Caros amigos reparadores:
Os dados de LTFT (ajuste de combustível de longo prazo) do meu Lexus ES300 1998, 110 mil Km, apontam 14,8 % nos dois bancos de cilindros. Ocorre que em acelerações (fiz o teste na rodovia) o valor cai para ótimos 3 ou 4 %. Como a Toyota fixa em +/- 20% o limite para disparar o código de erro, até hoje a luz de injeção não acendeu e o maravilhoso motor V6 1MZ-FE tem funcionado como um relógio. No entanto, eu acho 14,8% em baixa rotaçào um valor alto demais. Pensei em tirar os bicos para limpeza, mas não sei se compensa. Colocar um aditivo no tanque, acho que não funciona, além de ser arriscado pois pode liberar sujeira do tanque e da linha de combustível e ficar ainda pior. Não noto entrada de ar falsa. O que vcs acham? Obrigado
Respostas:
Amigo, esse valor do LTFT significa que a UCM está tentando compensar uma deficiência na alimentação de combustível. Uma bomba com baixa pressão, um filtro saturado, eletro-injetores com pouca vazão podem afetar o LTFT.