVIC a laser.Balanceadoras compra uma da CARTECH,que é boa e de baixo custo,e da pouca manutenção.BOA SORTE.
Inaugurei minha oficina dia 1º de abril.Meu faturamento este mês (o primeiro)foi de 30 mil reais
Fiz 5000de alinhamentos(LUCRO)8000 de escapamentos,4000 de injeção(e muitas dores de cabeça)5000 de suspensão e 8000 de retificas de motor(CaBEÇOTES e correias dentada).Prefiro o alinhamento,que meus equipamentos estão pagos,e não tenho gastos peças,do que fazer injeção e motor.Olha que eu estou a 16 anos no ramo.Se você poder trabalhe comsecapamento,lucro alto e giro rapido.
Bom dia.
Trabalho como mecânico na oficina da minha família e estamos querendo começar no ramo de alinhamento e balanceamento. Fiz orçamentos com engecas e com JM máquinas. Houve uma diferença co0nsideravel entre os dois (1/3 do valor), não citaria por ética. Porém minha dúvida esta entre quais das duas empresas possui mais qualidade (entrega, máquinas, assistência, etc) aliás tem uma diferença, qual a melhor escolha (custo/benefício) entre rampa eletromecânica e pneumática?
Obrigado
>Bom dia.
Trabalho como mecânico na oficina da minha família e estamos querendo começar no ramo de alinhamento e balanceamento. Fiz orçamentos com engecas e com JM máquinas. Houve uma diferença co0nsideravel entre os dois (1/3 do valor), não citaria por ética. Porém minha dúvida esta entre quais das duas empresas possui mais qualidade (entrega, máquinas, assistência, etc) aliás tem uma diferença, qual a melhor escolha (custo/benefício) entre rampa eletromecânica e pneumática?
Obrigado
Olha não sei de qual região vc fala, e só nisso ja mudam consideravelmente os valores das compras caso vc concretizar em nome da empresa, pois os valores de impostos cobrados sobre os valores das notas mudam dependendo do estado que vc esta e isso é um tiro no pé, é só se orientar sobre isso com seu contador, e se a compra for de longe da sua empresa maior será a dificuldade na hora da garantia, pois o atendimento será no máximo pelo telefone, e ai já viu, recentemente fizemos uma compra a vista de uma ferramenta cara e o representante da empresa que nos vendeu a ferramenta não montou corretamente a ferramenta, sendo assim em pouco tempo ela deu problema e a empresa que nos vendeu a ferramenta alegou mal uso, porém o tecnico que ela mandou para verificar alegou falha na montagem, depois de um bom tempo de briga, graça a Deus, e consciência que estávamos corretos com provas em fotos e telefonemas e por ultimo ja estávamos para mostrar o nome da empresa para todo o Brasil e alguns paises do mundo através do celso russomanno pela rede record, a dita empresa mudou de ideia rapidinho, e acionou a garantia, acredito que vc também deva escolher uma empresa que de treinamento no minimo sobre o uso da ferramenta, e também ouvi falar que tem muitas rampas de alinhamento por ai que só tem carestia, se vc fizer a valeta terá melhores resultados e o custo será mais barato, fica a dica, boa sorte.
>Quanto as balanceadoras deve-se prestar atenção a carga do eixo, pois existem maquinas que só suportam até 20kgs, 35kgs, 50kgs, 65kgs e tem um fabricante que diz que a dele suporta até 120. O ideal é uma de 65kgs por cusa da roda de Pick ups e esses aros grandes (até 20) que o pessoal tem posto em carros.
Mais que isto é bobagem a não ser que você vá trabalhar com Vans (ex; Escolar Iveco Daily e Mercedes Sprinter) ai tem que ser uma que suporte mais carga.
Por que estou dizendo isto tem um sensor no eixo e se você colocar uma roda mais pesada do o recomendado acaba "descalibrando" a máquina.
Quanto a máquina de desmontar e montar pneu pode ser uma pneumática simples se você não trabalhar com rodas esportivas e pneus acima do aro 15 caso contrário é bom que seja com braço auxiliar.
Quanto a cavaletes orientação é a mesma se você for trabalhar com alinhador digital que é o mais recomendado não há problema. Já se for computadorizado ou 3D tem de ser rampa pneumática, pantográfica ou de chão valeta.
Resumo os valores de investimentos são de aproximadamente R$ 25.000,00 a R$ 90.000,00.
Lembrando que empresas fazem troca dos equipamentos caso haja necessidade de aparelho com mais tecnologia.
OBS: Só reforçando o alinhador tem ser homologado, pois como disse tenho casos onde fui ministrar treinamento e o banco de dados só tinha 20 montadoras e a maioria já de carros conhecidos. Pois se não tiver as medidas fica mais fácil conseguir se o aparelho for homologado.
Equipamentos sem as Coreanas, Chinesas, Tailandesas não servem a não ser que na sua cidade só tenha as mais tradicionais como VW, Fiat, Ford e Chevrolet.
Tem que pesquisar. Duvidas.
Edmilson
(14)3325-1906
Bom dia Edimilson!
Você que é fera no assunto, qual a manha para centralizar o volante em equipamentos de alinhamento laser de painel. Eu opero um equipamento desse tipo, sempre centralizo na bandeirola os dois lado com medidas iguais, e mesmo o volante costuma sair na maioria das vezes torto, mesmo em veículos com o ângulo de impulso no ponto zero certinho, onde o eixo traseiro não apresenta nenhum empeno ou distorção. Na minha visão essa situação é sempre culpa das folgas do sistema de suspensão, existe alguma maneira de compensar isso, pois mesmo em veículo com baixa quilometragem e em excelente estado de conservação isso ocorre.
>Olá Gustavo Nogueira! Boa tarde! Em relação a centralização do volante depende do aparelho de alinhar se o espelho é móvel facilita um pouco. Ai tem duas situações.
Direção mecânica eu mexo o volante para ver se não tem folga que pode ser decorrente da articulação ou mini cardão como alguns chamam e tento dividir esta folga. Ai divido o alinhamento nas escalas traseiras até achar o ponto de equilíbrio entre a divisão traseira e o alinhamento. Quando o espelho é fixo tenho que fazer o mesmo processo só que tenho tirar a trava do volante e mexer as rodas pra conferir se o alinhamento esta em equilíbrio.
Quando o veículo e com direção hidráulica eu funciono o veículo para fazer a bomba hidráulica trabalhar, pois esse é o erro que alinhadores cometem. Quando o veiculo para e desligo mesmo que eu esteja segurando o volante reto pode acontecer do fluido estar mais de um lado do que o outro. Ai o alinhador trava o volante a seco e quando eu ligo o carro é ligado a bomba volta a trabalhar e ai que o volante fica torto, mas tenho que verificar se não há folgas como explicado anteriormente.
Outro fator intrigante relacionado a direção hidráulica é quando você testa o veículo e entrega ao cliente e ela volta dizendo que esta puxando ai segue o mesmo principio é a bomba esta trabalhando e nas ruas há ondulações que fazem movimento nos pneus que movimenta a suspensão e a direção e por consequência a bomba que deixa o volante torto. E tem ainda o sujeito que dirige com uma mão só ele esta esterçando o carro sem perceber.
A direção elétrica é semelhante é bom funcionar para eliminar a carga seca, pois nesse caso tenho um motor elétrico com rosca sem fim que faz a vez da hidráulica e pode ficar mau dividido.
Quanto ao ajuste da S-10 só com ferramenta. Outras Pick Ups tem que fazer a leitura do ângulo do chassi antes de mexer no caster.
Segue o endereço da empresa que vende a ferramenta.
Outras informações posso te enviar por e-mail
http://www.tmferramentasespeciais.com.br/01.html
Obrigado Edmilson pela atenção!
O meu equipamento de alinhamento é um Laser Junior Balancer Car, o espelho dele é móvel. A centralização de volante com equipamento de alinhamento óptico é sempre imprecisa assim ou esse problema meu é um caso particular. Qual o diferencial de um equipamento de alinhamento computadorizado com exceção do 3D, em relação a qualidade do serviço, o computadorizado com fio tipo o sun mac 7000 ou infravermelho consegue alinhar o volante de maneira precisa.