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Respostas:
<t><p>Perguntas e respostas para entender o S50 </p> <p>Combustível reduzirá 80% da emissão de material particulado </p> <p>Publicado: 25/12/11 - 8h42 </p> <p>Atualizado: 25/12/11 - 8h42 </p> <p>O que é o S50 e qual é seu benefício para o meio ambiente? </p> <p>O S50 significa diesel que emite 50 partículas por milhão (ppm) de enxofre. O uso do combustível nos novos motores resultará na redução de, no mínimo, 80% da emissão de material particulado; e, com o uso do Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo, produto é colocado em um tanque próprio, nos catalisadores), permitirá reduzir em até 98% a emissão de NOx (óxidos nitrosos), um dos gases de efeito estufa. Os efeitos no meio ambiente não serão sentidos de imediato, porque o S50 só reduz drasticamente as emissões de enxofre se usado nos veículos com motor euro 5, que passarão a ser fabricados pelas montadoras no país a partir também de 1º de janeiro de 2012. </p> <p>O S50 vai substituir o S500 e o S1800? </p> <p>Não. O S500 e o S1800 continuarão a ser comercializados normalmente e serão utilizados nos veículos fabricados até 2011. </p> <p>Os veículos em circulação, fabricados até 2011, podem usar o S50? </p> <p>Sim, essa é uma decisão do proprietário do veículo. Entretanto, como o novo diesel custará mais R$ 0,06 por litro, a expectativa é de que essa demanda seja muito pequena. </p> <p>Os veículos novos que serão fabricados a partir de janeiro de 2012 podem usar S500 ou S1800? </p> <p>Não. Somente podem abastecer com S50 e, a partir de 2013, com S10. Isto porque se esses novos motores (euro 5) se usarem o diesel 500 ou o 1.800 terão problemas, como perda de rendimento e potência. </p> <p>O uso do S50 nos motores antigos também reduzirá as emissões? </p> <p>A redução das emissões é muito pequena, estimada em torno de 10% apenas. </p> <p>Quantos postos revendedores terão o S50 a partir de janeiro de 2012? </p> <p>A Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinou que pelo menos cerca de três mil postos em todo país, localizados principalmente ao longo das principais rodovias, ofereçam o produto. </p> <p>Quantos veículos novos com o motor euro 5 deverão entrar no mercado em 2012 e qual o consumo estimado do S50 nesse primeiro ano? </p> <p>A expectativa é que, ao longo de 2012, sejam fabricados cerca de 170 mil novos veículos a diesel com motor euro 5. O consumo de S50 nesse primeiro ano é estimado entre 2 bilhões e 3 bilhões de litros, contra um consumo total de 50 bilhões de litros anuais de diesel. </p> <p>Quando entra no mercado o S10? </p> <p>A previsão do S10 é para 2013, quando irá substituir o S50. Então, a partir de 2014, serão vendidos no país apenas dois tipos de óleo diesel: o S10 para os motores novos fabricados a partir de 2012 e o S500 para o interior do país. </p> <p>O Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) será misturado ao diesel? </p> <p>Não. O produto deverá ser colocado em tanque próprio, sob o risco de comprometer o catalisador do veículo. Seu uso é necessário apenas para veículos pesados e tem como função, ao se misturar com os gases da combustão, na saída dos catalisadores, fazer os produtos nitrosos que seriam jogados na atmosfera virarem nitrogênio e água. </p> <p>Onde o diesel menos poluente é usado atualmente? </p> <p>Atualmente, nos países membros da União Europeia, o diesel mais usado é o S10. Nos Estados Unidos, o padrão é S15 e S500. A Colômbia vende o diesel 50 e o diesel 500, no Chile tem o S50 e o S15. O Paraguai é o mais atrasado: usa o diesel 2.500, eenquanto que na Argentina tem uma parte o S10 e a maior parte do país o S 1.500. </p> <p>Fonte: Petrobras e Sindicom</p></t>