QUEM SABE ME INFORMAR A TENSAO QUE CHEGA NO SENSOR MAP DO FOCUS 2010 SIGMA? SISTEMA BOSCH...OU ME INFORMAR AONDE CONSIGO O DIAGRAMA ELETRICO GRATIS VIA NET...POR FAVOR ME AJUDEM?
Respostas:
Leandro, AQUI NESTE SENSOR DE FLUXO (MAP E TEMPERATURA ) ESTA CHEGANDO 13 VOLTS O QUE SERA? É UM SENSOR DE CAPACACITANCIA NAO É AQUELES COMUNS DE DESLOCAMENTRO DE DIAFRAGMA ....
Olá Amigo,
Nesse caso, tratando-se de um sensor capacitivo, 12V estaria coerente.
O funcionamento desse tipo de sensor capacitivo, realmente funciona através de um diafragma, que dependendo do distanciamento com uma segunda superfície de contato, tem seu valor de capacitância alterado. Nesse caso, isso origina em uma variação contínua da frequência do sinal enviado à ECU.
Dessa forma, realizar um teste adequado seria colocar o multímetro na escala de Frequência, e verificar o valor com as pontas de prova, no fio de sinal e no próprio ground do conector (que é diferente do massa da bateria).
Isso também pode ser feito com um Osciloscópio.
Espero ter ajudado.
Um forte abraço.
se ta testando o fluxo de ar no filtro,alguns recebem alimentaçao de bateria mesmo,outros 5v,no seu caso nao cheguei a testar nenhum por aqui,mas ta gerando algum erro?
Olá Tuck;
É uma honra trocar conhecimento com vc. Geralmente a tensão é de 5V. mas me diga, qual a avaria?
leandro , uso o scanner napro 3000 a avaria é sinal auto no sensor de temperatura.
Grande Amigo, vamos por partes.
A alimentação do sensor de temperatura do ar é originada na ECU em CI regulador de Tensão. Entretanto o mesmo Regulador de Tensão também alimenta o Sensor Map, além de outros sensores do motor.
A tensão de 5V entra no sensor de temperatura, e a tensão de retorno à ECU, indicando tal temperatura, trata-se de um valor maior que zero e menor que 5.
No caso de altas temperaturas (no caso de um NTC) a resistência é reduzida, porém nunca será zero,dessa forma até um certo valor de tensão que retorna ao Módulo é não existe irregularidade. O problema é quando o valor resistivo minimo do NTC está abaxo do normal, e ao invés de retornar 4,9V ao Módulo retorna 4,95. A ECU não lê tal parâmetro com um curto-circuito, porém percebe que tal informação é inaceitável, e demonstra isso como Sensor de Temperatura com sinal alto. Portanto faça um teste, com o carro frio tente apagar a falha. Caso tenha sido apagada e ressurgido com o motor quente, talvez o sensor não seja o correto para o veículo ou esteja defeituoso.
Abraço.