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Pessoal,
Estou fazendo um curso de eletrica de autos e estou com uma dúvida, tem como testar o regulador de tensão fora do altenrador? Outra coisa, quando um alternador lança uma sobre carga (de vez em quando)a bateria pode ser somente o regulador?
Desde já agradeço.
Ricardo.
Respostas:
O regulador pode ser testado na bancada quanto á sua integridade de condução mas jamais quanto á sua capacidade de regular voltagem e a existencia de picos de tensão com certeza esta evidenciando que este está danificado, cuidado que estes picos podem lhe trazer prejuizos principalmente aos componentes eletrônicos do veículo, .........WS
Para testar o regulador de voltagem, você precisar ter uma fonte de +- 25
Volts, e que tenha um circuido que regule (potenciometro)que possa ir variando
essa voltagem de próximo a 0 volts aos 25 volts. No regulador terá quer ser
colocada uma lâmpada ( esquema de ligação eu tenho, só não sei onde coloquei)
para ver ela acessa, qual a voltagem apaga. Pergunte ao seu instrutor, este deve,
ou deveria conhecer esse método de teste.
Pessoal aqui é para postar linha Diesel
OUTRA COISA REGULADOR SÓ REGULA TENSÃO A CORRENTE É DETERMINADA PELA CARGA.
Zecão, esse tipo de teste como com o regulador fora, foi ensinado por um instrutor do Senai-RJ, onde aliás ele queria vender tranformador de tensão AC para DC, com a voltagem com regulação na tensão mencionada. Eu mesmo, em meus testes só os faço com o método medição em condições de trabalho, e com base na leitura esperada, ou seja, tipo assim:
1- TPS- Não meço resistência, mas sim a tensão de sinal com o componente instalado,assim 0,5 a 4,95 volts. Onde se verifica a alimentação e massa deste sensor e o sinal citado. Resistência não confio de forma alguma.
2- Bomba de combustível ( sistema calibrado para 3 bar)- manometro instalado e carro na estrada, leitura em 3 bar permanente, o defeito é tudo menos bomba. A vazão pode estar indicando fadiga desta, mas o problema apresentado nada tem a ver com sistema de combustivel. Claro que no tanque tiver àgua é outra história;
3- Alternador, a mesma coisa, testar diodo, pode até testar, mas se este por exemplo tiver um defeito que só se apresenta após determinado tempo de uso, o teste que é feitoem bancada muito pouco conclusivo será. Regulador de Tensão idem. Um estator que suas expirar só venham fechar curto em condições de maior temperatura vai ser outro problema em bancada.
Claro que estes problemas serão exceções, mas sem ter certas coisas em mente, o que acontece é aquilo, o cara testa acha que tá bom (e não tá) parte pra tudo quanto é lado e acaba se perdendo. Isso acontece muito por ai. Eu mesmo a anos atrás (1989 +-) aprendi a fazer uso do multimetro, e com ele medir resistência, fui medir a resistência do cabo de velas e deu boa, tirei um cabeçote sem necessidade. Me aperfeiçoei em ciclo otto e as fosmas de testa-lo e vejo que erro bobo cometi e poderia ter sido evitado. Errar, erramos, mas com o erro aprendemos. Aqui eu bato naqueles que erram erram e nada aprendem, são sempre as mesmas perguntas, sobre coisas parecidas.
A mecânica em sí é fácil, até porque reza a lenda que tecnologia sofisticadissima existe há muito tempo, mas estas só são aplicadas ao se tornarem simples, pois quem vai lidar com elas não serão o gênios que as projetam. Então o que esta disponivel no mercado são coisas colocadas de forma a possibilitar que nós pobres mortais tenhamos condições de lidar com elas.