Olá amigos, por acaso alguém pode me enviar o esquema para teste do sensor de pressão e da válvula de controle de pressão turbo do Volare v6 sistema bosch edc 16c8?
Estou com um volare v6 ano 2008 apresentando o código:
P0299 Pressão do coletor de admissão abaixo do solicitado
Trafegando com o veículo ligado ao scanner (new kaptor) observo que a falha aparece e a rotação não ultrapassa os 2500 rpms, ao se retirar o pé do acelerador e aguardar algum tempinho sem parar o veículo, este volta ao normal, repetindo o defeito em seguida.
Em condições normais o scanner apresenta pressão no turbo por volta de 2500 mbar quando acima dos 3000 rpms, mas quando o defeito aparece a pressão do turbo cai para cerca de 1500 mbar e a rotação não ultrapassa os 2500 rpms, o que me leva a crer que o sensor de pressão do turbo está ok e que o defeito pode ser a válvula wastegate ou válvula de controle de pressão do turbo (pierburg?)
Gostaria de testar os componentes citados antes de encaminhar o veículo para o conserto da turbina, já que não realizo esse procedimento.
Att
Carlos Alberto
Respostas:
casa do diesel
Caro colega verifica a corrente e continuidade do chicote do map t e aparentemente é fuga de pressão no intercooler!
Caro colega casadodiesel,
Já havia feito as verificações nas tubulações do intercooler e não encontrei problemas, pelo menos visualmente, quanto ao teste do sensor map t, não tenho os dados e nem o esquema da injeção para verificar o chicote, por acaso você tem esses dados e se possível pode me fornecer?
Agradeço a atenção!
Abs!
Em tempo: quando adquiri o New Kaptor, este prometia fornecer todas as informações a respeito dos sistemas por ele testados, mas isso é uma enganação, questionei a alfatest sobre o fato e eles informaram que falta realmente, mas estão "melhorando", portanto, Não confiem nessa marca! na hora de vender, é uma beleza, diz que tem tudo que precisa, mas depois....
Boa tarde !!!!!!!
Caro colega provalvelmente o defeito deste veículo é o (modulador do turbo) de uma verificada troca ele por um de outro veiculo que esta ok.
Qualquer coisa estou a diposição.
Quero aqui agradecer os colegas casadodiesel e tavim pela ajuda prestada.
Finalmente chegou a válvula moduladora e pude testá-la, pelo que percebi do problema, deve existir um problema no seu diafragma, que vez ou outra deixa de vedar corretamente, já que sua parte elétrica estava normal.
CASLUBAS ok estamos sempre a disposição, obrigado pelo retorno.