Caros colegas Boa Noite .
Preciso da ajuda de vocês para resolver um problema no veículo acima citado; o mesmo funciona normalmente e de vez em quando acende a luz de injeção e o veículo outra trava a rotação em 2500 rpm ou desliga. Desligando a ignição e ligando novamente o veículo funciona normalmente por uma 5 ou 6 trocas de marcha e volta a fazer o problema . Testes realizados : Bomba de baixa pressão com vazão baixa substituida; pedal de acelerador mexido e deslacrado substituido tambem; bicos injetores substituido as ponteiras por originais bosch , montados e testados em oficina bosch truck service ; bomba de alta pressão substituida por outra que eu tinha que estava funcionando em uma S10 ; filtro de combustivel tambem susbstituido; mexerndo nos fios não achei mau contato e no sensor de pressão do rail com um multimetro em volts dc testei a alimentação do sensor 5v ; no fio de retorno do sinal quando o motor funciona bem em alta rotação chega a 4.20v ;quando o motor trava em 2500 rpm o sensor marca 2.70v ; e quando desliga cai a 0.50v, com o KTS 200 capturei as seguintes falhas:
S10 - 352 luz espia de erro/emissões mil curto circuito a massa
1109 unidade de dosagem de combustível valor máximo excedido
Agrale - 659 regulação de pressão de sobrealimentação/regulação não plausível
1122 regulação de débito de combustível valor máximo excedido.
Pergunto aos colegas será que é o sensor de pressão do rail, pois eu tenho um da S10 e é diferente a rosca, não pude fazer o teste, algum colega já pegou um problema semelhante ou pode me dar uma dica ? Fico no aguardo e desde já agradeço a todos.
Auto Mecanica CD
49- 35411538
Campos Novos - SC
Respostas:
>Caros colegas Boa Noite .
Preciso da ajuda de vocês para resolver um problema no veículo acima citado; o mesmo funciona normalmente e de vez em quando acende a luz de injeção e o veículo outra trava a rotação em 2500 rpm ou desliga. Desligando a ignição e ligando novamente o veículo funciona normalmente por uma 5 ou 6 trocas de marcha e volta a fazer o problema . Testes realizados : Bomba de baixa pressão com vazão baixa substituida; pedal de acelerador mexido e deslacrado substituido tambem; bicos injetores substituido as ponteiras por originais bosch , montados e testados em oficina bosch truck service ; bomba de alta pressão substituida por outra que eu tinha que estava funcionando em uma S10 ; filtro de combustivel tambem susbstituido; mexerndo nos fios não achei mau contato e no sensor de pressão do rail com um multimetro em volts dc testei a alimentação do sensor 5v ; no fio de retorno do sinal quando o motor funciona bem em alta rotação chega a 4.20v ;quando o motor trava em 2500 rpm o sensor marca 2.70v ; e quando desliga cai a 0.50v, com o KTS 200 capturei as seguintes falhas:
S10 - 352 luz espia de erro/emissões mil curto circuito a massa
1109 unidade de dosagem de combustível valor máximo excedido
Agrale - 659 regulação de pressão de sobrealimentação/regulação não plausível
1122 regulação de débito de combustível valor máximo excedido.
Pergunto aos colegas será que é o sensor de pressão do rail, pois eu tenho um da S10 e é diferente a rosca, não pude fazer o teste, algum colega já pegou um problema semelhante ou pode me dar uma dica ? Fico no aguardo e desde já agradeço a todos.
Auto Mecanica CD
49- 35411538
Campos Novos - SC
Boa noite!
No meu doutorieonline.com.br tem uma dica muito parecida com esse problema aí (tentei postar uma cópia aqui mas não consegui...). Alguém sabe como colocar um print aqui? Segundo esse dica o problema é na eletro valvula weste gate de controle do turbo. É uma válvula preta com duas mangueiras que fica do lado da tampa de válvula.
Abraço
esqueci de mencionar mas ja troquei esta por uma de s10 para teste e ficou igual.
casa do diesel diz:
Caro colega o sintoma é sobre alimenação, pode ser fuga de pressão no intercooler ou mangueiras, regule a aste do wast gate do turbo!
Vc está trocando muito as peças cuidado porque o conserto vai ficar caro e vc não terá lucro!
Boa Noite !
As peças que mencionei não foram trocadas todas agora a bomba de baixa foi tracada fazem 6 meses pois pifou, testei agora e está boa, as ponteiras dos injetores troquei quando retifiquei o motor fazem 8 mil km , e as outras peças eu as tenho para teste na oficina.
Hoje conversando com outro colega me falou para medir o retorno dos injetores da seguinte maneira :
retirar o cano de retorno e colocar no lugar quatro mangueiras cristal em pé em torno de 15 cm e funcionar o motor por 30 segundos o volume de retorno deve ser em torno de 2 centimetros e para minha surpresa somente um dos injetores estava dentro desta faixa nos outros encheu os 15 cm e transbordou. Vou trocar os injetores completos e posto os resultados ate .
casa do diesel diz:
Caro colega sobre alimentação é na admissão e no caso de excesso de retorno ela apaga andando ou não pega!
a troca dos injetores resolveu o problema do excesso de retorno mas nao o do onibus;mas uma das falhas que postei tem a ver com combustivel .ele apaga andando;nao sei mais oque fazer.
casa do diesel diz:
Caro colega Cidney apagar andando pode ser:
Bicos injetores com excesso de retorno;
Valvula limitadora de pressão ruim;
Bomba de alta;
Valvula de vazão na bomba de alta;
Bomba de baixa.
No seu caso eu iri primeiro na valvula limitadora de pressão, geralmente é ela!
caros colegas , o problema do onibus desligar andando era realmente o escesso de retorno dos injetores e o de travar a rotação em 2500 rpm era a valvula solenoide de controle de pressão do turbo conforme os colegas ja tinham dito e eu ja havia trocado para teste , mas como estava com o defeito dos injetores junto não resolveu o problema na hora .
Agradeço a ajuda de todos os colegas.
>.. e o de travar a rotação em 2500 rpm era a valvula solenoide de controle de pressão do turbo ..
Cidney, bom dia!
Essa válvula solenóide que você fala é a moduladora do turbo?
Estou com um Agrale Marruá 2008 aqui, motor MWM 2.8 Eletrônico também, e apresenta este problema de cortar a aceleração e limitar em 2.500 RPM, apenas na estrada quando a pressão chega em 1,3kg. Se pisar mais, chega a 1,75kg sem problemas. (A ECU é reprogramada para 195cv, mas mesmo com a ECU original o problema existe).
No scanner acusou o erro P0299 "Turbo Underboost".
Já levei em autorizada Bosch e ninguém acha o problema.
Att.