Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
Qual falhas? Falhas de sensores?
Quais códigos o veículo está apresentando??
Manda o código de falha
Segue às dicas dos amigos que tudo vai dar certo abraços boa sorte e fique com Deus 🙏🙏🙏
amigo ola tudo bem, primeiro passo ai seria ideal fazer um teste de bateria, próximos passo traga pra nos quais os tipos de DTC estão gerando no veiculo.
MÓDULO ABS DO HONDA CIVIC – INTERAÇÃO E DIAGNÓSTICO Como funciona: Sensores de velocidade das 4 rodas enviam sinais ao módulo ABS. O módulo compara rotação das rodas e, em frenagem crítica, modula a pressão hidráulica via válvulas e bomba, evitando travamento e mantendo direção. Falhas intermitentes de comunicação: Verificar alimentação e massa do módulo (B+ estável e GND correto). Conferir conectores e chicote (oxidação, pinos tortos, fios quebrados). Testar sensores de roda com multímetro ou osciloscópio. Verificar barramento CAN (resistência ≈60 Ω e sinais limpos). Monitorar via scanner dados em tempo real e reproduzir falha (wiggle test se necessário). Seguir TSBs/boletins Honda antes de considerar substituição do módulo. ⚠️ Resumo: alimentação, massa, sensores e barramento são 90% das falhas; substituição do módulo só após esgotar essas verificaçõe
Depende do defeito, pois há muitas variantes
Honda Civic – Interação ABS e diagnóstico 👨🔧 🔹 Como o módulo ABS funciona: Sensores de velocidade das rodas (WSS) monitoram a rotação individual de cada roda. O módulo ABS compara essas velocidades em tempo real. Se detectar bloqueio de roda (frenagem excessiva), ele atua sobre o sistema hidráulico, modulando pressão via válvulas solenoides para evitar derrapagem. Essa modulação é contínua durante frenagens de emergência, mantendo controle direcional e estabilidade. 🔹 Procedimentos de diagnóstico em falhas intermitentes de comunicação: Verificação de alimentação e aterramento do módulo ABS. Inspeção dos sensores WSS: limpeza, posição correta e integridade do cabo. Teste de continuidade e resistência nos fios dos sensores. Leitura de códigos via scanner: identificar códigos intermitentes ou histórico de falha. Osciloscópio: verificar sinais dos sensores durante rodagem para detectar pulsos inconsistentes. Verificar barramento CAN se o módulo ABS comunica com a ECU de motor e BCM — falha no CAN gera inconsistência intermitente. Atualização ou reprogramação do módulo, caso o fabricante tenha boletins de calibração. 💡 Dica: falhas intermitentes quase sempre estão relacionadas a conexões ruins, sensores sujos ou sinais instáveis, não substitua módulo sem verificar o chicote e alimentação primeiro.
Muito importante: Se você que abriu a dúvida ou já passou por essa situação conseguiu resolver, poderia retornar aqui compartilhando a solução? =>Isso ajuda muito os colegas a aprenderem com experiências práticas e evita que outros percam tempo em tentativas desnecessárias.