provavelmente é interferência eletromagnética provocada pelo sistema de ignicao no rele (observe se a frequencia da batida do rele é mais ou menos a mesma do pulso de ignicao).
Valeu!
oi amigo boa noite,é so o reler ou fica mais alguma coisa,como os bicos ou luzes no painel?
verifik as bobinas se for duas elas tambem da interferencia nesse reler,desligue a tomada das duas
der na partida,verifik se o reler ainda bate se parar vc tem uma pista formidavel que pode ser a bobina...
tem um topico aqui mesmo no forum de um siena que estava com problema semelhante ao seu batendo o reler da bomba ,ele resolveu,pesquise no forum,veja se a soluçao pode ser tambem a sua.topico
( siena nao funcina).verifik nao so a continuidade dos fios,mais tambem o estado fisico deles abra o chicote
do sensor de rotaçao ,olhe se ele estar roçando em outros fios dentro do chicote,tenho certeza que vc vai resolver
a final todo problema tem soluçao boa sorte um abaço.
Amigo, Conselho nunca é demais. Certo?
O projeto desse Uno possui uma não conformidade no sinal de rotação, que ora chega com exatidão à ECU e ora, devido a má susceptibilidade de algumas dessas peças em relação às interferências eletromagnéticas citadas pelos amigos, ela trabalha de forma irregular e envia ruídos ao invés de sinais.
Minha Dica? Troca o sensor. Afinal, não podemos evitar os ruídos, mas podemos blindarmos o sistema quanto à eles. E tratando-se de FIAT, a emissão de espúrios é monstruosa, por isso montaram um um laboratório gigante sobre EMC no Brasil, estava ficando muito caro mandar os veículos aos Laboratórios da ETS-LINDGREN em Austin, no Texas. :
Abraço
Meus amigos,será que o motor de partida pode está gerando alguma interferência??? já tive relato em alguns modelos de novo uno fica a dica,para a gente trocar idéias e crescer ainda mais na profissão, valeu galera
Pois é, Amigo Daniel.
Dos veículos nacionais, justamente alguns veículos da FIAT são Campeões em emissão de ruídos.
Falando nisso, vou gravar um vídeo de como captar ruídos em um veículo utilizando o Osciloscópio, e ensinando os amigos a construir uma antena em loop. Com isso será possível verificar no motor o local onde o ruído está mais agravante.
O motor de partida, é um grande candidato, em segundo a bobina.
Por curiosidade, e com o intuito de repassar conhecimentos aos amigos (no qual acredito que sempre nos acrescentará algo de bom). Alguns fatores tornam tais motores verdadeiras Antenas de RF: A relutância magnética do material do bloco, e o fato de alguns cabos serem trançados, mas não blindados.
A relutância magnética é uma espécie de "resistência" ao fluxo magnético causado por ruídos. Em blocos convencionais o metal permite que o mesmo flua rapidamente para a terra, porém, uma vez que a FIAT possui muitas ligas de alumínio, esse metal é um péssimo material para condução de Fluxo Magnético, e ao invés de haver o escoamento para a terra, forma-se correntes parasitas no bloco chamadas "corrente de foucalt", que geram um Campo "Violento".
Fica a dica, sempre com o intuito de fortalecer as teses dos colegas.
Abraço.
Ahhh, mais uma coisa,
Seria muito perfeito termos transformadores com chapas de alumínio, já que seriam bem mais leves, porem devido à alta relutância o Fluxo circularia com dificuldade, e consequentemente, a tensão de saída seria catastrófica.
Percebem a coerência?
Abraço
Willian,
Continue contando conosco. Todos aqui são mais que qualificados para ajudá-lo, de forma magistral.
Entretanto, se desejar "trocar uma ideia", pode me telefonar, sem problemas.
Inclusive posso lhe passar alguns testes.
Forte abraço.
Ola bom dia amigo, peguei um caso assim ,igual ao teu, pelo menos oque eu peguei, ERA A RODA FONICA MACHUCADA EM UM DE SEUS DENTES DAI DAVA ESSE BAFAFA TODO. :
TESTE CONSUMO BATERIA,DO MOTOR PARTIDA,CARGA ALTERNADOR,CONSUMO BOMBA COMB
Olá colega já resolveu o problema do uno? Outro dia quase fiquei louco com um defeito parecido com o seu. No meu caso o defeito estava no aterramento do motor. Cabo terra do motor. Tente colocar um terra extra da bateria ao motor pra ver o que dá mais faça certinho parafusando o cabo na bateria e no motor e depois conte a nós o resultado para que possamos ajudá-lo.
Ja peguei uno e o problema era justamente o motor de partida. Ele gera onda eletromagnetica e o modulo nao da partida
Confere se a polia de acessórios que incorpora a roda fônica está encaixada na posição correta, tem um guia mas mesmo assim alguns conseguem encaixar errado.
E confere se ele está com velas e cabos resistivos, de repente alguem se passou e colocou cabos e velas comuns de carro carburado.
Boa noite William, já peguei um defeito parecido com esse seu e era falha no aterramento do modulo, porem medindo com o multímetro , o aterramento estava normal, e quando fiz um teste com uma lampada de teste de 21 wats e utilizando um multímetro para medir a queda de tensão, verifiquei uma queda de 800 míli volts, onde deve ter no máximo 100 mili volts, corrigi o aterramento e o carro voltou ao normal.
OBS; esse teste é mais conclusivo ainda utilizando um ociloscópio
Espero de alguma forma ter te ajudado , abraços e boa sorte.
Colegas,
A maneira mais simples de captar ruídos de um motor de arranque é através da função FFT, em modo RUNT. Qualquer equipamento possui essa função, e todo curso ensina, ainda mais para testes automotivos onde a frequência não passa de 20 kHz.