Srs., necessito de uma orientação.
Estou com um Uno 1.0-8v, fire flex, sistema Marelli IAW-AFB, que veio de outra oficina para resolver umas pendencias.
- marcha lenta irregular e carro apagava
- luz da IE acesa
- consumo alto
Veículo teve problemas com aquecimento e o cabeçote acabou sendo retificado por outro profissional da área.
No Napro, acusava:
- sensor de temperatura da água - fora de faixa
- sonda de oxigenio
Pelo scanner, achei as seguintes leituras muito "fora da faixa":
- TI: 4ms
- MAP: 625
- AF: 13,2 (OK para gasolina)
No manometro, leitura de compressão parelha entre todos os cilindros, em ~130libras. TEstei um Siena flex, mesmo motor, e obtive a mesma leitura (ou seja, a princípio não temos problemas de compressão nem de vedação de válvulas).
O outro profissional retirou a válvula termostatica, a qual recoloquei uma original Fiat.
Verifiquei a correia, devidamente sincronizada, porém as válvulas estava com folga totalmente fora do ideal. Colocada a folga recomendada, conseguimos deixar MAP dentro do parametro normal pelo Napro (420) e o TI foi para 2,8ms.
Porem... a maldita sonda teimava em acusar 720mV, travadíssima. Coloquei duas sondas (uma NTK, paralela, e outra original FIAT) e ambas mantem leitura travada, porem em 900mV. Ao acelerar e desacelerar, a sonda chega a acusar 0V (ou seja, leitura há...). Ainda: a sonda colocada pelo outro profissional não tem a aplicação correta pro veículo.
O veículo chega a ter problemas de rodar, pequenos trancos, devido a mistura fora de estequiometria.
As velas (Bosch) são as corretas para o veículo, com folga em 0,80mm, e os cabos de vela são novos (marca Igniflex, os quais não confio muito... mas não há fuga de corrente). As velas estão pretas devido a queima errada (muita gasolina sendo injetada).
Liberamos o veículo ontem para testes com o cliente, porém retornou hoje de guincho, afogado (não pegava), e pelo scanner o AF estava em 11.
Estou desconfiando de módulo, já que a sonda colocada não é a correta (vai que tenha queimado algo...).
Alguém tem mais alguma sugestão??
Respostas:
Caro amigo, tudo indica que possa realmente ser um problema com a central, mas coloca uma sonda que esteja trabalhando perfeitamente em um outro carro, pra desencargo de conciencia sabe, pois uma vez eu estava com um problema parecido, sondas novas q não funcionavam adequadamente mesmo sendo original, coloquei uma de um outro carro com a mesma motorização, e o carro voltou a funcionar perfeitamente. Resultado não estava aceitando a sonda paralela e a concessionária trocou a original q tbm não funcionou, com esta sonda nova trocada pela concessionária o carro funconou bem.
OBS: o carro em que eu estava trabalhando tbm era um Uno fire 1.0 8V.
Espero estar ajudando.
Aguardo resposta!!!
Boa Tarde EDGAR ja Colocou Velas NGK Para Teste ? ja Tomei na Cabeça com Velas bosch
Amigo, já chegou a medir pressão de combustível?
Não lembro se foi um fire, mais acontecia o mesmo problema relatado, medindo pressão, estava em 5.5 bar, injetando quase o dobro de combustível com o carro em funcionamento.
Foi preciso trocar a carcaça da bomba toda, assim sanando o defeito de auto consumo, falhamento (intermitente) engasgos em retomadas e luz de injeção acesa.
Sabia que tinha esquecido de um item... aferi pressão de combustível em 3,5BAR. Ou seja, tudo ok.
Encaminhamos o veículo para testes na central, hoje. Estou no aguardo de um retorno... se voltar com central estando ok, vou partir para a troca de velas e sonda (pqp, muito azar três sondas estarem com problema hein!!!).
Edgar, boa noite se vc puder fazer um teste com velas e cabos NGK acredito q fique melhor e tambem dê uma verificada na pressão e vazão de bomba de combustivel,abraços.
Pco boa noite,
A sonda desse carro tem quatro fios dois de alimentação, um entrada e um sinal.
Segue:
1 sinal - a sonda envia a central
2 terra - central envia a sonda
3 terra - central envia a sonda
4 Positivo - enviado pelo fusível 32
Obs. se o fusível estiver queimado a sonda não aquece e não funciona.
Mais dicas acesse:
http://correiabarreto.webnode.com.br
João barreto.
nosso colega joão barreto falou tudo, verifique com a canetinha de teste se tem alimentação na sonda, a falta de alimentação causa este sintoma.
amigo pelo que entendi o veiculo esta trabalhando com gasolina e apos teste de rodagem passou a reconhecer como etanol vc ja testou a vazão dos bicos pois bicos injetores com vazão baixa injetão menos aumentando o tempo de injeção fazendo o modulo reconhecer como etanol . verifique tambem as bobinas de ignição a centelha pode esta fraca ñ queimando totalmente a mistura
Estou curioso para saber o final da história! Conseguiu resolver colega Edgar?
amigo vc ja procedeu com o ajustede combustivel?
se sim verifique se o fusuvel de 15 amperes que fica em cima dos pedais ele costuma queimar devido a panacadas
caso n resolva pode ser o modulo mesmo.
abaraços.
edinhuh
Antonio74 diz:
Caro amigo, Solte o escapamento para fazer um teste e troque o sensor MAP.
Ola Edgar! Provavelmente esse carro foi abastecido com combustivel diferente do que havia no tanque e guardado na garagem, não reconhecendo assim o combustivel adicionado.
Existe na ECU um tipo de ABERTURA DE JANELA para reconhecimento de combustivel abastecido, essa janela fecha-se apos o carro esfriar depois de abastecido, e se vc não rodou um pouco depois do abastecimento complica.
Ha muitos casos que vc muda o a/f com o scanner e ele volta ao anterior, porque a JANELA de aprendizagem esta fechada.
Uma maneira que podemos fazer para abrir essa JANELA é desligar o conector do sensor do nivel de combustivel e simular resistencia com uma decada resistiva simulando tanque na reserva. Outra maneira é criando uma entrada falsa de ar na admissão e deixando funcionar por alguns minutos. experimente e nos avise, até mais.
Estão anotadas as dicas quanto aos fusíveis, muito obrigado!!
Bom, retiramos o cabeçote para uma melhor avaliação, já na sexta-feira. Tomamos a decisão devido ao fato da tampa do radiador abrir a válvula de excesso de pressão quando o carro acusava 88graus no scanner e 110graus na saída da válvula termostatica :
Estou desconfiado, portanto, do sensor de temperatura da água (desgraçado DEVE Estar marcando temperatura errada). Vou instalar um novo quando montar tudo de novo, por via das dúvidas.
Há folga de guias e válvulas (não relacionado com o problema de excesso de combustível); não há problema de vedação de válvulas. Porém, o cabeçote está com altura abaixo do minimo... então, ficamos o dia inteiro de hoje procurando um substituto no ferro velho para a devida reinstalação (após reforma completa na retificadora, obviamente).
Quanto a AF errado... o cliente pegou o veículo e não abasteceu. Então, descarta-se a possibilidade do veículo ter tido problema de não reconhecimento de combustível devido a pouca rodagem.
Retirei os injetores e fiz teste de vazão. Tudo perfeito, há estanqueidade mesmo com 0,5BAR de pressão e a vazão dos mesmos está equilibrada (1ml de diferença, no máximo, entre vazão de injetores, com 3,5BAR de pressão na máquina da PlanaTC e teste com tempo padrão).
Assim que resolver o problema (remontar tudo, conferir os fusíveis, trocar o sensor de temperatura da água...), eu volto a choramingar por ajuda... ou postar dizendo que o problema foi resolvido!!!
OLÁ AMIGO EDGAR, EU PEGUEI UM UNO 2008 ECONOMY COM UM PROBLEMA IGUAL A ESTE CITADO POR VOCÊ, FIZ TUDO QUE PUDE E NADA RESOLVIA. AÍ PEGUEI O MULTÍMETRO E TESTEI O ATERRAMENTO NA HORA DA PARTIDA E NÃO DEU OUTRA ERA ISSO. LIMPEI TODOS OS CONTATO DOS ATERRAMENTOS E COLOQUEI MAIS UM E FICOU BOM.
FAZ O SEGUINTE PEGA O MUITÍMETRO COLOCA A PONTA POSITIVO DO MULTÍMETRO NO NEGATIVO DA BATERIA E O NEGATIVO DO MULTÍMETRO NA LATA OU NO BLOCO DO MOTOR, DESCONECTA O FUSÍVEL DA BOMBA E DA PARTIDA APRÓXIMADAMENTE 5 SEGUNDO, NÃO PODE TER MAIS QUE 0,03 VOLTS,
OBS O MULTÍMETRO TEM QUE ESTÁ NA ESCALA DE 20 VOLTS TÁ... UM ABRAÇO...
boa noite Edgar! essa bucha é das boas em??? :
Bom ,pelo que entendi nesse caso, eu na maioria das vezes que pego algum flex com mistura rica, faço o ajuste forçado
do af,como disse o Eguy ,e se não resolver, eu substituo toda a gasolina por alcool , se o sinal da sonda voltar a trabalhar
normamente ,eu ja poderei descartar muitas coisas pra chegar no problema. É um caminho que pode ser mais rápido, entende??
Fusíveis conferidos, tudo ok.
Tudo montado, cabeçote torqueado, sensores... motor redondo.
PAra variar... continua sonda travada. Ora em 600mV, ora em 200mV (e aí o AF muda para álcool e vira cachaçada de falhação).
Até os prisioneiros do antigo cabeçote foram "reduzidos", de tanto que tiraram deste cabeçote. O novo que montamos ainda está dentro do tolerável de medidas.
Como a gasolina tá na reba, vou botar uns 50pilas de aditivada. A tarde levo para testar e reoslver a parte elétrica do veículo.
ja peguei alguns desses motores com este problema e em todos a piça estava no conector da sonda do lado do chicote.falta de terra para o fio cinza lado sonda.da uma boa conferida se vem negativo ai e se no fio preto esta mandando sinal para o modulo.lembrando que essas cores são do lado sonda,pois agora não me lembro das cores do lado chicote.
outro detalhe que pode ajudar a procurar esse defeito,se tiver algum outro sensor com problema,como por exemplo o sensor map e a injeção estiver dando excesso por conta dele,o sinal da sonda jamais aparecera variando entre rico e pobre,ficara travada e não sera culpe da sonda.
espero ter ajudado
um abraço
Outra coisa que verifiquei na remontagem: os parafusos do cabeçote tinham sido esmerilhados na ponta. Na certa davam aperto insuficiente e, quando o motor chegava nos 80graus, havia passagem de explosão da queima para o arrefecimento, fazendo a tampa do res. de expansão abrir sua válvula de alívio.
Bom, o problema encontra-se resolvido. Cabeçote "novo" utilizado (devidamente "zerado" em retificadora, ainda estando dentro de medida tolerável), novos parafusos do cabeçote (Fiat), sensor de temperatura da água trocado (pela elétrica terceirizada, já que desconfiávamos de problema de módulo), sonda nova Fiat montada, velas NGK originais instaladas, e tudo voltou a funcionar.
Não me perguntem onde o problema estava... já que trocamos muitas coisas. Mas que está resolvido, está!