Boa pessoal ,estou com honda na oficina .
Alguem pode me ensinar como mudar a/f do álcool para gasolina.
E um honda civic ano 2008 flex.
Respostas:
Boa noite,gostaria de agradecer a todos que colaboraram com o diagnostico , foi resolvido,o problema era entrada de ar pelo coletor de admissão.
Rikho está é para você!
Tenho vários clientes com Civic flex e Cr-v e praticamente quase todas as semanas tenho alguma regulagem de motor nesses veículos.
Eu já peguei dois casos iguais ao seu, ajusta e depois de um breve período de tempo ele volta para o álcool, mesmo estando abastecido 100% a gasolina.
Nos dois casos eu fiz o serviço de regulagem de motor compreendendo:
Limpeza dos bicos;
Troca dos anéis o´rings e filtros dos bicos;
Troca dos filtros;
Troca das velas;
Limpeza do corpo de borboletas;
Regulagem da folga de válvulas (MUITO IMPORTANTE);
Limpeza da linha de EGR (Se tiver);
Após isso zerei os parâmetros auto adaptativos com o scanner.
Quando se zera os parâmetros, a central volta sua programação para o padrão fabrica como se fosse nova. E neste caso quando se roda com o veiculo ele automaticamente deve descobrir o combustível utilizado e definindo como 100% ou algo em torno de 80% (NÃO LEMBRO BEM).
Como neste dois casos, isto não funcionou, pelo scanner Launch foi possivel definir o combustível como gasolina e mesmo assim depois de algum tempo ele vai para o alcool.
Resumindo: Nos dois casos foram necessários a substituição da ECU do motor e assim resolvidos os problemas.
OBS: Tenho a leve impressão que isto pode ser causado pela queda de tensão da bateria durante a partida, já que ele utiliza uma bateria pequena e cara, o pessoal acaba levando ela ate o limite onde durante a partida o arranque quase não gira direito.
E não adianta trocar sonda, essa sonda é wideband e de longa duração.