ola amigos,
1ª duvida- é sobre o aperto do cabeçote, tem de reaperta-lo depois de uns km rodados?
2ª duvida- ér sobre bomba de óleo direção hidraulica do pálio, existe bombas remanufaturadas, ou tem como repara-lasna oficina?
Abraço.
Respostas:
Bom dia amigo, particularmente, não dou reaperto de cabeçote, mas para isso vc não pode comprar junta ruim, senão ela sede e aí vc tem que reapertar, que junta vc usa ? e muitas vezes não acompanho com perfeição os manuais, eles até são uma referencia, na verdade eu vou colocando o aperto de acordo com o parafuso, enquanto sinto firmeza nele tudo bem, se vc seguir os graus que a junta pedi, muitas vezes vc quebra o parafuso, que não suporta, começo com 3 , aumenta para 5, 7 e depois um a um , 8,9,10,11. que carro vc está montando, posso dizer mais ou menos o aperto, nem com parafusos novos as vezes não dá os graus exatos. Imagina vc ter que dar reaperto em carros como o vectra 16V que os parafusos ficam em baixo dos comandos. Que junta vc vai usar ? uma vez montei um monza com uma junta ruim, o carro depois de um mês começou sumir agua, tive que reapertar, obs: se tiver que reapertar, tem que ser com o veículo frio, senão vc pode ter problemas. espero ter ajudado, abraço.
PELA MADRUGADA,GENTE!!!!!!
O QUE QUE É ISSO???
PEGUEM TODOS OS MANUAIS DE REPAROS, E OS ATIRAM NO LIXO!!!
APERTO DE PARAFUSOS DE CABEÇOTE E COMPONENTES DE MOTORES DO TIPO........................MEIA VOLTA ANTES DE ESPANAR.......ASSIM NINGUEM MERECE!!!!
ACABA COM O DOMINGO DE QUALQUER UM!!!!
Caro megatech, leia novamente a mensagem, não falei para jogar fora os manuais, falei que são uma referencia, agora , vc ignorar o fato desses parafusos esticarem, ou depois de usados, não aguentar o torque especifico é muita "ignorância" , lê direito , em momento algum falei em espanar parafusos, ou apertá-los até espanar, mas sim em um aperto consistente, ou toda vez que vc tirar o cabeçote, compra um jogo de parafusos na concessionaria e ve o preço que fica o teu serviço, aperta um motor at ou ea 111, com torque de manual e ve se os parafusos aguentam, ou então uma biela quebrada do corsa. Cuidado com o que fala, não estou no site para dar esculaxo com ninguém, então tenha um pouco de ética e respeito antes de detonar um mecânico, tenho sim boa formação profissional, e estou tentando ajudar nosso amigo na prática, mas não desprezando os manuais ! Como o senhor relata.
NÃO VOU MAIS PARTICIPAR, OU OPNAR NESSE FORUM, TÁ!!!!
SÓ TOMO BOMBA AQUI, NINGUEM ACREDITA NO QUE EU FALO!!!
ADEUS FORUM
caro amigo Kuruma ate onde eu tenha conhecimento nao existe nenhum veiculo da linha leve , que deva ser dado o reaperto do cabecote , desde que as superficies do bloco e cabecote estejam %100 , e caso vc nao saiba o aperto correto e so conferir na embalagem ou ligar para a fabrica que lhe forneceu a junta , e ate aki mesmo no ob ,
em relacao a bomba de direcao hidraulica , sim e possivel fazer o servico na oficina , porem acho que isso e perda de tempo , stress e as vezes ate mesmo a perda do propio cliente . compra uma bomba nova e pronto , se o cliente nao tem dinheiro o problema nao e seu .
abracos
sobre cabeçóte o correto é a gente já incluir o jogo de parafusos novos em um orçamento, e seguir o aperto conforme manual.
sobre a bomba d edireção hidraulica existem remanufaturada de boa qualidade.
agora vc fazer na propria oficina depende de vc ter ferramentas
quanto a reaperto de cabeçóte se vc fizer certo não precisa dar reaperto.
Calma pessoal, divergências são normais entre dois pontos de vista, até Mail maldoso eu tenho recebido, mas uma coisa é mágoa de gente nociva, outra coisa é diferenças nos procedimentos !
Por isso vamos ser mais tolerântes uns para com os outros, afinal podemos caminhar no mesmo sentido ,mesmo estando de lados opostos do rio Blz??
Ao amigo Kuruma, opte pela bomba nova, vc não pode resolver um problema (financeiro) para o cliente, e causar um outro pra vc ( garantia) Abçs amigos !!
http://www.noticiasautomotivas.com.br/mecanica-e-manutencao-na-juntas-e-parafusos-do-cabecote/
segue um aaula sobre cabeçõte
amigo sobre a questao da bomba hidraulica e possivel sim fazer o reparo com qualidade e garantia nao veja pelo lado financeiro do cliente e sim pela sua oportunidade de efetuar um serviço com garantia e cobrar por isso e nao sisplesmente trocar uma peça todas as peças da bomba sao substituiveis como corpo rotativo reparo das vedaçoes e bucha nao tem erro pode desmontar se precisar de uma ideia me da um toque trabalho com direçao hidraulica e eletrohidraulica
1151302580
entao desfaca oq eu disse pois nao entendo muito dessa area
porem eu particulamente acho que nao compensa pois uma bomba nova sao umas 230 dilmas ,
como ele vai comprar um so reparo nao deve conseguir por um preco bom assim como vc , e o tempo que vai demorar
vai ser maior , resumindo um reparo completo desses pois se nao for completo como vai saber exatamente qual peca
sera nescesaria trocar entao deve comprar o completo , deve ser uns 50 dilmas gasta umas 2 horas e cobra tipo 100
pelo servico total 150 , diferenca de so 80 para uma nova , e nova e nova ne , ja uma nova sera 1 hr de servico e ele
podera o cobrar mesmo valor pois tera que ser feita a troca e limpeza do sistema de diracao hidraulica , fica melhor pro cliente
e para o mecanico e os dois ficam satisfeito pelo bom negocio assim que e bom (((( bom assim eu penso ne ))))
Obrigado a todos pelas respostas e dicas.
Eu uso juntas Sabó ou Taranto. O problema que tive foi com um gol 1.6 ap.
Quanto a bomba, é do meu carro mesmo, perguntei só pra saber e se der vou fazer o reparo só para conhecimento.
As diferenças fazem parte da discução, só não podemos torna-las pessoais. Uma boa discução alem de esclarecer pontos duvidosos de um determinado assunto, ajuda o aprimoramento do nosso conhecimento.
Amigos sempre amigos...
Mais uma vez obrigado.