ola amigo testa a compreçao deste motor e rode ele na chave se tiver pesado o motor nao esta em boas condiçoes.
Meu caro, Vou te passar uma dica, mas é importante que você faça.
Durante a partida à frio, meça com o alicate amperímetro e monitore a tensão na Bateria.
Já com o veículo quente repita o procedimento.
1) Se na à quente a tensão na bateria for inferior à 7,5V, e a corrente for maior que no caso de partida à frio, isso significa que o peso excessivo é causado por algum problema no próprio motor. Inclusive na cremalheira.
2) Se a tensão na Bateria for igual ou maior que 7,5V, e a corrente for semelhante ao caso da partida à frio, você está tenso perdas nos cabos de alimentação do Motor de Arranque.
Lembro-me do amigo ter dito que o Cliente diz ter trocado os cabos. Bem, você é o Profissional, portanto deve analisar os parâmetros que vou sugerir:
1)Multímetro na escala de VDC, coloque uma ponta de Prova no Borne Negativo do Arranque, e a outra ponta de prova em um ponto de massa da carroceria. Durante a partida verifique a tensão lida pelo multímetro. Esse valor significa a queda de tensão entre o Borne negativo do Arranque e a massa do veículo. Passou de 1 V, aí está o problema. Confira todos aterramentos do veículo.
2) Faça o mesmo procedimento, porém com o positivo. Meça do pino do arranque ao pólo Positivo da Bateria. Caso tenha uma queda de 1 V, aí está o problema.
3) Com o motor frio e quentequente, monitore a tensão entre o pino do alternador e o positivo da Bateria. Preste atenção: Coloque a ponta Preta no Pólo Positivo da Bateria e a vermelha no Alternador. Se apresentar tensão positiva ou zero, ok. Se apresentar tensão negativa, o alternador está problemático, já que é muito comum solda fria na ponte retificadora. No caso de tensão positiva, esta não deve ultrapassar 500 mV, e caso ocorra, a queda de tensão está no cabo que interliga o alternador à bateria.
UMA DICA: É comum, quando constata-se quedas de tensão em cabos, montar um novo Cabo juntamente ao que já estava no veículo.
Isso é desnecessário. Tenham certeza de que se isso realmente fosse importante o veículo já saia de fábrica com dois cabos ligados em paralelo. O que ocorre:
Um cabo de Bateria, é formado por inúmeros filamentos de Cobre, e entre tais filamentos existem microfissuras onde existe penetração de água e outros líquidos, que tendem à se armazenarem no interior do Cabeamento. Sua exposição à inúmeras variações de temperatura tende à "contaminar" todos filamentos existentes dentro da isolação, O cobre é um excelente condutor, porém dois fatores mudam suas características condutivas: Calor e Umidade.
Dessa forma, na realidade, existe uma deterioração dos cabo no interior da isolação, originando uma determinada Resistência que se opõe à corrente, e afeta diversos consumidores.
Portanto, na Engenharia Automotiva não existe "Reforçar Aterramento". Tudo é resolvido trocando-se o cabo não conforme por outro.
Espero ter ajudado.