O sistema é Air Bag VW3, luz acesa direto, código de falha 00588, referente a Air Bag do motorista, alguém ja pegou isso, não desmontei ainda, gostaria de opiniões.
Solução:
Apos desmontar(com os cuidados nescesários e um certo trabalho delicado) todo o sistema e conferir todo o esquema elétrico exasustivamente sem encontrar qualquer defeito, resolvi remontar tudo tomando o cuidado de passar limpa contato em todos os conectores(inclusive o da ECU), ao religar a bateria a luz de anomalias do sistema ficou ligada, mas desta vez colocando scanner a falha que antes era presente agora tornou-se passada, ai foi só apagar a falha com o scanner e a luz de anomalias normalizou(ao ligar a ignição permanece acesa por aproximadamente 4 segundos, fazendo um chek-up e depois apaga, indicando sistema ok).
Respostas:
Canal,
O primeiro passo é verificar com o scanner codigo de falhas e isto você ja o fez, assim só sera possivel verificar o defeito com a desmontagem do conjunto da bolsa do motorista.
O segundo passo e desligar primeiro o polo positivo da bateria e depois o negativo e em seguida descarregar a energia estática do corpo, roupa e etc, pois a mesma pode ocasionar o disparo do AIRBAG acidentalmente.
O terceiro passo e nunca tentar medir nada como resistência da bolsa do AIRBAG somente alimentação e continuidade do chicote com atenção todas as bolsas estarem desligadas e a ECU.
Agora podemos começar a analizar o problema.
Converse com seu cliente se o mesmo levou o veículo recentimente para efetuar algum serviço que posssa ter sido feito na sistema de direção, bem como alinhamento, caixa de direção e etc, assim poderemos saber se existe algum problema no contato rotativo (mola relogio) que fica atraz do volante.
O teste que pode ser efetuado no sistema do AIRBAG da maioria dos modelos e a colocação de um resistor entre 2 a 5 ohm no conector da bolsa, assim a luz terá que se apagar caso exista algum defeito na bolsa.
Caso a luz continua acessa repita o procedimento no conector do contato rotativo, assim eliminando todas variáveis uma de cada vez, sendo a bolsa, comando rotativo e chicote até chegar na ECU.
dai canal,blz amigo
o colega acima já te deu boas dicas,geralmente apos serviços de alinhamento ou troca da caixa de direçao causam tais defeito,porém antes de desmontar teste a buzina se nao funcionar provavelmente é a mola relogio,ai so desmontando vc já vai ver que esta arrebentada.veja nos parametros do escaner quais as resitencis das bolsas,já que vc nao sabe o valor compare com o valor da resistencia do passageiro.
muitas vezes o acende a luz apenas p mal contato no conector da bolsa.
só para informar que vc pode medir a resitência das bolsa c multimetro sim.
pq a corrente que ele poe no circuito da bolsa p medir a resistencia nao é suficiente para acionar a bolsa.
É amanhã vou pegar nesta ferra, rsrsrsrs, agradeço as dicas dos colegas, e se alguém tiver mais sujestões serão bem vindas.