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Respostas:
<r><p><QUOTE><i>></i>paulista, não tenho este esquema eletrico, mas se te ajudar </p> <p>pino 12 ecu é uma linha 30 vem do fusivel F18 </p> <p>pino 13 central é uma linha 15 vem do fusivel F16 </p> <p>posso até estar errado , mais pelo seu relato ou o comutador está com defeito ou aplicaram peça errada ai, </p> <p>boa sorte colega</QUOTE> </p> <p><b>Obrigado pelo apoio, com certeza é de grande ajuda, sua informação confere corretamente com a ligação no veículo e com o esquema, mas como eu disse, na hora que estou medindo no veículo em funcionamento o pino 13 fica "negativo" e o 12 "positivo" até ligar o ar condicionado, depois o pino 12 fica "negativo" porém o motor continua funcionando normalmente.O defeito desse carro é que após um bom tempo rodando a luz da injeção,óleo,bateria acendem e o motor desliga! Tipo como se a alimentação da central estivesse sofrendo queda de tensão, mas está impossível de verificar com esses pinos que deveria ser positivo estarem negativo..!! Por isso que eu gostaria de analisar um esquema que não fosse da Alfatest, tenho o manual de esquemas da linha fiat da SETE, só que os esquemas quem fornece pra eles é a Alfatest e são os mesmos do DiagPC no computador. Apesar do scanner ser de grande ajuda, eu prefiro fazer as medições diretamente nos sensores e módulo pois assim tenho valores mais precisos e posso desligar e ligar a chave várias vezes sem ter que ficar reiniciando o equipamento.</b></p></r>
<t><p>as vezes tu quebra a cabeça 2 dias e no fim vai ver que era sò um rele invertido. mas na real nao era só um rele invertido </p> <p>eram dois. ( ja passo por isso vèi)</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>paulista, </p> <p>logo logo tenho certeza que algum colega te forneça este esquema,, </p> <p>de qualquer forma faça alguns testes direto lá no comutador, geralmente na fiat linha 15 é laranja ou laranja e branco ,e linha 30 é vermelho e branco, , são os dois terninais do lado da linha 50, </p> <p>eu comentei de peça errada porque aparece muito veiculo fiat com comutador errado </p> <p>só tenha cuidado, tem alguns veiculos que não estão mais no padrão original, diariamente aparece veiculos com algumas ligações feitos sem o minimo de criterio e acaba atrapalhando muito nosso serviço</QUOTE> </p> <p><b>Com certeza e só pra reforçar sua tese, essa Doblô é uma ambulância e já está com 398.000 Km</b></p></r>
<r><p><QUOTE><i>></i>as vezes tu quebra a cabeça 2 dias e no fim vai ver que era sò um rele invertido. mas na real nao era só um rele invertido </p> <p>eram dois. ( ja passo por isso vèi)</QUOTE> </p> <p><b>Grande sonene.. beleza? Você de forma intelectual me abriu alguns caminhos. Estava aqui pensando e acho que pode até ser sim problemas com os relés na central elétrica no vão do motor.Afinal o que eu corrigi de fusíveis trocados e mexidos não foi brincadeira.Amanhã irei proceder como DRPLATINADO sugeriu e dar uma checada mais a fino nessa central elétrica em relação aos relés. Se bem que como eu ainda digo, o que está me deixando encucado é que; como pode no diagrama mostrar que 2 pinos tem que ser positivos com o motor em funcionamento e na prática somente 1 ser? e o mais misterioso é o referente a linha 15 estar positivo e quando liga o ar condicionado ele fica negatico e com tensão da bateria..???Tudo isso acontecendo sem que o motor pare ou falhe.... Digo porque quando isso acontece inverto as pontas do multímetro e lá está 13.8 Volts...</b> : : :</p></r>
<t><p><b>Bom dia pessoal, bom , fiz mais algumas verificações e em relação ao comutador esse está tudo em ordem, não há fios trocados e a peça já foi sim trocada mas por outra original e não apresenta resistência ou mal contato. Em relação aos relés vou substituir 2 deles, o do sistema e o da bomba, isso porque os mesmos estão aquecendo além do normal se comparado a outra Doblô. Na questão do esquema, entrei no "reparadorfiat" e consegui esse esquema e concluí que no da Alfatest a numeração impressa mostrada estão invertidas e era por isso que não batia os testes práticos.Estou monitorando a alimentação desse veículo pra ver se na hora do defeito é algo relacionado com alimentação da central uma vez que já refiz os procedimentos de limpeza em todos aterramento,positivos e conectores em geral.Assim que tiver novos resultados postarei com certeza aqui pra vocês.</b></p></t>
<t><p><b>Bom amigos, ainda estamos com essa bomba aqui e nada do defeito aparecer.O que venho acresecentar é que percebi que os relés principal e o da bomba estão superaquecendo, fiz a substituição dos mesmo e de tarde vou desmontar a central elétrica do vão do motor pra ajustar os contatos, dá a impressão que os relés estão encaixando com muita facilidade e assim que tiver mais resultados postarei aqui.</b></p></t>
<t><p>paulista tenho um programa aqui que tem esse esquema que vc precisa www.simplo.com e muito bom depois vc me passa seu email que vou tentar copiar pra te mandar se nao der passo por prtes pra vc ok</p></t>
<t><p>a impressao que da ê que isso ai esta funcionando por retorno, espeta dois multimetro nesses pinos ai e funciona sem </p> <p>usar a chave.</p></t>
<t><p>esq01.jpg </p> <p>esqu02.jpg </p> <p>esque03.jpg </p> <p>esquem04.jpg </p> <p>esquema05.jpg </p> <p>amigo reparador ve ai se e esse esquema que vc precisa..........abraço</p></t>
<t><p>ME DESCULPE PELA PRIMEIRA IMAGEM CARA NEM PERCEBI QUE POSTEI DE PONTA CABEÇA</p></t>
<t><p><b>Amigos, primeiramente quero agradecer a todos que ajudaram. O problema foi resolvido executando os seguintes procedimentos: Remoção e desmontagem da central elétrica do vão do motor pra ajustar a pressão dos contatos e limpeza. Substiuição dos relés da boma e do sistema onde ambos estavam superaquecendo e com anomalias no funcionamento</b></p></t>
<t><p>blz,abraço</p></t>