Boa tarde amigos
Entro pouco aqui no forum pelo motivo de trabalhar só!Estou com um problema e gostaria se possivel da opnião e ajuda de vcs.O problema é o seguinte,estou com uma s10 2.8 diesel e ABS nas 4 rodas.O veiculo inicialmente acendia a luz do ABS e o velocimetro aparentemente so marcava depois dos 20km/h.Agora o velocimetro parou de funcionar de vez.Testei com ociloscopio o sinal de velocidade na entrada do moduloDRAC que vai no porta luvas e o sinal esta OK.Testei alimentação e aterramento e esta OK.Não sei qual o teste do sinal de velocidadeque sai do modulo DRAC,mas se for com a caneta de polaridade,NÃO esta OK.Troquei o modulo DRAC e continua tudo igual.Não sei qual teste fazer.O codigo de defeito do ABS é falta de sinal no eixo traseiro ou curto circuito no sinal(C235 e C236).Quando entra com scaner no painel não acusa nenhum defeito.Alguém com mais experiencia em ABS poderia ajudar????
Respostas:
Esqueci de comentar...o sistema é KH
>Boa tarde amigos
Entro pouco aqui no forum pelo motivo de trabalhar só!Estou com um problema e gostaria se possivel da opnião e ajuda de vcs.O problema é o seguinte,estou com uma s10 2.8 diesel e ABS nas 4 rodas.O veiculo inicialmente acendia a luz do ABS e o velocimetro aparentemente so marcava depois dos 20km/h.Agora o velocimetro parou de funcionar de vez.Testei com ociloscopio o sinal de velocidade na entrada do moduloDRAC que vai no porta luvas e o sinal esta OK.Testei alimentação e aterramento e esta OK.Não sei qual o teste do sinal de velocidadeque sai do modulo DRAC,mas se for com a caneta de polaridade,NÃO esta OK.Troquei o modulo DRAC e continua tudo igual.Não sei qual teste fazer.O codigo de defeito do ABS é falta de sinal no eixo traseiro ou curto circuito no sinal(C235 e C236).Quando entra com scaner no painel não acusa nenhum defeito.Alguém com mais experiencia em ABS poderia ajudar????
Boa tarde informe o ano da s-10, por favor
Olá,
O caso é o seguinte,a onda senoidal chega no DRAC,mas não sai a onda quadrada.Não ,sei se estou testando errado,coloquei a caneta de polaridade e não notei nada,e o ociloscopio com uma ponta no fio de saida de sinal e aterrado na bateria e nada.Lembrando que o DRAC é novo e original(R$914,00).Já to no preju.kkO ano da s10 é 2005
como posso injetar um sinal no fio de saida do DRAC pra ver se o painel se manifesta?Com o scaner o ponteiro esta certo,mas pode ter algum fio rompido entre o DRAC e painel e ABS.Tema algum conector de emenda no chicote que vai do DEAC ao painel e pro ABS?
>como posso injetar um sinal no fio de saida do DRAC pra ver se o painel se manifesta?Com o scaner o ponteiro esta certo,mas pode ter algum fio rompido entre o DRAC e painel e ABS.Tema algum conector de emenda no chicote que vai do DEAC ao painel e pro ABS?
der uma olhada no chicote que passa em cima da capa seca do volante cambio no lado esquerdo, entre a lata e a capa geralmente este tipo de veiculo quebra os calço do motor fazendo o chicote entrar em contato com a lata e avariando o mesmo.
>como posso injetar um sinal no fio de saida do DRAC pra ver se o painel se manifesta?Com o scaner o ponteiro esta certo,mas pode ter algum fio rompido entre o DRAC e painel e ABS.Tema algum conector de emenda no chicote que vai do DEAC ao painel e pro ABS?
O que você precisa fazer é desligar o fio de saída de sinal, ou
até mesmo cortar ele bem próximo do modulo.
Porque ai estando o DRAC alimentado, aterrado e o sinal senoidal
chegando até ele, ele tem que gerar o sinal de onda quadrada na saída.
Porque pode ser que os módulo para seu sinal é enviado possa
estar em curto, e por isto você não vê o sinal na saída.
Olá Jovino,eu tinha pensado exatamente em fazer isto pelo mesmo motivo,mas estou com dó de cortar o chicote,pois o carro é muito novo.Será que consigo fazer um chicote de adaptação para fazer o teste.Amanha vou tentar e te falo.Obrigado e abraço.>O que você precisa fazer é desligar o fio de saída de sinal, ou
até mesmo cortar ele bem próximo do modulo.
Porque ai estando o DRAC alimentado, aterrado e o sinal senoidal
chegando ele gerar o sinal de onda quadrada na saída.
Porque pode ser que os módulo que os para onde seu
sinal é envido possa estar em curto, e por isto você não vê o
sinal na saída.
>como posso injetar um sinal no fio de saida do DRAC pra ver se o painel se manifesta?Com o scaner o ponteiro esta certo,mas pode ter algum fio rompido entre o DRAC e painel e ABS.Tema algum conector de emenda no chicote que vai do DEAC ao painel e pro ABS?
Obrigado pela dica,amanha vou verificar e te informo.Obrigado e boa noite!!
der uma olhada no chicote que passa em cima da capa seca do volante cambio no lado esquerdo, entre a lata e a capa geralmente este tipo de veiculo quebra os calço do motor fazendo o chicote entrar em contato com a lata e avariando o mesmo.
boa tarde
Hj fiz o sguinte,retirei os fios de saida de sinal do DRAC e consegui medir a onda quadrada na saida,sendo que para o velocimetro sai pulso negativo e no outro fio ao lado(14) sai pulso negativo.Na saida pro ABS sai pulso negativo e positivo,só que com maior frequencia(bem mais rapido,quase não se percebe q esta pulsando).Após algum tempo funcio nando,para de sair pulso.Não sei por que a saida de sinal é cortada se só tem entrada de sinal e o positivo e o negativo estão chegando,assim como o sinal que vem do cambio,pois o ociloscopio esta ligado.Comecei a ficar perdido!!!SOCORRRROOOOOO!!!!
boa tarde
Hj fiz o sguinte,retirei os fios de saida de sinal do DRAC e consegui medir a onda quadrada na saida,sendo que para o velocimetro sai pulso negativo e no outro fio ao lado(14) sai pulso negativo.Na saida pro ABS sai pulso negativo e positivo,só que com maior frequencia(bem mais rapido,quase não se percebe q esta pulsando).Após algum tempo funcio nando,para de sair pulso.Não sei por que a saida de sinal é cortada se só tem entrada de sinal e o positivo e o negativo estão chegando,assim como o sinal que vem do cambio,pois o ociloscopio esta ligado.Comecei a ficar perdido!!!SOCORRRROOOOOO!!!!Ha,lembrei de outra coisa,qual é a resistencia do sensor de velocidade?Aqui ta dando 1,4MOHMS
!,4 Mohm deve ta errado,se nao to enganado a resistencia e na media 1,2Kohm.Peguei uma s10 uma vez que o velocimetro ao chega a 60km ele oscilava muito,era o sensor que estava com cerca de 400ohm.Outa blazer v6 o velocimetro nao marcava,a conversao do sinal era no proprio modulo de injeçao,a onda quadrada chegava ate um conector abaixo do porta luvas mas nao chegava no painel,pra nao desmontar o painel inteiro pra achar a interrupçao,fiz uma ligaçao externa e ficou beleza.
Desculpe a demora pra voltar a dar infos,mas estava ausente.O carro esta com o propietario pois esta precisando do carro,mas vai voltar segunda,ai retorno aos trabalhos e volto a postar.Em baixo do painel tem mesmo um conector por onde passa o sinal da velocidade,mas no meu caso,o sinal nem sai do modulo DRAC.Fiz os testes desligando todos os sinais de saida e deixando apenas o positivo,o negativo e os dois fios do sinal de velocidade das rodas traseiras,mas nem assim sai sinal.Segunda retorno a trabalhar no carro.Desde ja agradeço a todos.Até segunda.
não estou entendendo exatamente seu problema.
mas em algumas s10 o sinal de velocidade passa pelo cod e c seu problefor velocimetro pode estar ai.
DESCULPÉM A DEMORA PARA RESPONDER,ESTAVA AGUARDANDO O CARRO.O PROBLEMA ERA O SENSOR COM RESISTENCIA MUITO ALTA.O NOVO TEM 1,2K DE RESISTENCIA.O ESTRANHO ERA QUE O SINAL SAIA APARENTEMENTE NORMAL.OBRIGADO A TODOS!