boa tarde pessoal,um colega pediu pra examinar o tempo de aquecimento das velas desse veiculo,com o motor frio ta ficando cerca de 3 min. ligadas,vai aqucendo o motor e o tempo vai diminuindo ate cessar(nao acionar mais).Oproblema e que as velas estao queimando(marca paralela), questao tempo de acionamento ta muito longo?Achei o automatico de acionamento,ele e controlado pelo modulo ou outro rele?pelo sensor de temperatura?grto por qualquer informaçao..
Respostas:
veja só, velas só originais.
Velas aquecedoras
Na partida, o motor diesel necessita comprimir o ar admitido e aquecê-lo ao redor de 900 °C, para que se inicie a combustão. Quanto mais rápido se aquece a câmara de combustão, mais rápida é a partida do motor.
Entre os motores a diesel, há diferentes câmaras de combustão, o que dificulta que a temperatura seja a mesma para todos os motores. Para que o motor a diesel entre em funcionamento rapidamente, é necessário aquecer a câmara de combustão; isso é tarefa da vela aquecedora.
A vela aquecedora Bosch, além de aquecer a câmara de combustão mais rapidamente (quatro vezes mais que as tradicionais), a mantém quente inclusive depois que o motor já está funcionando. É a função de pós-aquecimento (pós-incandescência).
Benefícios da função de pré-aquecimento:
• O motor entra em funcionamento mais rápido;
• Prolonga a vida da bateria e do motor de partida, pois o motor diesel liga mais rápido.
Benefícios da função de pós-aquecimento:
• Menos ruído do motor na fase fria;
• Menor produção de gases poluidores;
• Funcionamento mais suave do motor;
• Maior economia de combustível;
• Menor formação de fumaça branca.
Módulo de controle de tempo de aquecimento Para a função de pós-aquecimento, as velas precisam de um módulo de controle de tempo para se manterem ligadas, justamente durante o tempo que o motor necessita, até que atinja a temperatura ideal.
Os módulos controlam o tempo nas fases pré e pós-aquecimento, evitando que a câmara se mantenha fria ou se aqueça demais, o que pode descarregar a bateria devido a um excessivo tempo de aquecimento. Também se pode aproveitar os conjuntos velas/módulos em veículos mais antigos, com a obtenção dos mesmos benefícios.
A nova geração de velas DURATERM possui inúmeras vantagens quando comparada às tradicionais do mercado, principalmente em relação à durabilidade.
Francisco.
Valeu pelas informaçoes amigo,mas ainda fico sem saber se pro referido veiculo o tempo de 3 minutos com o motor frio e o tempo correto de acionamento ou nao,mesmo assim vou sugerir ao dono do carro que compre velas originais.
velas só originais amigo, e quem controla o solenóide das velas é o proprio modulo que manda o sinal...calculado pelo sensor de temperatura.